Coluna

Festa da Mandioca x Festa do Peão de Hortolândia

festa-da-mandioca-hortolandia

Diante da tragédia envolvendo animais e o tão polêmico assunto com relação aos possíveis maus tratos dos animais na arena uma pergunta surge e requer respostas: O que foi feito da tradicional festa da Mandioca, que não envolvia animais?

Anuncio


A Festa da Mandioca foi, durante muitos anos, um dos principais eventos que aconteciam no mês de agosto em Hortolândia. Além da população hortolandense, o evento recebia apreciadores de diversas cidades da região. Antes de ser cancelada, há aproximadamente nove anos, a Festa estava na 22º edição. O evento era organizado pela comunidade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Jardim Rosolém e chegou receber cerca de 100 mil pessoas, movimentando R$500 mil e gerando mais de 500 empregos diretos e indiretos. Eram utilizadas mais de 15 toneladas de mandioca para a preparação dos pratos típicos.

Em 2013 uma proposta foi apresentada pelo vereador John Lenon (PT) na qual tinha como objetivo criar uma comissão que cuidaria do retorno das festas tradicionais da cidade, inclusive a Festa da Mandioca e do Milho. A comissão criaria um modelo com normas e requisitos para a realização de pequenas e grandes festas. O grupo também ficaria responsável pelos critérios de segurança e pelas providências necessárias para que não ocorram imprevistos que culminem no cancelamento dos eventos.

A assessoria de imprensa da prefeitura, em contato por e-mail, disse que  “a Comissão Municipal para Coordenação de Grandes Eventos foi criada por meio de decreto, em 28 de janeiro deste ano, com a participação de membros de diversas secretarias municipais, a comissão tem a função de organizar grandes eventos (como a Festa do Migrante, por exemplo), adotando medidas de segurança, de acordo com a legislação e dando condições para que os eventos sejam realizados com sucesso”. Com relação à festa da Mandioca a assessoria relatou que “o evento realizado há alguns anos era uma programação particular, que recebe apoio da Prefeitura…” e que “O retorno da programação é uma decisão dos organizadores”.

FESTA DO MILHO
A tradicional Festa do Milho, em sua 11º edição, volta ao calendário 2014 da cidade. Festa que em 2013 foi cancelada por não cumprir alguns critérios de segurança. Organizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida do bairro Campos Verdes e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Hortolândia a 11ºFesta do Milho será realizada nos dias 7, 8, 14 e 15 de junho às 19h, na rua Benedito Cândido dos Reis, 156, Jardim Campos Verdes. (Saiba mais)

{fcomment}

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo