Connect with us

Nossa Cidade

Banco de Alimentos de Hortolândia completa 14 anos alimentando vidas

Prefeitura

Publicado

em

O Banco de Alimentos de Hortolândia, órgão da Prefeitura, ligado à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, completou, nesta terça-feira (27/04), 14 anos de atuação alimentando vidas. Além da doação periódica de gêneros alimentícios às entidades cadastradas, o Banco de Alimentos de Hortolândia também realiza qualificações e cursos gratuitos na área de Educação Alimentar, com foco no aproveitamento integral dos alimentos, na alimentação saudável e na promoção da saúde. Mas, nesta pandemia de Coronavírus, o desafio de ajudar os moradores de Hortolândia que mais precisam se tornou ainda mais desafiador. Por isso, a Prefeitura lançou, neste mês, a campanha “Hortolândia Solidária: alimente uma vida”, ação que reforçará a arrecadação de alimentos que são destinados às entidades, beneficiando ainda mais pessoas. Atualmente, estão cadastradas no Banco de Alimentos 19 entidades, que atendem 630 famílias, cerca de 1,7 mil pessoas.

A iniciativa tem o objetivo de mobilizar a sociedade civil, igrejas, empresas, entidades e associações com vistas à arrecadação de alimentos não-perecíveis. Pessoas físicas e jurídicas podem doar arroz, feijão, óleo, macarrão, e outros gêneros alimentícios. Para isso, basta entrar em contato com o Banco de Alimentos, pelo telefone (19) 99976.2175 e pelo e-mail [email protected].

Os donativos arrecadados são repassados as entidades cadastradas, que representam as comunidades e, posteriormente, distribuídos para as famílias que mais precisam. “No ano passado, recebemos bastante doações. Mas, com o passar dos meses, este número foi caindo e a quantidade de pessoas que precisam das doações aumentando. As últimas campanhas para doação de alimentos impulsionaram a arrecadação. Quem puder ajudar o próximo contribui para alimentar vidas” ”, destacou a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, órgão vinculado à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Alessandra Sarto.

Apoio do FUNSOL

O Funsol de Hortolândia tem papel de incentivador à captação de alimentos pela campanha “Hortolândia Solidária”. Um dos primeiros eventos promovidos pela campanha foi o #Conexão Solidária, realizado nos dias 17 e 18 deste mês pela EPTV, em parceria com prefeituras da região, inclusive a de Hortolândia. Na ocasião, foram arrecadadas 2,35 toneladas de alimentos. “Poder ajudar as pessoas que estão precisando é uma benção muito grande. Com a pandemia do Coronavírus, tudo ficou mais difícil. Quando estes alimentos chegam até o Funsol e podemos repassar estas doações ao Banco de Alimentos e as entidades, é uma alegria muito grande. A solidariedade de todos é muito importante”, explicou a presidente do Funsol e primeira-dama de Hortolândia, Maria dos Anjos Assis Barros.

Uma das entidades atendidas pelas campanhas de arrecadações de alimentos é a Igreja Batista da Vila Guedes. No local, o idealizador do projeto, Manoel César Dias, ou “apenas” César para a comunidade, explica o importante papel do Banco de Alimentos para contribuir com as famílias da região.

“O Banco de Alimentos representa cerca de 90% das doações que recebemos de itens que ajudam a alimentar famílias desta região. Aproximadamente 50 famílias recebem, mensalmente, as cestas de alimentos que chegam aqui. Ainda temos famílias na lista de espera, que praticamente triplicou com o agravamento da crise econômica”, destacou César. 

“Com as doações, nossa situação está melhor e podemos alimentar nossas famílias”, explica a dona de casa, moradora da Vila Guedes, Adriana Ferreira Pereira, que recebe periodicamente os alimentos doados.

“Aqui começou com um projeto social onde os jovens realizavam aulas de futebol, artes marciais e ficavam mais tempo longe das ruas. Com a pandemia, as aulas estão suspensas, mas o suporte na alimentação das famílias continua com a solidariedade de empresas amigas, além do Banco de Alimentos”, completou.

Nossa Cidade

Moradores reclamam de falta de água alguns bairros de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Alguns moradores de Hortolândia reclamaram de falta de água na manhã desta segunda-feira (10) em diversos bairros da cidade. Alguns residentes, inclusive, denunciaram a falta do serviço desde domingo (09).

Nota da Sabesp

A Sabesp informa que os casos pontuais ocorreram durante reparo na rede de água que abastece os bairros Jardim do Bosque e Jardim Santa Rita de Cássia e também na rede do Parque Ortolândia e Vila São Francisco.

Os serviços já foram concluídos e a normalização do abastecimento está ocorrendo de forma gradativa. Em relação à rua Maestrelo onde foi a primeira reclamação que chegou ao Portal Hortolândia, o abastecimento foi restabelecido por volta das 13 horas desta segunda-feira (10/5).

Continue Lendo

Nossa Cidade

Professor da rede municipal de Hortolândia realiza evento para as Mães

Portal Hortolândia

Publicado

em

Dia das Mães tem, por tradição, comemoração nas escolas, entretanto por conta da pandemia de Coronavírus, infelizmente este ano a EMEF Ana José Bodini Januário não pôde organizar uma comemoração presencial, mas o professor de educação básica, Rafael, não deixou que a pandemia diminuísse a importância do Dia das Mães e não deixou que a data “passasse em branco”.

O professor Rafael organizou na noite deste sábado, 08 de maio, uma comemoração on-line, em que as mães e alunos puderam assistir à apresentação de forma on-line, no conforto do seu lar com a família.
O programa iniciou pontualmente às 19h com as boas-vindas e a contação de história pelo professor. Os alunos entoaram uma canção em homenagem às mães e assistiram ao vídeo com as fotos dos desafios que cada mamãe e aluno realizaram durante a semana anterior ao evento.

Na oportunidade, mães e filhos foram convidados a participar das atividades interagindo em casa, além de um sorteio entre as mães presente na programação on-line.

O programa contou ainda com a participação da professora interprete de libras, Maiquele, esposa do professor Rafael, que apresentou uma canção em libras. Toda a ação foi acompanhada de perto com a presença on-line da coordenadora da EMEF Dona Ana José Bodini Januário, Marisa Capelassi .

O programa foi realizado por meio do Google Meet e teve grande participação dos pais.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia altera locais de vacinação contra a gripe para evitar aglomeração

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia altera três locais da campanha de vacinação contra a Influenza. A partir desta terça-feira (11/05), idosos acima de 60 anos e profissionais das redes pública e particular de educação que tem a UBS (Unidade Básica de Saúde) Amanda II como referência, poderão ser vacinados na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Amanda I “CAIC”, localizada na avenida Graciliano Ramos, 698. Já a vacinação para que têm como referência a UBS Parque do Horto e a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) João Carlos do Amaral Soares será realizada no Ginásio Poliesportivo Nelson Cancian, que fica na rua João Barreto da Silva, 505, Jardim Nova Hortolândia. A vacinação nesses novos locais acontece das 8h às 15h.

Segundo a Secretaria de Saúde, a mudança é para evitar aglomeração nessas três unidades, uma vez que tanto a Emef CAIC quanto o ginásio são mais amplos e arejados. A vacinação nesses novos locais acontece das 8h às 15h.

Já nas demais UBSs do município a vacinação para idosos acima de 60, profissionais da educação e públicos-alvos da 1ª etapa da campanha (crianças com idade de seis meses a menos de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores das redes pública e particular de saúde) continua a ser feita normalmente. De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, a campanha deste ano vai até o dia 9 de julho.

Neste ano, o Ministério da Saúde deixa a critério dos municípios definirem a data do Dia D da campanha de vacinação, quando unidades de saúde abrem aos sábados para ampliar a cobertura vacinal. A Secretaria de Saúde ainda divulgará quando será o Dia D em Hortolândia.

Confira abaixo as UBSs do município e os horários de funcionamento:

UBSs que funcionam das 7h às 15h30:

– Adelaide: rua Julio Cesar do Nascimento, 355

– Campos Verdes: rua da Confibra, 155

– Figueiras: rua Maraci Aparecida Martarolli Campos, 66

– Nova Europa: rua Wanderley Paes Soarez, 301

– Orestes Ôngaro: rua Domingos Batista de Souza, 605

– Santa Esmeralda: rua Turquesa, 171

– Santiago: rua Projetada, 100

– São Bento: rua Tom Jobim, 440

– São Jorge: rua Goiás, 1.140

– Taquara Branca: rua Onze de Agosto, s/nº (a vacinação acontece às terças e quintas-feiras)

UBSs que funcionam das 7h30 às 15h30:

– UBS Amanda I: rua Almada Negreiros, 1.299

UBSs que funcionam das 7h às 16h:

– UBS Novo Ângulo: rua Edézio Vieira de Moraes, 146

– UBS Rosolém: rua osmar Antonio Meira, 300

– UBS Santa Clara: rua dos Estudantes, 415

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares