Connect with us

Saúde & Beleza

Infância e TDAH

Publicado

em

TDAH

“Parece que vive no mundo da lua!” Tantas vezes proferida por familiares, tutores e educadores, a frase é uma velha conhecida de crianças portadoras de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Ciro Matsui, neuropediatra formado pela Faculdade de Medicina da USP, explica o que é a condição: “Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento que surge na primeira infância, com os sintomas iniciais, desatenção, impulsividade, agitação, se manifestando por volta dos seis anos.”

Estudos mostram que o TDAH, que afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar, se dá devido a um déficit básico no controle inibitório, uma das funções cerebrais superiores. Assim, determinadas áreas que deveriam ser comandadas pelo cérebro ficam desassistidas. O resultado, explica Renata Paolilo, neurologista infantil também formada pela FMUSP, é a dificuldade em inibir impulsos e manter a atenção focalizada por um período mais longo. Além da predisposição genética, a médica acrescenta que há fatores ambientais envolvidos no surgimento do transtorno, como prematuridade.

Anuncio

São meninas e meninos desatentos, incapazes de se manter em uma atividade única ou ficar quietos por muito tempo. “Na neuropediatria, costumamos brincar dizendo que eles até podem, por exemplo, ver televisão – mas sentados, depois em pé, e de repente de ponta-cabeça”, comenta o dr. Ciro.

Segundo o neuropediatra, a impulsividade é mais uma característica dos portadores. Falar e agir sem pensar é bastante comum. “Isso pode colocá-los em risco, desencadear acidentes. É como se o controle inibitório, que regula nossos impulsos e permite que pensemos antes de agir, falhasse.”

Advertisement

A dra. Renata pontua que os especialistas vêm acompanhando um aumento da prevalência de todos os transtornos do neurodesenvolvimento, como o TDAH e o autismo. “Isso porque o acesso à informação melhorou, agora as pessoas podem identificar os sintomas e procurar ajuda. Apesar de existir preocupação em excesso, uma avaliação correta, fundamental sempre que houver suspeita, é capaz de diferenciar o TDAH de outras condições, como a hiperatividade.”

Entretanto, a manifestação de um ou outro sintoma ocasional, destaca o dr. Ciro, não é o bastante para que o diagnóstico seja feito. “O que determina se a criança tem TDAH é o grau de comprometimento dos sintomas, que devem ser notados antes dos sete anos de idade, por pelo menos seis meses e em mais de um ambiente frequentado por ela. Famílias, escolas, psicólogos, psicopedagogos podem até suspeitar, mas o responsável pelo diagnóstico, que é clínico, é o médico.”

No caminho inverso, abundam as famílias que fazem vista grossa para o conjunto de sintomas apresentado pelos pequenos. “Eles são prejudicados pelo preconceito. Há pais que não aceitam, escolas que acham que o aluno é ‘levado’ e só. Outras instituições são resistentes, se recusam a adaptar os currículos para acolher quem tem TDAH. Afinal, dá trabalho e exige paciência.”

Com o diagnóstico em mãos, a dra. Renata explica que o tratamento passa a depender da psicoeducação da família da criança – que precisará entender o que é o transtorno, quais são as dificuldades e necessidades em casa e na escola – e da terapia.

Advertisement

“De acordo com os guidelines da Academia Americana de Pediatria e da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente, até os cinco anos é recomendada a terapia comportamental associada a medidas psicoeducacionais. A partir dos seis, esse tratamento pode incluir medicamentos. Os mais usados são os psicoestimulantes, mas tudo depende do caso em questão. A escolha terapêutica deve ser individualizada, levando em conta a idade, as condições familiares e as comorbidades comumente apresentadas por esses pacientes.”

“Caso o tratamento seja negligenciado”, alerta o dr. Ciro, “duas coisas podem acontecer: a menina, o menino se adapta ao TDAH, certamente com algum sofrimento, ou tem início uma piora progressiva dos sintomas, que pode acabar em transtornos de conduta. Anos depois, quando a criança for um adolescente, um adulto, é possível que ela se exponha a mais riscos do que as outras pessoas, que se torne dependente de diversas substâncias e que tenha insucesso na vida afetiva e na profissional.”

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil9 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes12 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade12 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes12 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial12 horas ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial13 horas ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade13 horas ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Advertisement
cinema

Populares