12 de junho de 2024
Saúde & Beleza

Saiba para que serve e como usar corretamente cada pincel de maquiagem

Ao se deparar com um estojo cheio de pincéis na hora de se maquiar, muitas mulheres ficam na dúvida sobre a função de cada um. A maquiadora do Instituto Embelleze preparou um tutorial explicando a finalidade e modo correto de usar cada pincel.

Os pincéis de maquiagem são fundamentais na hora de construir um make perfeito. Cada um com uma função específica, eles proporcionam uma cobertura melhor e ajudam em uma maior fixação da maquiagem.

make_pinceis_usar

A instrutora do curso de maquiagem profissional do Instituto Embelleze, Clara Maria Torres, desenvolveu um tutorial explicando a função dos principais pincéis que ajudam a compor a maquiagem. “Quando aprendemos para quê cada um serve fica mais fácil utilizá-los no dia a dia e eles acabam se tornando indispensáveis”.

A instrutora do curso de maquiagem profissional do Instituto Embelleze, Clara Maria Torres, desenvolveu um tutorial explicando a função dos principais pincéis que ajudam a compor a maquiagem. “Quando aprendemos para quê cada um serve fica mais fácil utilizá-los no dia a dia e eles acabam se tornando indispensáveis”.

maquiagem

Pincel de corretivo

Ele tem um formato adequado para a aplicação da maquiagem em pontos específicos do rosto, como as olheiras e as manchinhas da pele. A aplicação deve ser feita com leves batidas, esfumaçando todo o produto. Mas é necessário tomar cuidado com o excesso de produto, para não deixar o rosto com cores desiguais.

Pincel de base

O pincel ajuda a espalhar a base de maneira uniforme deixando o visual mais natural. Ele deve ser manuseado sempre em movimentos circulares da parte interna para a externa do rosto. Devido a sua forma, é ótimo para ser usado na região ao redor dos olhos. Uma dica é não colocar muito produto no pincel, para que a base se espalhe melhor.

Pincel de pó facial

Ele ajuda a espalhar o pó e dar acabamento na maquiagem. Deve ser manuseado em movimento circulares por toda a face, principalmente nas partes mais oleosas do rosto, como o centro da testa, laterais do nariz e o centro do queixo. Seguindo a mesma linha do pincel de base, não se deve usar muito produto de uma vez só.

Pincel de blush

Como é um pincel grande que cobre toda a maça do rosto, os movimentos precisam ser leves para não ficar marcado. O ideal é espalhar o produto em movimentos circulares das maças do rosto em direção as temporãs. A dica é assoprar o pincel antes de aplicar o blush no rosto para retirar o excesso do produto.

Pincel de sombra

O pincel de sombra pode ser encontrado em duas versões, o de esponja ou de cerdas achatadas. O formato dos pincéis se ajustam com as curva dos olhos, facilitando a coloração. Para a aplicação da sombra, dê leves batidinhas com o pincel e na hora de esfumaçar utilize movimentos circulares. Se a cor utilizada for muito escura, tire o excesso de maquiagem do pincel com um assopro antes de aplicá-la para não ocorrer manchas.

Pincel chanfrado

O pincel chinfrado é bem fino, de formato diagonal e com cerdas duras. Ele ajuda a corrigir as sobrancelhas, aplicar a sombra bem rente aos cílios e delinear a pálpebra. Ao utilizar o pincel, a parte maior do chanfrado deve estar sempre voltado para fora.

Pincel de boca

São dois tipos de pincel para passar o batom: os de cerdas finas para o contorno dos lábios, e o com as cerdas mais grossas para o preenchimento da cor.

Para fazer o contorno da boca, utilize o pincel passando-o de fora para dentro. E com o pincel mais grosso, espalhe bem o batom, pois isso dará a boca mais sensualidade.

Sobre o Instituto Embelleze

A maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação de profissionais do setor de beleza foi fundada no Brasil em 1998. Atualmente, as unidades do Instituto Embelleze estão presentes nas principais cidades do país, abrangendo todos os estados, distribuídas em 360 franquias. Já são mais de 600 mil profissionais formados em cursos como cabeleireiro, maquiador, pedicure, manicure, barbeiro, penteados profissionais, depilação e outras diversas especializações. O Instituto Embelleze acredita na educação e na beleza como forma de transformação na vida das pessoas. Atuando há mais de dez anos em franchising, a rede vem fazendo a diferença nas regiões em que atua, com uma grade de cursos desenvolvida para formar profissionais para o mercado da beleza. Em 2013, a rede recebeu seu quinto Selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

maquiagem

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

subscriber
Rosely Silva é bloqueira e gosta de escrever sobre maquiagem e moda.