Connect with us

Saúde & Beleza

Cirurgia bariátrica: saúde em primeiro lugar

Publicado

em

obesidade

De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, divulgados em 2017 uma em cada cinco pessoas no Brasil está acima do peso. Atualmente, a obesidade é uma das condições de saúde mais presentes na população brasileira e está relacionada tanto a fatores genéticos quanto hábitos de vida pouco saudáveis, como alimentação desequilibrada e sedentarismo.

Diante desse cenário, números da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) apontam para o crescimento no volume de intervenções realizadas no Brasil: foram 105.642 mil cirurgias no ano de 2017, ou seja, 5,6% a mais do que em 2016, quando 100 mil pessoas fizeram o procedimento no setor privado, de acordo com os dados mais atuais fornecidos pela entidade. Deste total, estima-se que cerca de 70% das pessoas que realizam o procedimento no país são mulheres.

Anuncio

Considerando dados do Sistema Único de Saúde, a busca pela cirurgia bariátrica na rede pública também comprova esse aumento de demanda. Entre os anos de 2008 e 2017, houve um aumento que representa 215% na realização desse tipo de intervenção. O crescimento anual médio é de 13,5%.

Mas esses números não significam que não há restrições. Um dos fatores limitantes e essenciais para a realização da cirurgia de redução de estômago, como ficou conhecida, está relacionado ao perfil de paciente elegível para este tipo de intervenção.

Advertisement

“A redução de estômago é recomendada para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 40, ou maior que 35, desde que possuam um conjunto de doenças associadas à obesidade, como diabetes, hipertensão e dislipidemias (anomalias dos lipídios no sangue). Além disso, a cirurgia também é recomendada para pacientes com o IMC maior que 30 com diabetes de difícil controle”, explica Thales Delmondes Galvão, cirurgião bariátrico.

Saúde x Estética

A imagem mais esbelta e a busca por padrões de medida tidos como os ideais salta aos olhos de quem desconhece o tema a fundo. Nas mídias sociais, páginas de pessoas que obtiveram rápida perda de peso ressaltam o apelo visual como principal fator de referência sobre o tema. No entanto, o Dr. Thales alerta que é preciso cautela para que a redução de estômago não seja encarada como uma mera cirurgia estética.

“Conceitualmente, a beleza deve ser o último fator para o paciente procurar a cirurgia bariátrica. A qualidade de vida deve ser priorizada”, explica o médico.

Advertisement

Caso o paciente opte por realizar a redução de estômago, é necessário reforçar que a cirurgia não é a única ação a ser tomada para o início de uma vida mais saudável. O paciente deve buscar acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que vai além do cirurgião e inclua ainda cardiologista, nutricionista, endocrinologista, fisioterapeuta, pneumologista e psicólogo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Osmar Belufe Osmar Belufe
Nossa Cidade8 minutos ago

Moção de Pesar pelo falecimento de Osmar Belufe

No dia 28 de abril de 2024, a cidade de Hortolândia perdeu um de seus cidadãos mais ilustres, Osmar Belufe,...

tráfego na Ponte da Estaiada tráfego na Ponte da Estaiada
Nossa Cidade2 horas ago

Saiba os horários do bloqueio para o tráfego na Ponte da Estaiada em Hortolândia, que segue até a próxima sexta-feira (03)

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Hortolândia informa que motoristas devem estar atentos ao bloqueio temporário do tráfego na Ponte...

serviços da Prefeitura de Hortolândia serviços da Prefeitura de Hortolândia
Nossa Cidade4 horas ago

Confira quais serviços da Prefeitura de Hortolândia permanecem abertos no Dia do Trabalhador

Vamos verificar quais os serviços da Prefeitura de Hortolândia permanecerão abertos no Dia do Trabalhador (01). Primeiramente, segundo informações, haverá...

viatura da PM viatura da PM
Nossa Cidade8 horas ago

Motociclista é atingido por viatura da PM em alta velocidade no Pq. Orestes Ôngaro, em Hortolândia

Na noite de ontem (29), uma viatura da PM bateu em uma moto enquanto perseguia outro veículo no bairro Pq....

PagueMenos PagueMenos
Nossa Região11 horas ago

Vem ai Festival de Panelas e Frigideiras

Duas peças fundamentais na hora de cozinhar, Panelas e Frigideiras fazem parte do próximo festival da Rede de Supermercados Pague...

Wet’n Wild Wet’n Wild
Nossa Região11 horas ago

Wet’n Wild com entrada gratuita amanhã (01): confira como conseguir seu ingresso

Amanhã (01), o parque aquático Wet’n Wild, situado em Itupeva, a apenas 30 minutos de Campinas, celebrará o Dia do...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil11 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 6,5 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza na noite desta terça-feira (30) o sorteio da Mega-Sena 2719, com prêmio principal estimado em...

Advertisement
cinema

Populares