Connect with us

Culinária

Chef Gino Contin revela o segredo das Pizzas Napolitanas

Publicado

em

Com massa de longa fermentação, pizzaiolo ensina a preparar Pizzas de Flor de Abóbora e Mortadela e uma versão doce, a Pizza de Torta de Limão

Pizza é uma paixão nacional, tanto que o Brasil está entre os países que mais consumem essa delícia italiana, com uma produção diária de cerca de 1,7 milhões redondas. Um dos segredos para deixar essa delícia ainda mais gostosa é prepará-la com uma massa de longa fermentação, o que faz com que ela fique extremamente leve e com uma borda super crocante.

Para quem quer fazer esse tipo de pizza em casa, o chef Gino Contin nos dá receita da sua massa que deve fermentar, no mínimo, por 12 horas fora da geladeira para ficar perfeita.

Ele explica que usar uma farinha 00 e respeitar esses prazos é muito importante para atingir o verdadeiro sabor da pizza napolitana. “Depois que a massa está pronta, ela precisa fermentar por 12 horas fora da geladeira e por mais 24 horas sob refrigeração para conseguir maturar e completar todo o ciclo de longa fermentação, o que vai deixar a pizza muito mais saborosa”, explica o chef que é proprietário do Maverick Thematic Music Bar.

Para quem quer aproveitar o fim de semana e ir para a cozinha, além da receita da massa, o Gino também ensina duas versões super diferentes. A primeira é uma Pizza de Mortadela, inspirada no famoso sanduíche do Mercadão de São Paulo. Além do embutido, ela leva queijo prato, um toque de erva-doce e gotas e raspas de limão siciliano. Já, a segunda opção, é uma versão “napolitana” da Torta de Limão que, além irresistível, é ideal para a sobremesa.

Confira as sugestões e aproveite para colocar a mão na massa:

MASSA DE PIZZA DE LONGA FERMENTAÇÃO

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo, de preferência italiana 00

600ml de água

3g de fermento seco

30g de sal

Semolina ou fubá para abrir a massa

Modo de preparo:

Massa: Separe um pouco da água para dissolver o sal. Coloque o restante da água numa tigela e acrescente os ingredientes secos aos poucos. Quando chegar na metade dos ingredientes, coloque a água com sal e depois o restante da farinha. Sove a massa e deixe descansar em recipiente fechado por 12h. Caso queira fazer longa fermentação, deixe por mais 24 horas na geladeira.  Divida a massa fermentada em quatro partes e boleie. Polvilhe uma superfície com semolina ou fubá e abra uma das partes da massa com as mãos marcando a borda da pizza com os dedos. Coloque em uma forma de pizza e leve para assar em forno alto por 10 a 12 minutos.

PIZZA DE FLOR DE ABÓBORA

Ingredientes:

350 g de massa de longa fermentação para pizza napolitana

220 g ou 6 fatias de muçarela em fatias

250 g de ricota fresca

100g de Grana Padano

6 flores de abóbora

150g de passata de tomate pelado

2 claras de ovo

50g folhas de hortelã

1 limão

Flores comestíveis para decorar

Modo de preparo:

Recheio da flor de abobora: Faça uma pasta de ricota fresca (250g), grana padano ralado (150g), gema (2), hortelã e raspa de limão. Essa pasta é usada para rechear a flor de abóbora e também para cobrir a pizza junto com a muçarela especial. Montagem da Pizza: Abra uma massa napolitana de 350g, no formato redondo de 35 cm. Passe a passata de tomate, coloque as fatias de muçarela, o restante da pasta de ricota e disponha seis flores de abóbora recheadas. Unte as flores com azeite para não queimar e finalize com hortelã. Leve a pizza ao forno para assar. Após assada acrescente algumas flores comestíveis para deixar a pizza ainda mais bela e saborosa.

PIZZA DE MORTADELA, ERVA DOCE E LIMÃO SICILIANO

Recheio:

350 g de massa de longa fermentação para pizza napolitana

15 fatias de mortadela com pistache

270 g ou 8 fatias de queijo prato

1 limão siciliano

Erva doce fresca

150g de tomate pelado amassado

Modo de preparo:

Abra a massa napolitana de 350g no formato redondo de 35 cm marcando a borda com os dedos. Espalhe a passata de tomate sem subir nas bordas. Coloque as fatias de queijo prato sobre o molho e leve ao forno para assar até um pouco antes dela estar bem assada. Coloque as fatias do queijo prato sobre a massa e as fatias de mortadela em pequenos pacotinhos cobrindo todo o queijo. Volte ao forno para terminar de assar. Após tirar a pizza do forno, esprema meio limão siciliano e coloque ramas de erva doce picada sobre a mortadela.

PIZZA DE TORTA DE LIMÃO

Ingredientes:

350 g de massa de longa fermentação para pizza napolitana

1 lata de leite condensado

100 ml de suco de limão

3 claras em neve

200g de açúcar

Raspas de limão

Modo de preparo:

Acrescente o suco de limão aos poucos sobre o leite condensado, misturando de baixo para cima até dar o ponto.  Comece a bater as claras em neve na batedeira em velocidade baixa. Vá aumentando e acrescente o açúcar aos poucos até atingir o ponto de merengue. Montagem: Cubra o disco da pizza com a mousse de limão e espalhe o merengue por cima. Use o maçarico para dourar o merengue e polvilhe com as raspas de limão para finalizar.

SOBRE O MAVERICK THEMATIC MUSIC BAR

o Maverick Thematic Music Bar abriu as portas na cidade de Limeira em 2002. Naquela época o lugar era um dos poucos bares temáticos do Brasil e um dos primeiros do interior paulista a seguir essa tendência americana, com sua decoração com memoromobília sobre carros antigos e música de qualidade, reunindo o melhor das décadas de 50 a 70.

Não demorou muito para o bar se tornar um point para os amantes de carros antigos que faziam seus encontros e expunham suas máquinas no local. Em relação à gastronomia, a casa começou oferecendo comidas de boteco e uma farta carta de cervejas importadas que eram raridade na época e, ao longo desses anos, o Mav se tonou uma das mais conceituadas pizzarias napolitanas do Brasil comanda pelo chef Gino Contin Júnior, seu fundador que também implementou no lugar uma adega especializada em rótulos brasileiros e de vinhos fora do mainstream.

Hoje, com 18 anos, o Maverick consolidou sua vocação como centro etílico, gastronômico e cultural, promovendo também cursos de pizzas napolitanas com o intuito de ampliar o conhecimento das pessoas sobre essa cultura, atendendo alunos de todo o país e marcando presença nas redes sociais com várias receitas autorais criadas pelo chef.

Culinária

Dicas para a omelete ficar mais saborosa usando temperos

Publicado

em

Sabe aqueles dias que você está com pressa e sem muitas opções na geladeira? A omelete, prato que foi batizado na França, é um trunfo na cozinha, pois seu preparo é fácil, rápido, nutritivo e com poucos ingredientes é possível ter uma variedade de resultados. Especialista em temperos naturais e marca da General Mills, a Kitano mostra como dar um up na omelete colocando apenas umas pitadas de sabor.

A naturalidade das ervas, pimentas, especiarias e outros temperos possibilita um toque especial à omelete e deixa a refeição ainda mais gostosa. Quer saber como? Então veja as dicas de como temperar e divida sua receita com a gente marcando @Kitano.Brasil com a hashtag #ReceitasKitano nas redes sociais.

Omelete com Cebolinha Verde e Salsa

Os temperos de cebolinha e salsa combinam com queijo mussarela, presunto, e azeitonas. Essa pode se tornar uma super refeição bem simples e rápida de fazer. Aqueça o azeite em uma frigideira, despeje a mistura batida dos ovos, os temperos e as azeitonas e depois distribua o presunto e o queijo na metade da omelete, dobrando uma parte sobre a outra. Doure até o queijo derreter. Nota 10!

Omelete com Cebola, Alho e Salsa

A cebola e o alho realçam o sabor dos alimentos, enquanto a salsa Kitano, por ser uma folha, valoriza o aroma da refeição. A junção desses sabores traz novo sentido à omelete, seja ela simples ou acompanhada de outros ingredientes. Na velocidade do dia, os temperos servem como “recheio” da omelete e transformam o ovo em uma refeição saborosa. Quer levantar o sabor e deixar o prato mais refrescante? Uma opção é colocar pitadas de coentro em pó Kitano.

Omelete com Pimenta-do-Reino

A pimenta-do-reino dá uma acentuação picante à omelete, suavizando o protagonismo dos ovos. Esse tempero acrescenta sabor à refeição e combina com ingredientes como tomate, queijo branco ou queijo prato e peito de peru. Uma dica: você pode também colocar cebolinha verde na hora de bater a pimenta-do-reino com os ovos.

Omelete com Orégano

Com uma pitada de orégano, o sabor da omelete alcança novos sentidos. A erva aromática também é capaz de trazer certa picância ao prato e transformar o paladar dos ovos Para quem tem a ideia que orégano é só na pizza, essa é uma dica de variar na cozinha.. Se você servir a omelete com uma saladinha de acompanhamento vai ficar com cara de prato principal sem muito esforço. Que tal adicionar frango desfiado para deixar a omelete ainda mais completa?

Omelete com Manjericão

Opção para quem quer diminuir a carne do cardápio, essa omelete fica parecendo uma pizza marguerita com tomates cereja, manjericão Kitano, queijo e, é claro, ovos. Também pode ser colocado pimenta branca. O preparo é fácil: misture os ovos, pimenta branca e um pouco de manteiga em um recipiente. Coloque a mistura em uma frigideira com pouco de manteiga. Cozinhe por alguns minutos e adicione o manjericão, queijo e tomates cortados na metade. Deixe cozinhar mais um pouco para que o queijo derreta. Pronto!

Sua refeição fica muito mais saborosa com temperos, ervas e especiarias da Kitano. Para mais informações, acesse: www.kitano.com.br/

Continue Lendo

Culinária

Receita de Biomassa de Banana Verde

Publicado

em

Sim! É possível ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes e com ingredientes de preços acessíveis. 

“Muitas pessoas acreditam que para comer de forma saudável é necessário gastar muito, mas não é verdade. Conseguimos obter todos os ingredientes de uma alimentação simples e fácil”, afirma a Chef Elaine Prado.

Ingredientes

  • 1 dúzia de bananas nanica ou prata extremamente verdes e duras

Modo de Preparo

  1. Separe as bananas e mantenha os talos.
  2. Higienize as bananas.
  3. Coloque as bananas na panela de pressão cubra com água
  4. Leve ao fogo até levantar fervura, depois espere até 7 a 8 minutinhos para sair a pressão e retirar as bananas.
  5. Assim que levantar fervura, adicione as bananas verdes, com casca.
  6. Se sua panela de pressão for de 4,5 litros faça metade de cada vez.
  7. A água deve estar fervendo para que haja o “choque térmico”.
  8. Tampe a panela e deixe em fogo alto até começar a pressão. Assim que a pressão iniciar, diminua o fogo e conte 8 minutos.
  9. Desligue e retire a pressão.
  10. Quando a pressão sair por completo, retire as bananas uma a uma e em seguida com a ajuda de um garfo e uma faca, tire as cascas de cada banana quente.
  11. Coloque em um liquidificador ou processador e bata (as bananas não podem esfriar), a massa (biomassa) fica espessa.
  12. Se optar por liquidificador bata 3 bananas por vez para não forçar o motor.
  13. A biomassa pode ser conservada na geladeira por até 4 dias em potes higienizados.
  14. Se preferir congelar, assim que bater as bananas coloque-as em forminhas de gelo e deixe no freezer, assim que congelar transfira para um pote hermético os cubinhos de biomassa e mantenha em freezer por até 4 meses.

A Personal Chef Elaine Prado após a formação clássica resolveu se especializar em Gastronomia Funcional, pensando na saúde para os paladares mais apurados. Inspirada na comida afetiva e saudável das mulheres de sua família, iniciou a construção da GOHAPPYHEALTH. marca presença desde então em todos os eventos sobre o tema: congressos, reuniões com nutricionistas funcionais, médicos com a mesma linha de trabalho sobre a importância do alimento no tratamento de doenças. Tem formação em gastronomia saudável pela Raízes Escola de Culinária Saudável; especialização em Personal Chef pela Escola Fran Tonello, em gastronomia funcional e holística; e, por último, Elaine é formanda da Natural Chef.

Continue Lendo

Culinária

Frio chegou: confira receitas de sopas para se esquentar

Publicado

em

Se existe algo que combina com inverno é sopa quentinha. Nutritiva, saborosa e na temperatura perfeita para aquecer o corpo, são refeições que têm ainda outras vantagens: o preparo é fácil, rápido e podem ser servidas para várias pessoas.

Mais do que uma refeição completa, a sopa é um atrativo para reuniões entre familiares e amigos quando as temperaturas caem. Pensando nisso, a Kitano, marca da General Mills que possui um portfólio completo com diversas soluções para uso culinário, separou duas receitas de sucesso nas mesas: sopa de Frango com Abóbora e Açafrão-da-Terra, e sopa de Ervilha com Salsa e Cebolinha Verde.

Bom, o frio chegou. Agora o preparo é com você! Bom apetite!

Sopa de Frango com Abóbora e Açafrão-da-Terra

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

● 2 colheres (sopa) de margarina
● 1 cebola pequena picada
● 2 dentes de alho amassados
● 200g de peito de frango cortado em cubos pequenos
● 1 colher (chá) de Açafrão-da-Terra Kitano
● 2 xícaras (chá) de abóbora de pescoço cortada em cubos pequenos
● 1 colher (chá) de sal
● 4 xícaras (chá) de água
● 1 xícara (chá) de macarrão para sopa tipo padre nosso

Preparo: Em uma panela, aqueça a margarina em fogo médio e refogue a cebola e o alho. Junte o frango e refogue por mais 3 minutos ou até dourar. Coloque o Açafrão-da-Terra Kitano e misture rapidamente. Adicione a abóbora e refogue por mais 3 minutos. Junte o sal, a água e cozinhe por 15 minutos ou até ficar macio, mexendo de vez em quando. Acrescente o macarrão e cozinhe por mais 6 minutos ou até ficar macio. Sirva em seguida.

Dica: Se desejar, polvilhe queijo parmesão ralado para servir.

Sopa de Ervilha com Salsa e Cebolinha Verde

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 2 porções

Ingredientes:

● 3 colheres (sopa) de azeite
● 1 cebola pequena picada
● 2 dentes de alho amassados
● 2 xícaras (chá) de ervilha congelada
● 2 xícaras (chá) de água fervente
● 1 colher (chá) de sal
● 1 colher (chá) de Salsa Kitano
● 1 colher (chá) de Cebolinha Verde Kitano

Preparo: Em uma panela, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho. Junte a ervilha, a água e o sal, tampe a panela e cozinhe por 5 minutos. Bata a ervilha com o caldo no liquidificador até obter mistura cremosa. Volte para a panela e cozinhe por mais 3 minutos ou até ferver. Acrescente a Salsa e a Cebolinha Verde Kitano e misture. Regue com o restante do azeite. Sirva em seguida.

Dica: Pique fatias de bacon, coloque em uma frigideira e leve ao fogo até ficarem crocantes. Coloque sobre papel toalha para retirar o excesso de gordura. Pique com a faca, formando uma farofinha. Sirva sobre a sopa.

Para conferir essas e outras receitas de Kitano, acesse o site: www.kitano.com.br/receitas-culinarias/

Sobre a Kitano
Líder nacional no segmento de temperos naturais e com mais de 60 anos de história no Brasil, a Kitano possui um portfólio completo com diversas soluções para uso culinário, sendo mais de 30 tipos de ervas, especiarias, pimentas, temperos 100% naturais e sem conservantes, além de temperos prontos, molhos e sopas. Com ingredientes cuidadosamente selecionados ao longo de toda cadeia de insumos, Kitano inspira e engaja os consumidores brasileiros na descoberta e criação de novos sabores, permitindo ainda mais ideias para diversos tipos de receitas.

Continue Lendo

Populares