Nossa Cidade

“Ação Bar” em Hortolândia orienta motoristas sobre os perigos de misturar bebida e direção

Na sexta-feira (13/05), agentes da Prefeitura realizaram abordagens orientativas e conscientizadoras em bares da cidade

Beber e dirigir são duas coisas que não combinam. Na última sexta-feira (13/05), frequentadores de dois bares de Hortolândia tiveram uma abordagem especial. Com o objetivo de orientar e conscientizar motoristas do quanto esta combinação é perigosa e nociva para a vida de todos, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Hortolândia conversaram, de uma forma divertida, com as pessoas que estavam nas mesas dos estabelecimentos,  orientando para que a volta para casa fosse segura. A “Ação Bar” foi um dos trabalhos realizados neste “Maio Amarelo” por um trânsito mais seguro.

Anuncio


“Nossos agentes conversaram com os clientes dos bares e orientaram eles a voltar pra casa com segurança, preservando a vida deles, de seus familiares e de todos. Beber e dirigir são duas ações que devem ficar distantes uma das outra. A abordagem não teve caráter punitivo mas, sim, orientativo e conscientizador. Inclusive, cantamos, dançamos e brincamos com todos que estavam no estabelecimento para fazer esse alerta. Esta é mais uma etapa de ações deste mês tão importante para conquistarmos, cada vez mais, um trânsito sem vítimas na cidade”, explica o diretor de planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa.

Além da “Ação Bar”, neste “Maio Amarelo”, a Prefeitura já realizou a “Operação Cavalo de Aço”; a ligação de novos semáforos; distribuição de folhetos informativos para motoristas nas principais vias da cidade; o passeio ciclístico “Vem de Bike”; e na sexta-feira (27/05), o  4º Seminário de Segurança Viária. 

A meta continua em salvar vidas no trânsito de Hortolândia

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, além dos acidentes, Hortolândia diminui o número de vítimas causadas por colisões no trânsito. Na comparação entre 2017 e 2021, houve uma redução de 79% nos acidentes com vítimas nas ruas e avenidas dentro dos limites do município. Com isso, a cidade cumpre a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, regulamentada pela instituição  apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo