Perugini participou da cerimônia de juramento à Bandeira, nesta sexta-feira (9/11), no ginásio Poliesportivo Victor Savala

O Programa Emprega Jovem, de apoio ao primeiro emprego, e as ações de incentivo ao empreendedorismo foram destacados pelo prefeito Angelo Perugini como iniciativas da Prefeitura para facilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho, durante a cerimônia de juramento à bandeira, nesta sexta-feira (9/11), no ginásio Poliesportivo Victor Savala, Jardim Nossa Senhora de Fátima. Os 376 jovens presentes no evento receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar. A cerimônia foi conduzida pelo tenente da 20ª Delegacia de Serviço Militar de Limeira, Edivo Gomes da Silva. 

O Programa Emprega Jovem visa estimular empresas a contratarem jovens recém-formados no Ensino Médio. Para dar início a essa caminhada, a Administração abriu 120 vagas para o curso de qualificação profissional. Os inscritos com melhor desempenho no curso serão contratados automaticamente por empresas privadas ou poder público. O governo municipal implantou também o programa Super MEI (Microempreendedor Individual), uma parceria com o Sebrae Aqui, com a proposta de motivar a população, de qualquer faixa de idade, inclusive jovens, a se tornar dona seu próprio negócio.

“Nesta nova fase da vida, os jovens passam a sentir a responsabilidades da vida. Nós pretendemos dar todo o suporte para que os jovens consigam dar um rumo na carreira profissional. Dentro deste contexto, a Administração busca dispositivos para colaborar com o crescimento pessoal e profissional dos jovens. O apoio ao primeiro emprego está entre as prioridades da nossa Administração”, afirmou Perugini.

O alistamento militar aos jovens que completam 18 anos é obrigatório e está previsto na Constituição Federal. Aqueles que não se alistam no prazo determinado pagam multa e ficam impedidos de assumir concurso público, se matricular em qualquer instituição de ensino superior e retirar passaporte.

Após o juramento à bandeira, o grupo recebeu o Certificado de Dispensa da Incorporação Militar (CDI). O documento garante ao cidadão o direito de tirar passaporte, assumir cargos públicos, obter a carteira de trabalho e de prestar vestibular.

 “A maioridade vem acompanhada de responsabilidades. A partir deste momento, os jovens têm uma obrigação com o país e com a pátria. Esperamos que eles incorporem essa filosofia nas suas vidas e passem a se tornarem grandes cidadãos”, destacou o secretário de Segurança, Luis Leite de Camargo.  

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia