A Ford anunciou que a sua divisão Pro vai iniciar as vendas da E-Transit no Brasil no final de março nas versões furgão e chassi cabine, com preço a partir de R$ 542 mil, e que já foram comercializadas 300 unidades do modelo.
“A chegada da E-Transit é mais um passo importante na ampliação e diversificação da nossa linha de produtos para dar continuidade ao crescimento da Ford Pro, sempre com foco em oferecer a máxima rentabilidade para o negócio do cliente”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
De acordo com a Ford, as versões da E-Transit são fabricadas na Turquia e devem no curto prazo ter como clientes potenciais empresas e grandes frotistas focados em investir em operações mais sustentáveis, com menor emissão de CO2 e menor custo operacional. Nos próximos anos, com o incremento da adoção de veículos elétricos, ela deve atender também empresas menores atraídas pelos benefícios operacionais da eletrificação.
Ambas as versões da E-Transit equipadas com motor elétrico de 269 cavalos de potência, 430 Nm, tração traseira, torque instantâneo e capacidade volumétrica de até 15 m3 no furgão e de até 21 m3 na chassi, quando implementada com baú similar ao da versão a combustão.
Sua autonomia no ciclo WLTP, o mais usado na Europa, é de 317 quilômetros. Acontece que no ciclo PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular sugere uma redução de 30%, chegando, portanto, a uma autonomia de 220 quilômetros – a divisão Ford Pro afima que em testes o modelo rodou 260 quilômetros, carregado.
Sua bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas, usando conector do tipo 2, com um sistema de gerenciamento de carga que otimiza a sua vida útil.
A Ford E-Transit traz tecnologias semiautônomas que reduzem o risco de colisões, como sistema de frenagem autônoma, além de controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360°.
Também é a única com os modos de condução Normal, Econômico e Escorregadio, que junto com o sistema de regeneração de energia contribuem para a segurança e menor custo operacional. O modem de conectividade fornece dados confiáveis e precisos para auxiliar o condutor e a gestão do administrador da frota.
“A E-Transit oferece vantagens que vão muito além das emissões zero. O custo de posse é uma delas. O seu trem de força tem 86% menos peças de desgaste que o da versão a diesel e, combinado com o uso da energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor”, explica Matias Guimil, gerente de Estratégia de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
A E-Transit Furgão dispõe de quatro modelos com diferentes capacidades de carga volumétrica: L2H2, com 9,5 m3; L2H3, com 10,7 m3; L3H3, com 12,4 m3; e L4H3, com 15 m3. Ela tem PBT de 3,5 toneladas, que permite a condução com CNH B, e sua capacidade de carga varia de 800 a 1.000 quilos. Já a E-Transit Chassi tem versões com PBT de 3,5 e 4,2 toneladas e capacidade de carga de 1.300 a 2.100 quilos.
A versatilidade da E-Transit permite o desenvolvimento de projetos de modificação para atender também o transporte de passageiros e outros usos específicos, como ambulâncias. Tanto a furgão como a chassi contam com garantia de três anos, ou 100.000 quilômetros, e cobertura de oito anos ou 160.000 quilômetros para a bateria.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Mercado ganha novas opções de bandejas de suspensão para reposição
A Marelli Cofap Aftermarket anuncia o lançamento novos códigos de bandejas de suspensão para automóveis que atendem modelos das marcas Chrysler, Fiat, Hyundai e Nissan. Com a ampliação do portfólio, a marca Cofap passa a oferecer mais de 350 códigos que cobrem praticamente toda a frota nacional de veículos de passeio.
Considerada um dos principais componentes do sistema de suspensão de um veículo, a bandeja tem a função primordial de ser um ponto de ligação direta entre os conjuntos das rodas, que incluem sistema de freio, mola e amortecedor, e o chassi do veículo.
Roubos e furtos de veículos crescem na Região Metropolitana de São Paulo em 2023
Os índices de roubo e furto de veículos na Região Metropolitana de São Paulo aumentaram 8,2% em 2023 em comparação com o ano anterior.
Durante o período de janeiro a dezembro, foram registrados 57.501 casos em 2023, contrastando com os 53.154 casos do mesmo período em 2022, de acordo levantamento feito pela Ituran Brasil, a partir de dados apurados na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e validados com informações da empresa líder em monitoramento de veículos.
Bahrein é o palco de estreia da temporada mais longa da história da Fórmula 1
A Fórmula 1 retorna ao Bahrein para a primeira rodada da temporada de 2024, de quinta-feira, 29 de fevereiro, a sábado, 2 de março. Essa mudança foi feita pela Fórmula 1 para acomodar o início do Ramadã, no segundo domingo de março.
Em razão da programação habitual do fim de semana do GP ser antecipada em um dia, como será o caso também no fim de semana seguinte, na Arábia Saudita, teremos duas sessões de treinos livres na quinta-feira, TL3 e classificação na sexta-feira, depois o GP propriamente dito no sábado.
Tonalidade preta e dinâmica é a “Cor Automotiva Global” de 2024
A Axalta Coating Systems revelou a “Cor Automotiva Global” de 2024: “Starry Night”, com flocos de azul claro e prata que evocam a expansão do espaço. A tonalidade preta simboliza a imaginação audaciosa e o desejo de alcançar novos horizontes, que transcende os limites entre os estilos de design clássico e moderno ao harmonizar com diversas cores, acabamentos, padrões e texturas.
“O preto é a segunda cor automotiva mais popular globalmente, e estamos entusiasmados em apresentar uma tonalidade preta como nossa Cor Automotiva Global do Ano de 2024. Starry Night é uma representação única, onde o preto se torna brilhante e distinto. Esta tonalidade, cósmica e clássica ao mesmo tempo, reflete sempre o toque de inovação da Axalta”, afirma Dan Benton, Diretor Global de Marketing de Cores da Axalta.
BYD inaugura plataforma de vendas online para o Dolphin Mini
O BYD iniciou a pré-venda do Dolphin Mini de maneira totalmente digital na plataforma de e-commerce Mercado Livre, com bônus de R$ 10 mil para os primeiros compradores.
“Poder vender nossos carros online é levar ao consumidor a comodidade e o conforto de comprar um veículo em apenas poucos cliques e não poderia ser outro modelo senão o Dolphin Mini, nosso segundo game-changer do mercado depois do Dolphin”, explicou Henrique Antunes, diretor de vendas da BYD do Brasil.
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação e Sérgio Dias
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98