Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito faz plantio para celebrar Dia da Árvore

Publicado

em

Plantio de mudas, distribuição de adubo orgânico e cadastro no programa de arborização urbana marcaram a celebração do Dia da Árvore no município

Meira é auxiliado por crianças no plantio de muda em parque da cidade

Anuncio

Fazer de Hortolândia uma cidade mais bonita e saudável, arborizada e florida. O convite do prefeito Antonio Meira à população foi feito na manhã desta sexta-feira (20/09), durante plantio de mudas no Parque Ortolândia.

O evento marcou a comemoração do Dia da Árvore, que acontece oficialmente neste sábado (21/09). A data antecipa a chegada da Primavera, a estação das flores, no Hemisfério Sul. Além do secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluízio Silva, e da vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Belufe, estiveram presentes moradores, servidores públicos, vereadores, diretores e outros secretários municipais.

Por volta das 10h, um grupo de crianças e jovens dos grupos “Aventureios” e “Desbravadores”, ligados à Igreja Adventista, apoiados por servidores das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente iniciaram o plantio de cerca de 50 mudas na praça localizada entre a Avenida Olívio Franceschini e as ruas H e Plínio Pardini (antiga Rua F), no Parque Ortolândia. O prefeito também participou, plantando uma muda de Murta, uma das cinco espécies exóticas escolhidas para embelezar o local. Além desta, foram cultivadas na área, de cerca de 2mil m ², Guaramirins, Resedás, Magnólias e Tumbergias arbustivas, bem como as nativas Quaresmeiras, Manacás da Serra, Ipês amarelos e Aroeiras pimenteiras. As mudas e o adubo orgânico usados na ação vieram do Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos.

Advertisement

“O Dia da Árvore é uma data muito importante porque hoje o meio ambiente está sendo muito devastado. As pessoas não estão se importando com ele. Fazer este plantio é um bom incentivo, para que as pessoas se importem mais com a nossa cidade”, afirma Fernanda Caroline Cardoso, de 17 anos, integrante do clube “Desbravadores”, do Jardim Santa Rita, o “Servos Leais do Rei”, que participou da ação. “Acho que a gente precisa cultivar as árvores para ter um ar mais puro”, diz Letícia Nascimento Alves, de 9 anos, integrante do “Aventureiros”, que em casa cultiva pés de morango. “Sem a árvore, a gente não consegue respirar”, lembram os amigos Marlene Fragoso, de 10 anos, e Guilherme Henrique da Silva Santos, de 9 anos, do mesmo clube.

“A árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana; 21 de setembro é o Dia da Árvore, pois acontece dois dias antes do começo da primavera, a estação mais colorida do ano”, explica a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento. “Respeitar uma árvore é garantir a nossa própria existência. As árvores protegem a terra com suas raízes e ainda nos aconchegam em sua sombra, mantêm o ar úmido e produzem oxigênio para todos os seres da natureza, sem contar os frutos e suas propriedades terapêuticas. O nosso objetivo com as ações em comemoração a este dia é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, seja em termos ambientais, seja quanto à própria qualidade de vida”, ressalta a diretora.

Programação celebra o verde

Paralelamente à ação principal, na Associação de Moradores do Jardim São Sebastião, localizada na Rua Pastor Ernesto Roth, 705, no Loteamento Adventista Campineiro, servidores da Secretaria de Meio Ambiente distribuíram sementes e pequenas quantidades de adubo orgânico à comunidade ao longo do dia. Agentes ambientais também ficaram à disposição para efetuar o cadastro de interessados no programa de arborização urbana, por meio do qual é possível adotar árvores que serão plantadas, gratuitamente, nas calçadas da cidade.

Advertisement

No meio da semana, outras ações da secretaria procuraram marcar a importância da data para os ambientalistas. Na quarta-feira (18/09), houve palestra sobre a campanha de educação ambiental Descarte Consciente, realizada pela Prefeitura, para os funcionários do Fórum de Hortolândia. A fala do educador ambiental Ricardo Zanoni buscou orientar sobre como deve ser o descarte de resíduos sólidos no município. No mesmo dia, houve, na sede do grupo ARJA, no Remanso Campineiro, distribuição à comunidade de sementes e pequenas quantidades de adubo orgânico.

“Não é só a Prefeitura que deve celebrar esta data. Todo ser vivo, em especial o ser humano, deve estar ciente da necessidade de criar um ambiente mais verde e saudável. Isso é muito importante”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Aldo Aluízio. “A árvore é um componente nisto tudo, que tem uma responsabilidade muito grande com o nosso bem viver. Todos os dias da nossa vida precisamos lembrar das árvores e cultivar o verde o quanto mais possível, porque vivemos hoje em situação de precaridade com relação ao verde e à arborização”, alerta o secretário.

“Quando o mundo inteiro discute o aquecimento global, Hortolândia não é diferente. Nós estamos fazendo a nossa parte através da implantação de parques lineares, recuperação de nascentes d’água e plantio de árvores. Eu tenho dito nas reuniões com a população que o meu sonho é ver esta cidade inteira arborizada e florida. Nós estamos iniciando este processo e sentindo que a população tem aderido e nos ajudado”, afirmou o prefeito Antonio Meira. “Com a cidade arborizada e florida, bonita, aqueles que costumam jogar lixo nas calçadas, sobretudo nas áreas públicas, deixam de fazer esta prática, um crime ambiental que nós estamos combatendo. O meu sonho é fazer de Hortolândia uma cidade mais bonita e saudável, arborizada e florida”, relevou Meira.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

// ]]>

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil3 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes6 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade6 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes6 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial7 horas ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial7 horas ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade7 horas ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Advertisement
cinema

Populares