Economia

Empréstimo financeiro: como fazer seu empreendimento crescer?

dinheiro

Quando o assunto é estimular o crescimento dos seus negócios, existem muitas possibilidades. Entre elas, temos o empréstimo financeiro que, para surpresa de alguns, não é apenas uma solução de emergência para gastos que não foram previstos.

Por exemplo: o empreendedor quer melhorar o alcance da sua empresa, abrindo um novo ponto ou oferecendo um serviço, porém não tem capital para isso; é aí que um bom empréstimo pode ser a solução. Claro, tudo isso com o devido planejamento e uma boa avaliação para que não haja prejuízo.

Abaixo, falamos sobre as situações em que um empréstimo pode ser útil, bem como dicas para você manter as finanças do seu negócio em dia com esta mesma solução. Confira:

  1. Avaliar as finanças: para que a escolha seja acertada, é necessário avaliar cada detalhe das finanças primeiro. Entre eles, a liquidez (capacidade da empresa de pagar seus compromissos no prazo correto). Faça uma lista com tudo que a empresa irá receber e pagar nos próximos meses, com a certeza de que o valor a receber seja maior que o valor a pagar. Assim, você poderá manter o controle das finanças para conseguir lucrar e arcar com as dívidas feitas.
  • Recorrer a soluções financeiras: vamos imaginar que você quer modernizar seu negócio, colocando um novo sistema ou melhorando sua infraestrutura. Mas, para isso precisa de capital, que pode ser obtido em um banco ou empresa de crédito. Assim, você pode buscar uma instituição que seja voltada para o setor do seu negócio, pensando na realidade de cada mercado.
  • Fazer um bom planejamento: embora a dica possa parecer óbvia, planejamento é a palavra-chave que um empreendedor deve ter em mente. Liste os objetivos da empresa, quais os tipos de crédito disponíveis e faça um balanço da situação financeira. Tendo todos os custos na ponta do lápis, é possível ter um plano de negócios de acordo com sua realidade, e assim as chances de acontecer algo errado serão bem menores.

Atenção para a troca de dívidas: se você já fez um empréstimo, mas por qualquer motivo que seja, não consegue pagá-lo, você provavelmente está preocupado em como cumprir a dívida sem prejuízos, e assim já não pensa na expansão da empresa ou qualquer coisa do tipo. Entre as alternativas, pode-se recorrer a outra instituição e pedir um empréstimo que cubra a primeira dívida; claro, leve em conta as taxas de juro e facilidades de pagamento caso faça isso, analisando com calma quais instituições podem te ajudar melhor. Assim, você evita fazer dívidas que não trarão benefícios, ou novas dívidas que você não conseguirá pagar.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98