O preço do botijão de gás está em alta em todo o país. Desde o início do ano, já foram anunciados quatro reajustes no preço para as distribuidoras, levando a um impacto direto no bolso dos brasileiros. Para enfrentar esse aumento é importante fazer uso inteligente do gás na cozinha, e com cuidados simples na hora de preparar as refeições é possível diminuir o gasto da família com a compra do botijão.

Confira algumas dicas para te ajudar a economizar gás no dia a dia.

Pré-aqueça o forno apenas o tempo necessário.
Muitos preparos realizados em forno requerem um pré-aquecimento, mas as boas receitas indicam quanto tempo e em qual temperatura a pessoa deve realizá-lo. Por isso, é fundamental prestar atenção na informação correta, para não deixar mais tempo que o necessário e desperdiçar gás.

Use a panela correta
Algo que acontece com muita frequência, na correria do dia a dia,é não usar as panelas de tamanho correto para o alimento que se está cozinhando. Por exemplo, se utilizar uma panela maior do que o essencial, sem que o alimento preencha todo o fundo, parte do calor é desperdiçado e acaba-se gastando gás à toa. Panelas antigas, com amassos ou fundo gastos, também atrapalham o processo e consomem mais gás.

Pesquise na hora de comprar
Quando o gás acaba no meio do preparo do almoço ou jantar, a urgência para repor o botijão fala mais alto e, em muitos casos, a família acaba não pesquisando, paga mais caro ou adquire um produto de qualidade inferior. Hoje já existem formas práticas e rápidas de fazer a pesquisa aliando preço e qualidade, como o Chama. Pelo site (chama.com.br) ou pelo aplicativo é possível comparar ofertas, marcas e tempos de entrega em diferentes revendedores, fazer o pedido e receber o gás em casa sem frete ou taxa extra.

Utilize o vapor
Enquanto se está fazendo algum alimento, é possível utilizar o vapor que está saindo da panela para cozinhar legumes, por exemplo. Tudo o que precisa é uma escorredora metálica. Cortar a comida em pedaços menores também ajuda, pois ficará pronto mais rápido.

Mantenha o forno fechado
Muita gente tem o costume de ficar abrindo o forno frequentemente quando se está usando para cozinhar algo, porém, isso faz com que ele perca calor e a temperatura interna diminui, levando o fogão a ter que trabalhar mais tempo para terminar o cozimento.

Sobre o Chama
O Chama é um marketplace que conecta clientes a revendedores de botijões de gás. Lançada em dezembro de 2016, a empresa reúne em um único ambiente mais de 2.000 revendedores regulamentados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Em apenas alguns cliques o usuário pode solicitar o serviço oferecido pela empresa e escolher o fornecedor que mais lhe agradar – selecionando informações como: preço cobrado, tempo de entrega e marca do produto. O serviço está presente em São Paulo, Brasília, Recife, Florianópolis, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.