Nossa Região

Deputado solicita implantação de clínicas veterinárias públicas em Sumaré e mais quatro cidades

Dirceu Dalben

O deputado estadual Dirceu Dalben (PL) solicitou ao Governo do Estado de São Paulo a instalação de clínicas veterinárias públicas em Sumaré e mais quatro cidades paulistas: Bauru, Barretos, Morungaba e São José do Rio Preto. O objetivo é oferecer atendimento gratuito e de qualidade a animais de estimação, como cães e gatos, principalmente àqueles que são cuidados por famílias de baixa renda.

Dalben é autor do Projeto de Lei nº 125, que cria as unidades de atendimento veterinário para os pets – carinhosamente chamadas de HospPets. O projeto foi protocolado na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) em março deste ano e segue em tramitação nas comissões permanentes.

Em consonância com o projeto de lei de Dalben, o governo estadual anunciou nesta segunda-feira (2) a construção de mais oito clínicas veterinárias, em diferentes regiões paulistas, por meio do programa estadual “Meu Pet”. Na região de Campinas, será construída uma clínica em Santa Bárbara d’Oeste.  

“A mobilização do Governo do Estado para colocar em prática uma iniciativa que vai ao encontro da nossa proposta nos deixa muito contentes e reforça que o nosso mandato tem trabalhado em prol de medidas que a população paulista anseia. Criar as clínicas veterinárias de forma regionalizada já é um passo muito importante na atenção e cuidado com os pets, mas seguimos lutando pela ampliação do programa a outros municípios e regiões, como Sumaré, Morungaba, Bauru e Barretos”, comentou Dalben, que encaminhou ofícios aos representantes do Governo do Estado na quinta-feira, dia 29 de julho.

As outras sete clínicas anunciadas nesta segunda-feira serão instaladas em Barueri, Ribeirão Preto, Sorocaba, Santos, Registro, Jundiaí e São José do Rio Preto, com previsão de início das obras neste ano e conclusão em 2022. No total, o programa “Meu Pet” soma até o momento 10 clínicas – as duas primeiras unidades estão em construção em Araçatuba e Votuporanga e foram anunciadas em maio, com conclusão prevista para dezembro de 2021.

Nas unidades, serão oferecidos serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio-x e endoscopia, laboratório de análise clínicas, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável.

FARMAPET

Além da proposta de criar os “HospPets” (PL nº 125/2021), o deputado estadual Dirceu Dalben também tem defendido a criação de farmácias populares para auxiliar as famílias de baixa renda nos cuidados médicos de seus animais de estimação. Por isso, também protocolou o Projeto de Lei nº 33, de fevereiro de 2021.

“Além de beneficiar os animais e seus tutores, principalmente os que possuem baixa renda, nossos projetos de lei também visam assegurar a saúde pública de um modo geral. Por mais carinho que as famílias tenham por seus animais, se não forem devidamente cuidados, podem ser transmissores de doenças a humanos. Seguimos lutando pelo bem-estar animal e de toda a população paulista”, finalizou o

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98