Connect with us

Rodeio

História do Rodeio em Hortolândia

rodeio

De acordo com o jornalista, historiador e presidente do Centro de Estudos Históricos Caminho das Tropas (CEHICAT) – Casa do Tropeiro de Sorocaba, Sérgio Coelho de Oliveira, cujo trabalho deu suporte para a pesquisa realizada pela Secretaria de Cultura para a exposição “Hortolândia: de trilha, passagem para tropeiros e os ventos nos levam ao rodeio”, exibida neste ano no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, os tropeiros realizavam durante suas paradas, como forma de lazer e também de valorização dos animais transportados, a doma de mulas para melhoria do valor nas feiras de muares. Os tropeiros também montavam e domavam os touros e cavalos, como forma de diversão e para facilitar o transporte desses animais. Tal prática deu origem ao atuais rodeios.

A exposição buscou mostrar a influência do tropeirismo na formação histórico-cultural do município. De acordo com a pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, no século 19, quando Hortolândia se chamava Jacuba, a cidade foi ponto de parada para tropeiros. Foram expostos objetos, materiais, utensílios e fotos antigas.

Anuncio

Na exposição também foi exibido um painel com um histórico do rodeio na cidade, que segue abaixo:

1987: Aconteceu o 1º rodeio na região da Vila Real. Nessa época, o evento era conhecido como “Circo Rodeio”.

Advertisement

1993: Nesse ano, aconteceram dois rodeios. Em abril, ocorreu no Jardim Amanda. No mês de maio, aconteceu o primeiro grande rodeio de Hortolândia, no Jardim Mirante, precisamente na Avenida da Emancipação, onde atualmente está localizado um Hipermercado.

1994 e 1996: O rodeio aconteceu na região do Jardim Amanda.

1997: Foi realizado o segundo grande rodeio na cidade, com os maiores shows da época, no local onde atualmente é a Escola Técnica de Hortolândia (ETEC), no Jardim Santana.

1998 a 2004: Aconteceram pequenos rodeios realizados nos bairros Jardim Adelaide, Jardim Novo Ângulo, Jardim Mirante e Jardim Amanda.

Advertisement

2005: Este ano marcou o retorno dos grandes rodeios em Hortolândia. O evento passou a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade e realizado em área próxima à entrada da cidade.

2007 – FESTA DO PEAO DE HORTOLANDIA 2007 – 3ª edição
Shows com Marcus Paulo & Maciel e o
23h – Show com Titãs
23h – Show com Rio Negro & Solimões
22:30h – Encerramento da Festa – Queima de Fogos e Show com Edson & Hudson

2008 – A 4ª edição do Rodeio de Hortolândia, a maior festa em comemoração do aniversário da cidade, realizada entre os dias 16 e 19 de maio, que ocorre na arena montada na Av. da Emancipação próximo a empresa EMS, entrou para a história das datas festivas do município. Em 2007, a festa alcançou um público de 34 mil pessoas demonstrando a grandiosidade do evento. Em quatro dias, as pessoas acompanharam a intensa e variada programação, já para este ano os organizadores do evento esperam atingir a marca de 45 mil pessoas.
Exaltasamba, Daniel, Bruno & Marone

2009 – 5ª Festa do Peão de Hortolândia

Advertisement

2010 – 6ª Rodeio de Hortolândia – a programação previa shows do grupo de pagode Pixote e Jeito Moleque (20/05), Hugo Pena e Gabriel (21/05), Maria Cecília e Rodolfo (22/05) e a dupla Victor e Léo (23/05).

2011 – 7ª Festa do Peão de Hortolândia

2012 – A 8ª Festa do Peão de Hortolândia ou Rodeio Hortolândia 2012, já tem data, com grande encerramento da dupla Humberto e Ronaldo, além de outros grandes nomes da música sertaneja como Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba e a estrela pop-sertaneja Luan Santana.

2013 – 9ª Festa do Peão de Hortolândia

Advertisement

2014 – 10ª Festa do Peão de Hortolândia

2015 – 11ª Festa do Peão de Hortolândia

2016 – 12ª Festa do Peão de Hortolândia

2017 – 13ª Festa do Peão de Hortolândia

Advertisement

2018 – 14ª Festa do Peão de Hortolândia

2019 – 15ª Festa do Peão de Hortolândia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Rodeio 2024

Conheça as novas representantes da Festa do Peão de Hortolândia 2024

15 finalistas rainha rodeio Hortolandia 2024 1

Hortolândia testemunhou a escolha de suas novas representantes de beleza na noite desta quinta-feira (18). O evento, parte da tradicional Festa do Peão de Hortolândia, coroou Ana Clara Simpatia, Dafne Cerino como Princesa, e Natasha Rocha como Rainha.

As jovens foram selecionadas de um grupo de 15 finalistas em uma competição acirrada. O júri, composto por sete membros, avaliou critérios como beleza, postura e simpatia para determinar as vencedoras. Entre os jurados estavam figuras notáveis como Daniela Vidoto da Academia X-Prime, Patrícia Marchi, Miss Brasil Mrs, e Rosely Nunes Silva da Universe Makeup.

Anuncio

De acordo com a jurada Rosely Nunes, “o processo foi desafiador, dada a alta qualidade das quinze candidatas; infelizmente, só podemos escolher três delas.”

O concurso foi organizado pela APM Produções e Eventos e aconteceu no Espaço Blue Eventos, reunindo um público significativo que apoiou as candidatas.

Advertisement

Paralelamente, o título de Rainha Mirim foi conquistado por Nicolle Gomes, e princesa mirim a Rafaela de Jesus destacando-se entre cinco candidatas pelos seus charmes e carismas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Rodeio

Conhecidos os vencedores do concurso Seletiva Sertaneja, em Hortolândia

Conhecidos os vencedores do concurso Seletiva Sertaneja

Na noite de ontem (09) foram conhecidos os vencedores do concurso Seletiva Sertaneja, em Hortolândia. Os artistas irão se apresentar no palco principal da Festa do Peão deste ano. Os artistas contaram com o apoio das suas torcidas, que compareceram em grande número e deram um show de animação.

O formato de avaliação foi o seguinte: em cada um dos dois blocos, os candidatos interpretaram uma música, acompanhados pelo grupo Quinteto Cultura. O repertório foi variado.

Anuncio

Os concorrentes apresentaram músicas de diferentes estilos da música sertaneja: clássicos, sofrência, romântico. 

Vencedores do concurso Seletiva Sertaneja

Os quatro artistas selecionados foram as cantoras Dezza, Isabella Valentina, Lilian Blumer e a dupla Guilherme e Diego. Dois dos selecionados farão a abertura do show da dupla Rionegro & Solimões, no dia 12/05. Os outros dois selecionados farão a abertura do show da dupla Guilherme & Benuto, no dia 19/05. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Rodeio 2024

Escolhidas as 15 finalistas à Rainha da Festa do Peão de Hortolândia

15 finalistas rainha rodeio Hortolandia 2024

Na noite da última quarta-feira, Hortolândia foi palco de um momento significativo para a cultura local e para o entretenimento regional: a seletiva do concurso da Rainha da Festa do Peão de 2024. Realizada no Brazuca Vibe, a seletiva destacou 15 mulheres para a fase final, dentre 60 candidatas inscritas. Este momento é um dos pontos altos dos preparativos para a festa, que tem grande importância não apenas como evento cultural, mas também pelo seu impacto no turismo e na economia local.

O processo de seleção, encabeçado por uma mesa de jurados de prestígio, contou com a participação de Adriano Monaco, Daniele da Xprime, e Daiane da Space Gold. A tarefa não foi fácil, dada a qualidade e o brilho das participantes, que disputaram acirradamente uma vaga entre as finalistas. No dia 18 de abril, as 15 selecionadas competirão pelos títulos de Rainha, Princesa, e Miss Simpatia, em um evento que promete ser um dos destaques do ano na cidade.

Anuncio

A Festa do Peão de Hortolândia, além de ser uma expressão viva da cultura local, proporciona um espaço para a celebração da beleza e do carisma, elementos essenciais na escolha da Rainha, da Princesa e da Miss Simpatia. Este concurso não apenas enaltece a beleza física, mas também destaca qualidades como simpatia, postura e elegância, fundamentais para representar o evento e a cidade durante um ano inteiro.

O evento de seleção e a grande final são aguardados com expectativa, tanto pelos participantes quanto pelo público, e são uma excelente oportunidade para reunir a comunidade, celebrar a cultura local e promover o turismo na região.

Advertisement

Programação da Festa do Peão de Hortolândia 2024

10 de maio (sexta-feira): Israel e Rodolffo
11 de maio (sábado): Henrique e Juliano
12 de maio (domingo): Rio Negro e Solimões
17 de maio (sexta-feira): Gusttavo Lima e Bruno e Denner
18 de maio (sábado): Manu Bahtidão
19 de maio (domingo): Guilherme e Benuto

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes9 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade13 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade15 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade16 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região16 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial20 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial21 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares