Nossa Cidade
“Ação Bar” em Hortolândia orienta motoristas sobre os perigos de misturar bebida e direção

Na sexta-feira (13/05), agentes da Prefeitura realizaram abordagens orientativas e conscientizadoras em bares da cidade
Beber e dirigir são duas coisas que não combinam. Na última sexta-feira (13/05), frequentadores de dois bares de Hortolândia tiveram uma abordagem especial. Com o objetivo de orientar e conscientizar motoristas do quanto esta combinação é perigosa e nociva para a vida de todos, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Hortolândia conversaram, de uma forma divertida, com as pessoas que estavam nas mesas dos estabelecimentos, orientando para que a volta para casa fosse segura. A “Ação Bar” foi um dos trabalhos realizados neste “Maio Amarelo” por um trânsito mais seguro.
“Nossos agentes conversaram com os clientes dos bares e orientaram eles a voltar pra casa com segurança, preservando a vida deles, de seus familiares e de todos. Beber e dirigir são duas ações que devem ficar distantes uma das outra. A abordagem não teve caráter punitivo mas, sim, orientativo e conscientizador. Inclusive, cantamos, dançamos e brincamos com todos que estavam no estabelecimento para fazer esse alerta. Esta é mais uma etapa de ações deste mês tão importante para conquistarmos, cada vez mais, um trânsito sem vítimas na cidade”, explica o diretor de planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa.
Além da “Ação Bar”, neste “Maio Amarelo”, a Prefeitura já realizou a “Operação Cavalo de Aço”; a ligação de novos semáforos; distribuição de folhetos informativos para motoristas nas principais vias da cidade; o passeio ciclístico “Vem de Bike”; e na sexta-feira (27/05), o 4º Seminário de Segurança Viária.
A meta continua em salvar vidas no trânsito de Hortolândia
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, além dos acidentes, Hortolândia diminui o número de vítimas causadas por colisões no trânsito. Na comparação entre 2017 e 2021, houve uma redução de 79% nos acidentes com vítimas nas ruas e avenidas dentro dos limites do município. Com isso, a cidade cumpre a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, regulamentada pela instituição apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.
Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Campos de Hortolândia recebem, neste final de semana, jogos da sétima rodada do Campeonato Amador

Competição, apoiada pela Prefeitura, está afunilando e chegando a momentos decisivos
A sétima rodada do Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia, nas duas divisões, acontece entre o sábado (02/07) e o domingo (03/07) nos campos em diferentes regiões da cidade. São 47 equipes envolvidas na disputa. O campeonato se encaminha para os momentos decisivos com os times demonstrando o que vão buscar na competição. Na divisão de elite, Pankadão, Estrela Vermelha, Mildes Pankadão, Sumarezinho e Canarinho são as melhores equipes até o momento. Enquanto isso, Padoka, Amanda e Botafogo tentam fugir do rebaixamento. Na segunda divisão, São José, Frenético, Atlético Ôngaro, Barça Black, Vila São Pedro e Real São Bento são os destaques na disputa pelo acesso à primeira divisão. O torneio é organizado pela Associação de Atletas de Hortolândia com apoio da Prefeitura.
Entenda a nova fórmula de disputa da competição
Em cada divisão, os times são divididos em três grupos. Na primeira fase, os times jogam entre si dentro de seus próprios grupos. As cinco melhores equipes de cada grupo, além do sexto melhor colocado na classificação geral, avançam para a fase das oitavas-de-final. Na fase final, os confrontos serão decididos por meio de um sorteio. Todos os jogos serão “mata-mata”. Na primeira divisão, as equipes com as três piores campanhas serão rebaixadas e jogam a segunda divisão em 2023. Já as três melhores campanhas da segunda divisão conquistam o acesso para disputar a primeira divisão no próximo ano.
Baixe o aplicativo e acompanhe tudo
Para acompanhar os resultados, classificação e tudo o que gira em torno da competição, nas duas divisões, basta baixar o aplicativo da Associação de Atletas de Hortolândia pelo Play Store do smartphone IoS ou Android.
Jogos da sétima rodada:
Primeira divisão
Sábado (02/07) – Campo do Rosolém
16h – Botafogo x Mildes Pankadão
18h – Vila Real x Santa Clara
Domingo (03/07) – Campo do Rosolém
8h15 – Sumarezinho x Pankadão
10h15 – Canarinho x Internacional
Campo do Remanso
8h15 – Redmidos x Família São Sebastião
10h15 – Real Piauí x Moleque Travesso
Campo do Adelaide
8h15 – União do Norte x Amanda
10h15 – Padoka x Clube Atlético Hortolândia
Campo da Confibra
8h15 – Real Fênix x Divino
10h15 – Unidos São Sebastião x Estrela Vermelha
Campo do CAIC
8h15 – Barcelona X Boa Esperança
10h15 – Família RM x Geração 2000
Segunda Divisão
Sábado (02/07) – Campo do Rosolém
20h – São José x Unidos Boa Vista
Domingo (03/07) – Campo do Rosolém
13h15 – Amigos x Parque Perón
15h15 – Real Madruga x Unidos do Ôngaro
Campo do Remanso
13h15 – Vila São Pedro x Taquara Branca
15h15 – Guerrilha x União
Campo do Adelaide
13h15 – Barça Black x Atlético Ôngaro
15h15 – Jafene x Argentinos Juniors
Campo da Confibra
13h15 – Santa Esmeralda x Real São Bento
15h15 – Ajax x Frenético
Campo do CAIC
13h15 – Flamengo x Camarões
15h15 – Cruzeiro x Juventus
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Oficina gratuita da Prefeitura de Hortolândia ensina receitas julinas à comunidade

Pratos típicos da época foram ensinados a cerca de 20 pessoas inscritas, nesta sexta-feira (01/07), na Cozinha Escola Comunitária, no Jd. Novo Ângulo.
Receitas fáceis, baratas e saborosas. São assim as oficinas gratuitas da Cozinha Escola Comunitária da Prefeitura de Hortolândia. Nesta sexta-feira (01/07), cerca de 20 pessoas participaram da Oficina de Receitas Julinas, que ensinou aos participantes como fazer “Cuscuz Paulista Fácil” e “Bolo de Mandioca Crua”, preparações típicas desta época do ano. As aulas, ministradas pela tecnóloga em gastronomia Virgínia Fernandes, aconteceram no período da manhã e também da tarde, no Jd. Novo Ângulo.
A formação é promovida pelo Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e busca disponibilizar a moradores de Hortolândia, maiores de 16 anos, a oportunidade de aprender novas preparações, inclusive para aumentar a renda da família. Informações sobre as próximas oficinas podem ser obtidas pelos telefones do Banco de Alimentos: (19) 3845-6630 e (19) 38454920.
Jaqueline Santos da Silva, de 27 anos, moradora da Vila Inema, participou na turma da manhã e já está de olho na próxima oficina. “O curso foi muito bom. Ficar sabendo dele é uma oportunidade para a comunidade. Tem também a chance de venda para acrescentar na renda. Quero vir mais vezes. Fiquei sabendo do curso através de um anúncio no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social”, comentou ela.
Estudante aprendem a fazer bolinho de chocolate
Na quarta e quinta-feira (29 e 30/06), cerca de 115 alunos de quatro turmas do 4o ano (A, D, F e C) da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacarias Pereira Júnior, no Jd. Novo Ângulo, também participam de Oficina de Culinária na Cozinha Escola. Os estudantes das professoras Juliana Félix e Adriana Aline aprenderam com o nutricionista Marlon Zanardi a preparar muffin de chocolate e aveia. Ao final da oficina, degustaram o bolinho e aprovaram a receita.
Confira abaixo as receitas da Oficina Julina:
Cuscuz Paulista Fácil
Ingredientes:
½ xícara (chá) de azeite
1 cebola picada
1 lata de molho de tomate
2 tomates picados
2 latas de água (mesma medida do milho)
1 lata de ervilha
1 lata de milho verde
1 pimentão picado
2 latas de sardinha
Cheiro verde e temperos a gosto
3 xícaras (chá) de farinha de milho
3 ovos cozidos
1 tomate para decorar
Modo de preparo:
1. Em uma panela, refogue no azeite a cebola, o pimentão, o milho, a ervilha, o molho de tomate, os tomates picados, a sardinha, e o cheiro verde;
2. Coloque a água e quando ferver acrescente a farinha de milho;
3. Unte uma forma com óleo e enfeite com tomate, sardinha, ervilha, e algumas folhas de cheiro verde;
4. Coloque a massa e deixe esfriar;
5. Desenforme depois de frio.
Custo total: R$49,94
Rendimento: 10 porções com 200 gramas
Bolo de Mandioca Crua
Ingredientes:
1 xícara (chá) de mandioca crua ralada;
1 xícara (chá) de coco ralado;
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (opcional);
1 copo (americano) de leite;
1 xícara (chá) de açúcar;
4 ovos;
3 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente;
1 colher (sopa) de fermento em pó.
Modo de preparo:
1.Bata as claras em neve e reserve;
2.Misture a mandioca, o coco, as gemas, o açúcar, o leite, o queijo e o fermento em pó. Mexa bem e coloque a margarina em consistência mole;
3.Coloque as claras em neve, enquanto mexe devagar;
4.Pré aqueça o forno;
5.Unte uma assadeira grande;
6.Asse em forno médio (200º graus), por cerca de minutos, até dourar.
Custo total: R$27,23
Rendimento: 14 unidades com 32,14 gramas.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Hortolândia recebe trem com cores do arco-íris, nesta sexta-feira (01/07)

Passagem está prevista para às 16h; ação é comemorativa ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+
Hortolândia receberá a passagem de um trem com as cores do arco-íris, nesta sexta-feira (01/07). De acordo com a empresa Rumo, concessionária do transporte ferroviário na cidade e na região, a previsão do horário de passagem da composição é por volta das 16h. A ação é para marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado na quinta-feira (28/06). As cores do arco-íris, também estampadas em bandeiras, são o símbolo do movimento LGBT.
A população poderá acompanhar a passagem do trem no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, órgão da Prefeitura de Hortolândia, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O centro estará aberto normalmente até às 16h30. Caso o trem ainda não tenha passado no horário previsto, o espaço fechará e a equipe do órgão ficará no local para orientar o público. Por questão de segurança, o centro reforça para que as pessoas não desçam no trilho para acompanhar a passagem da composição.
Quem quiser, também poderá acompanhar a passagem do trem pela câmera de monitoramento instalada no Centro de Memória. A câmera é do tipo 360º e funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil.
O equipamento foi inaugurado no evento “Café Com Viola”, realizado, em maio, pela Prefeitura em comemoração ao 31º aniversário de emancipação política de Hortolândia.
O fornecimento e a instalação do equipamento foram feitos pelo grupo Railcam Brasil, que reúne admiradores e fãs de trens e ferrovias do Brasil e de outros países. Hortolândia é o segundo município a receber a câmera. A iniciativa conta com o apoio da empresa Rumo e da Prefeitura. Além da câmera, o grupo disponibilizou o Wi-Fi gratuito no Centro de Memória, cujo uso é gratuito somente para visitantes , mediante uso de senha.
O Centro de Memória ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. Com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos, a unidade guarda parte importante da história do município.
Enquanto aguarda a passagem do trem, o público pode ainda conferir a atual exposição em cartaz, “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem ao Mestre Chiquinho, um dos moradores mais ilustres de Hortolândia.
A exposição, inaugurada em dezembro de 2021, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
-
Policial1 semana atras
Atentado em Piracicaba: várias pessoas foram esfaqueadas
-
TV, Cinema e Teatro1 semana atras
Cinema drive-in de graça em Campinas
-
Policial6 dias atras
Tiros assustam clientes do Shopping Dom Pedro
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Tetra Pak anuncia duas vagas de emprego, confira:
-
Nossa Cidade6 dias atras
Motorista dorme ao volante e sofre acidente no Jardim Amanda
-
Nossa Cidade1 semana atras
Hortolândia promove “Re Virada Cultural”, neste domingo (26/06)
-
Emprega Hortolândia2 dias atras
CPFL contrata Assistente Administrativo de Operações Jr.
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
EMS está com diversas oportunidade de emprego para Hortolândia