Culinária

Chef Gino Contin revela o segredo das Pizzas Napolitanas

Com massa de longa fermentação, pizzaiolo ensina a preparar Pizzas de Flor de Abóbora e Mortadela e uma versão doce, a Pizza de Torta de Limão

Pizza é uma paixão nacional, tanto que o Brasil está entre os países que mais consumem essa delícia italiana, com uma produção diária de cerca de 1,7 milhões redondas. Um dos segredos para deixar essa delícia ainda mais gostosa é prepará-la com uma massa de longa fermentação, o que faz com que ela fique extremamente leve e com uma borda super crocante.

Anuncio


Para quem quer fazer esse tipo de pizza em casa, o chef Gino Contin nos dá receita da sua massa que deve fermentar, no mínimo, por 12 horas fora da geladeira para ficar perfeita.

Ele explica que usar uma farinha 00 e respeitar esses prazos é muito importante para atingir o verdadeiro sabor da pizza napolitana. “Depois que a massa está pronta, ela precisa fermentar por 12 horas fora da geladeira e por mais 24 horas sob refrigeração para conseguir maturar e completar todo o ciclo de longa fermentação, o que vai deixar a pizza muito mais saborosa”, explica o chef que é proprietário do Maverick Thematic Music Bar.

Para quem quer aproveitar o fim de semana e ir para a cozinha, além da receita da massa, o Gino também ensina duas versões super diferentes. A primeira é uma Pizza de Mortadela, inspirada no famoso sanduíche do Mercadão de São Paulo. Além do embutido, ela leva queijo prato, um toque de erva-doce e gotas e raspas de limão siciliano. Já, a segunda opção, é uma versão “napolitana” da Torta de Limão que, além irresistível, é ideal para a sobremesa.

Confira as sugestões e aproveite para colocar a mão na massa:

MASSA DE PIZZA DE LONGA FERMENTAÇÃO

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo, de preferência italiana 00

600ml de água

3g de fermento seco

30g de sal

Semolina ou fubá para abrir a massa

Modo de preparo:

Massa: Separe um pouco da água para dissolver o sal. Coloque o restante da água numa tigela e acrescente os ingredientes secos aos poucos. Quando chegar na metade dos ingredientes, coloque a água com sal e depois o restante da farinha. Sove a massa e deixe descansar em recipiente fechado por 12h. Caso queira fazer longa fermentação, deixe por mais 24 horas na geladeira.  Divida a massa fermentada em quatro partes e boleie. Polvilhe uma superfície com semolina ou fubá e abra uma das partes da massa com as mãos marcando a borda da pizza com os dedos. Coloque em uma forma de pizza e leve para assar em forno alto por 10 a 12 minutos.

PIZZA DE FLOR DE ABÓBORA

Ingredientes:

350 g de massa de longa fermentação para pizza napolitana

220 g ou 6 fatias de muçarela em fatias

250 g de ricota fresca

100g de Grana Padano

6 flores de abóbora

150g de passata de tomate pelado

2 claras de ovo

50g folhas de hortelã

1 limão

Flores comestíveis para decorar

Modo de preparo:

Recheio da flor de abobora: Faça uma pasta de ricota fresca (250g), grana padano ralado (150g), gema (2), hortelã e raspa de limão. Essa pasta é usada para rechear a flor de abóbora e também para cobrir a pizza junto com a muçarela especial. Montagem da Pizza: Abra uma massa napolitana de 350g, no formato redondo de 35 cm. Passe a passata de tomate, coloque as fatias de muçarela, o restante da pasta de ricota e disponha seis flores de abóbora recheadas. Unte as flores com azeite para não queimar e finalize com hortelã. Leve a pizza ao forno para assar. Após assada acrescente algumas flores comestíveis para deixar a pizza ainda mais bela e saborosa.

PIZZA DE MORTADELA, ERVA DOCE E LIMÃO SICILIANO

Recheio:

350 g de massa de longa fermentação para pizza napolitana

15 fatias de mortadela com pistache

270 g ou 8 fatias de queijo prato

1 limão siciliano

Erva doce fresca

150g de tomate pelado amassado

Modo de preparo:

Abra a massa napolitana de 350g no formato redondo de 35 cm marcando a borda com os dedos. Espalhe a passata de tomate sem subir nas bordas. Coloque as fatias de queijo prato sobre o molho e leve ao forno para assar até um pouco antes dela estar bem assada. Coloque as fatias do queijo prato sobre a massa e as fatias de mortadela em pequenos pacotinhos cobrindo todo o queijo. Volte ao forno para terminar de assar. Após tirar a pizza do forno, esprema meio limão siciliano e coloque ramas de erva doce picada sobre a mortadela.

PIZZA DE TORTA DE LIMÃO

Ingredientes:

350 g de massa de longa fermentação para pizza napolitana

1 lata de leite condensado

100 ml de suco de limão

3 claras em neve

200g de açúcar

Raspas de limão

Modo de preparo:

Acrescente o suco de limão aos poucos sobre o leite condensado, misturando de baixo para cima até dar o ponto.  Comece a bater as claras em neve na batedeira em velocidade baixa. Vá aumentando e acrescente o açúcar aos poucos até atingir o ponto de merengue. Montagem: Cubra o disco da pizza com a mousse de limão e espalhe o merengue por cima. Use o maçarico para dourar o merengue e polvilhe com as raspas de limão para finalizar.

SOBRE O MAVERICK THEMATIC MUSIC BAR

o Maverick Thematic Music Bar abriu as portas na cidade de Limeira em 2002. Naquela época o lugar era um dos poucos bares temáticos do Brasil e um dos primeiros do interior paulista a seguir essa tendência americana, com sua decoração com memoromobília sobre carros antigos e música de qualidade, reunindo o melhor das décadas de 50 a 70.

Não demorou muito para o bar se tornar um point para os amantes de carros antigos que faziam seus encontros e expunham suas máquinas no local. Em relação à gastronomia, a casa começou oferecendo comidas de boteco e uma farta carta de cervejas importadas que eram raridade na época e, ao longo desses anos, o Mav se tonou uma das mais conceituadas pizzarias napolitanas do Brasil comanda pelo chef Gino Contin Júnior, seu fundador que também implementou no lugar uma adega especializada em rótulos brasileiros e de vinhos fora do mainstream.

Hoje, com 18 anos, o Maverick consolidou sua vocação como centro etílico, gastronômico e cultural, promovendo também cursos de pizzas napolitanas com o intuito de ampliar o conhecimento das pessoas sobre essa cultura, atendendo alunos de todo o país e marcando presença nas redes sociais com várias receitas autorais criadas pelo chef.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo