No Dia Nacional do Diabetes, Secretaria da Saúde alerta para prevenção, diagnóstico precoce e adoção de hábitos saudáveis diante do avanço da doença.
O número de atendimentos relacionados ao diabetes na rede pública de saúde de São Paulo registrou um crescimento expressivo nos últimos anos. Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), por ocasião do Dia Nacional do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (26), mostram que os procedimentos ambulatoriais praticamente dobraram entre 2024 e 2025.
Segundo o levantamento, foram realizados 108.174 atendimentos ambulatoriais relacionados ao diabetes em 2025, contra 54.974 procedimentos registrados em 2024, representando um aumento de aproximadamente 97%.
As internações hospitalares também cresceram. Em 2025, foram contabilizadas 26.426 internações, frente às 23.611 registradas no ano anterior, alta de cerca de 12%.
Somente entre janeiro e abril de 2026, a rede estadual já contabilizou 48.178 atendimentos ambulatoriais e 8.107 internações hospitalares relacionadas à doença.
Mudanças no estilo de vida impulsionam aumento dos casos
Especialistas apontam que o crescimento dos casos está diretamente relacionado às mudanças no estilo de vida da população.
Entre os principais fatores de risco estão:
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Envelhecimento da população;
- Consumo frequente de alimentos ultraprocessados;
- Hábitos alimentares inadequados.
Os efeitos da pandemia de Covid-19 também contribuíram para esse cenário, com redução da prática de atividades físicas e piora na qualidade da alimentação.
Segundo Eduardo Canteiro Cruz, médico geriatra e diretor clínico do AME Idoso Sudeste, diversos fatores se somam para explicar o avanço da doença.
“O aumento dos casos de diabetes na população é impulsionado pelo rápido envelhecimento populacional, pelas altas taxas de obesidade e pelo sedentarismo. As mudanças nos hábitos alimentares, com maior consumo de alimentos ultraprocessados, e os impactos residuais da pandemia também agravam esse cenário”, explica.
Diabetes pode provocar complicações graves
Quando não é diagnosticado precocemente ou permanece sem controle adequado, o diabetes pode causar diversas complicações de saúde.
Entre os principais problemas associados à doença estão:
- Infarto;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Insuficiência renal;
- Perda da visão;
- Neuropatias;
- Feridas de difícil cicatrização;
- Amputações de membros.
Por isso, especialistas reforçam a importância do acompanhamento médico e do controle da glicemia.
Alimentação saudável e atividade física ajudam na prevenção
De acordo com a Secretaria da Saúde, mudanças no estilo de vida continuam sendo a principal estratégia para prevenir o diabetes tipo 2.
As recomendações incluem:
- Manter alimentação equilibrada;
- Consumir frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas magras;
- Reduzir o consumo de refrigerantes, doces e alimentos ultraprocessados;
- Praticar atividade física regularmente;
- Controlar o peso corporal;
- Dormir adequadamente;
- Realizar consultas médicas periódicas.
A orientação é que adultos pratiquem pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, enquanto crianças e adolescentes devem acumular cerca de 60 minutos diários de exercícios.
Segundo especialistas, uma redução entre 5% e 10% do peso corporal já pode diminuir significativamente o risco de desenvolvimento da doença em pessoas com fatores de risco.
UBSs são porta de entrada para diagnóstico e tratamento
O atendimento inicial aos pacientes com diabetes é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), responsáveis pelo diagnóstico, acompanhamento e encaminhamento quando necessário.
Para fortalecer a atenção primária, a Secretaria de Estado da Saúde informou que já repassou mais de R$ 1,5 bilhão aos 645 municípios paulistas por meio do programa IGM SUS Paulista.
Os recursos são destinados ao fortalecimento da rede básica de saúde e ao cumprimento de indicadores assistenciais relacionados ao controle de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
A Secretaria reforça que o diagnóstico precoce, aliado à adoção de hábitos saudáveis e ao acompanhamento médico regular, continua sendo a forma mais eficaz de reduzir complicações e melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com o diabetes.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98









