Publicidade
Economia

Taxas de juros: será que o valor está de acordo?

Saber gerenciar as finanças do seu negócio é fundamental para expandir suas atividades e poder oferecer um serviço de melhor qualidade. Porém, nem sempre o capital se faz presente, e assim a solução é contratar uma linha de crédito que não tenha juros altos. 

Afinal, caso perca o controle da dívida, o empreendedor terá problemas para cumprir seus compromissos com fornecedores e funcionários, o que só complica a situação.

Pensando nisso, trazemos alguns cuidados necessários na hora de recorrer a um empréstimo ou financiamento, bem como formas de analisar se a taxa de juros está de acordo:

  1. Conhecer as taxas do mercado: no site do Banco Central é possível consultar as taxas médias de juros. Assim, pode-se conhecer os números de cada linha de crédito, permitindo ao empresário descobrir qual negociação será mais benéfica para o seu empreendimento, evitando uma eventual dívida por conta de taxas altas.
  2. Analisar as garantias de cada instituição: para escapar da inadimplência, cada banco ou empresa de crédito tem seus procedimentos. Quanto mais alto o empréstimo, maior será a preocupação com prejuízos. Assim, os juros serão menores caso o cliente tenha bens que possam quitar uma possível dívida, dando várias possibilidades na hora de pagar as taxas do empréstimo ou do financiamento. Ainda, a garantia permite negociar uma taxa de acordo com a sua realidade financeira, algo bastante útil num momento de instabilidade econômica.
  3. Atenção aos contratos de cada instituição: tanto por inexperiência quanto por excesso de confiança, a taxa de juros pode acabar sendo ignorada em algum momento, um erro que deve ser evitado ao máximo para não comprometer seus negócios. Com isso em mente, uma assistência jurídica (que pode ser prestada por uma cooperativa ou sindicato, por exemplo) pode ajudar e muito, dando mais segurança na hora de contratar um empréstimo financeiro.
  4. Saber qual a melhor opção para o seu negócio: quando o assunto é buscar recursos financeiros, acaba sendo mais comum ir atrás de um banco, porém existem outras alternativas. Entre elas, as empresas de crédito voltadas especificamente para um setor do mercado; com este tipo de instituição, pode-se buscar valores e taxas de acordo com a sua área, facilitando na hora de comprar um maquinário novo ou construir um novo espaço para sua empresa, por exemplo.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...