Connect with us

Nossa Região

Alunos de Campinas desenvolvem microusina hidrelétrica

Publicado

em

bentoQuirino

Apesar da paixão dos brasileiros pela tecnologia, uma parte expressiva da população ainda não tem acesso a serviços básicos como a energia elétrica. Preocupados com o fato de que ainda existem no Brasil pessoas excluídas do sistema de geração e distribuição de energia, alunos do curso técnico de Eletrônica da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de Campinas, decidiram pesquisar o tema e desenvolveram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Microusina Hidrelétrica Alternativa para Comunidades Isoladas no Brasil.

Os alunos Brenno de Oliveira, Gabriel Serrano e Vinicius Motta, sob orientação dos professores Regina Kawakami e Marcos Almeida, desenvolveram uma fonte de energia limpa e de baixo custo baseada no potencial hidrográfico da região amazônica.

Anuncio

O professor da disciplina de TCC, Marcelus Guirardello, explica que o objetivo foi apresentar um sistema de geração de energia aproveitando o grande volume de água dos rios caudalosos que fazem parte do bioma amazônico. “O projeto estimulou o grupo a pensar em soluções para problemas reais e envolveu conceitos importantes para o aprendizado técnico como geração de eletricidade, física e mecânica de fluídos”.

Na primeira fase do TCC foram feitas pesquisa bibliográfica e entrevistas com moradores da região que não estão integrados ao sistema de geração e transmissão de energia elétrica (Sistema Interligado Nacional – SIN). A segunda fase do trabalho se concentrou nos estudos para viabilização do protótipo de um kit para montagem da microusina.

Advertisement

Energia

A proposta dos alunos é uma fonte de energia limpa porque foi criada a partir de uma hélice que, submersa, funciona como uma turbina movimentada pela força da água dos rios. O equipamento, acoplada a um gerador, faz a energia mecânica produzida pela pressão da água ser transformada em energia elétrica. O projeto prevê ainda a transmissão dessa energia por meio de uma rede de cabeamento até as casas da comunidade.

Segundo dados levantados pelos alunos da Etec Bento Quirino junto ao Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), cerca de 2,5 milhões de moradores da região amazônica não estão integrados ao SIN. Desse grupo de excluídos, 1 milhão vive completamente no escuro, enquanto 1,5 milhão é abastecido por sistemas comunitários de produção de energia, mas de baixa capacidade de geração e altamente poluentes porque funcionam à base de combustíveis fósseis, como o diesel.

Os alunos concluíram o curso técnico de Eletrônica em 2020 e continuam trabalhando no aperfeiçoamento do projeto de microusina. Segundo Vinicius Motta, o foco agora é aperfeiçoar o kit para torná-lo viável comercialmente. “Estimamos que o equipamento tenha um custo aproximado de 800 reais, mas continuamos pesquisando formas para reduzir ainda mais esse custo”.

Advertisement

Entre as possibilidades para baratear o preço, os alunos apostam, por exemplo, na produção do gerador de energia em impressora 3D. Mais uma solução sustentável dos estudantes que pode melhorar a vida dos ribeirinhos e do planeta.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Ciclista Ciclista
Nossa Região8 minutos ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil23 minutos ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial29 minutos ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade52 minutos ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade23 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2 inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2
Nossa Cidade24 horas ago

Maior Templo da Assembléia de Deus em Hortolândia realiza evento de pré-inaugurarão

A Igreja Assembléia de Deus, Ministério Belém, marcou um momento significativo em Hortolândia com a pré-inaugurarão de seu novo templo...

shopping-parkcity-sumare shopping-parkcity-sumare
Nossa Região2 dias ago

Shopping ParkCity Sumaré celebra o Dia das Mães com a promoção “Cuidar de Si é Cultivar o Amor”

Somando R$ 250,00 em compras, o cliente ganha um lindo presente Natura para valorizar a importância das mães como mulheres...

Advertisement
cinema

Populares