Nossa Cidade

2º “Vem de Bike” reúne aproximadamente 250 ciclistas em Hortolândia

Passeio realizado no domingo (15/05) faz parte da campanha “Maio Amarelo” por um trânsito seguro

A chuva e o friozinho da manhã de domingo (15/05), não afastaram os aproximadamente 250  ciclistas de Hortolândia que participaram da segunda edição do “Vem de Bike”, passeio ciclístico organizado pela Prefeitura de Hortolândia para celebrar mais uma etapa da campanha “Maio Amarelo” de conscientização por um trânsito mais seguro. Desde as primeiras horas do dia, quem passou pelo Parque Socioambiental Chico Mendes, na região Central da cidade, local de partida do percurso, já observava a aglomeração dos participantes do evento.

Anuncio


“É muito importante ver este passeio com tantos ciclistas na manhã de um domingo. Vamos, cada dia mais, intensificar as ações para melhorar e aumentar a malha cicloviária da cidade. Atualmente, Hortolândia possui mais de 30 quilômetros de ciclovia e nossa meta é atingir os 100 quilômetros, colocando a cidade como referência na região em relação a malha cicloviária. Agradecemos a presença de todos e continuaremos realizando mais ações que contribuam para o encontro dos ciclistas de nossa cidade”, comentou o prefeito Zezé Gomes, antes da saída dos ciclistas para cumprir o percurso do passeio.

Os ciclistas passaram pelas principais avenidas da cidade até a chegada ao OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), antigo Creape, localizado no Jardim Santa Clara do Lago. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o trajeto totalizou quase quatro quilômetros. O passeio ciclístico segue a tendência de outras ações, de diversos países, com o objetivo de contribuir com o meio ambiente e a saúde das pessoas, além de promover a conscientização por um trânsito mais seguro e ecologicamente correto, com menos uso de veículos particulares e incentivo a caronas.  

“Um evento como este nos motiva a sempre trabalhar para a ampliação de ciclovias e ciclofaixas na cidade. Devemos incentivar o uso das bicicletas como meio de transporte. Nossas ações para proteger vidas no trânsito da cidade e zerar os acidentes com vítimas fatais também passam pelo apoio ao ciclista,  trabalho que continuará em ações futuras”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Além do passeio, de novas amizades e de uma manhã divertida, promovendo saúde e sustentabilidade na maneira de se deslocar, quem participou do 2º “Vem de Bike”, ganhou brindes como camisetas, garrafinhas de água e mochilas oficiais. 

Aumento da malha cicloviária segue como prioridade

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, a meta da Administração Municipal é atingir aproximadamente 100 quilômetros de ciclovia em Hortolândia. Além dos 8,5 existentes até 2017, desde então, já foram implantados quase 19 quilômetros de ciclovias na cidade, graças à construção de novas avenidas, modernas e planejadas. Também foram criados mais de 4 quilômetros de ciclovia interligadas entre as avenidas Anhanguera, Thereza Ana Cecon Breda e São Francisco de Assis. Além de outras avenidas que já possuíam ciclovias ou ciclofaixas, a Administração Municipal também realizou a sinalização de 500 metros de ciclofaixa ao redor da Praça A Poderosa, no Jardim Rosolém.

Alguns locais com ciclovia e ciclofaixas que passaram por intervenções recentemente:

– Parque Socioambiental Chico Mendes

– Observatório Ambiental Parque Escola

– Praça do Roxo

– Parque Socioambiental Lago da Fé

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo