Connect with us

Policial

Quadrilha de roubo de carga aliciava motoristas para cometer crimes

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Presos

Foragido - Diego de jesus

Anuncio


Foragidos - Aleixo gomes de jesus e Suzane correia da silva

foragidos angelo augusto lino e luciana silva de araujo

foragidos evandro rogério do vale e ana carolina portella

A quadrilha desmantelada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), em Hortolândia, na semana passada, aliciava motoristas e vigilantes para conseguir roubar cargas e carro-fortes na região. Esta informação foi anunciada ontem pelo Gaeco de Piracicaba, responsável pelas investigações. A operação de desmantelamento da quadrilha foi realizada no dia 13, em Hortolândia, e tinha o objetivo de cumprir 12 mandados judiciais de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária. No entanto, ninguém foi preso.

Segundo o Gaeco, no início de janeiro de 2013, foi feito uma denúncia afirmando que membros de uma quadrilha especializada em roubos de carga, carro-forte e lavagem de dinheiro que agiam a partir da cidade de Monte Mor.

A atuação da organização criminosa tinha dois métodos distintos, a violência ou o aliciamento. Os criminosos aliciavam algum vigilante do carro-forte para facilitar a abertura do cofre. Caso a vítima não cedesse, os bandidos faziam o vigilante e sua família reféns. No roubo de carga também existia o aliciamento dos ocupantes do caminhão ou arrebatavam a carga com emprego de armas de fogo.

INVESTIGAÇÕES

Advertisement

Devido a essas informações, uma investigação foi iniciada, sendo verificada que  no dia 3 de abril, parte da quadrilha se reuniu para dar início a um roubo de carro-forte. Nesta ocasião, os marginais tentaram sequestrar um vigilante, todavia, não conseguiram  e retornaram para o local em que estavam reunidos.

A Polícia Civil, com posse da localização dos bandidos, invadiram o imóvel em que eles estavam reunidos e conseguiram deter quatro integrantes, sendo Fernando da Silva, Jurandir dos Santos, André Luiz dos Santos e Marcos Roberto de Jesus. Foi identificado também um dos participantes da quadrilha que está sendo indiciado, mas encontra-se foragido, identificado como Diego de Jesus. No local foi apreendido um veículo roubado e uma pistola calibre 45, de uso proibido.

Ainda de acordo com o Gaeco, as investigações prosseguiram com a participação da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Campinas e da DIG de Americana, sendo identificados e presos outros dois participantes, Cláudio Ribeiro da Silva, conhecido por Massa, morador de Sumaré, e Antonio Marcos da Silva Souza, conhecido por Tonho do Morro, ex-motorista do ex-prefeito de Monte Mor Rodrigo Maia.

IMÓVEIS

Advertisement

Segundo a promotoria, o Gaeco recebeu a informação que dois imóveis localizados em Monte Mor, em um Condomínio fechado, pertenciam aos membros da quadrilha e eram usados para ocultação de armas, munições e outros objetos usados para a prática dos crimes, podendo também ser usado como local de guarda dos objetos roubados.

No dia 29 de julho, após a prisão de “Massa” e “Tonho do Morro”, Policiais Civis da DIG de Campinas encontraram em um dos imóveis, um fuzil 7,62mm, de uso exclusivo do Exército Argentino, cerca de 1900 munições para fuzil 7,62mm, 250 munições para fuzil AR-15, 265 munições para pistola calibre 40, 90 cartuchos para pistola calibre 45, 25 munições para pistola calibre 9mm, além de munições para calibre 380 e 38.

No local também foram encontrados farto material usado para os roubos, tais como: bloqueador de celulares (conhecido como “capetinha”), carregadores para fuzil, coletes a prova de bala, distintivos de órgãos de segurança pública, luvas, tocas “ninja”, blusas com a identificação de polícia e perucas. No outro imóvel atribuído a quadrilha foi localizada uma caminhonete Hilux, de placas FLD-7437, branca, zero quilômetro.

PROPRIETÁRIOS

Advertisement

Ao longo das investigações, a polícia começou a rastrear os proprietários dos imóveis e conseguiu identificar que a casa onde foi encontrado o farto material bélico pertencia a Suzane Correia da Silva e a Aleixo Gomes de Jesus. O outro imóvel havia sido locado por Suzane e Aleixo entre julho de 2012 e julho de 2013 e a partir de julho de 2013 teria sido locado por Luciana Silva de Araújo.

Novas pesquisas foram realizadas e descobriu-se que o veículo Toyota-Hilux, de placas FLD-7437, estava em nome de Ana Carolina Portella. Em pesquisas descobriu-se que ela, apesar de jovem e sem qualquer indicativo de capacidade financeira, possuía outros 13 veículos em seu nome. Com isso houve a decretação do bloqueio de todos estes veículos em nome dela.

Veiculo Apreendido - Toyota Hilux CD 4x4 SRV 2013/2013 - PLACA: FLD-7437

Continuando as apurações, o Gaeco conseguiu identificar que Evandro Rogério do Valle era companheiro de Ana Carolina e que possuía outros 14 veículos em seu nome, sem que possuísse lastro financeiro para isso, além de sérias inconsistências documentais do registro desses veículos. Foi comprovado documentalmente que o veículo estava em nome de Ana Carolina, que foi retirado por Evandro, que pertencia de fato a Aleixo. Todavia, Luciana Silva Araújo atribuiu a si a propriedade da caminhonete, o que despertou a atenção dos investigadores.

As apurações continuaram e foi descoberto que Luciana Silva de Araújo vivia em união estável com Angelo Augusto Lino. Lino, por sua vez, foi o motorista que conduzia uma carga da Samsung de celulares avaliadas em R$ 1,4 milhões. Devido a esses fatos, os policiais concluíram que a carga não foi efetivamente roubada, mas contou com a conivência de Lino no crime.

Advertisement

CONCLUSÃO

A conclusão da Gaeco foi de que Aleixo era líder da quadrilha juntamente com Suzane, com a participação de Luciana e Angelo. Evandro e Ana Carolina participavam com a lavagem de dinheiro dos valores obtidos com os crimes, adquirindo bens em seus nomes para terceiros, notadamente para Aleixo.

Houve a decretação da prisão temporária de Aleixo, Suzane, Luciana, Angelo, Evandro e Ana Carolina que foram procurados no dia 13, mas ninguém foi encontrado em seus endereços, permanecendo foragidos até o momento.

O Gaeco divulgou a foto dos procurados, com o objetivo de localizá-los com a ajuda da população e também para que eles sejam submetidos a reconhecimento por inúmeras vítimas. As denúncias podem ser encaminhadas para o telefone 190, o 181, ou entrar em contato com a DIG de Campinas, ou mesmo a Gaeco de Piracicaba. Será garantido o anonimato. O caso segue em investigação.

Advertisement

Reportagem: Thiago Alves | Hortolândia


Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Policial

Operação polícia apreende drogas e dinheiro em residência que servia para o tráfico em Monte Mor

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Monte Mor

Na manhã da última sexta-feira (19), uma operação policial no bairro Jardim Panorama, em Monte Mor, resultou numa apreensão de drogas e materiais relacionados ao tráfico. Tudo começou após uma denúncia anônima, indicando que havia atividade suspeita em uma residência da região.

Ao chegarem ao local, os agentes encontraram dois indivíduos em frente à casa. Eles fugiram, mas deixaram o portão aberto. Com autorização de entrada, os oficiais entraram no quintal e se depararam com um forte odor característico de drogas.

Anuncio


Não demorou para que encontrassem uma mesa contendo pinos de cocaína, uma balança de precisão, uma peneira e um liquidificador com vestígios de entorpecentes. E não parou por aí, pois também havia sete pacotes de cocaína, uma quantia em dinheiro, embalagens plásticas e uma caderneta relacionada a um processo judicial.

Ninguém foi preso, mas a perícia foi acionada e compareceu ao local para analisar as evidências coletadas. Posteriormente, foi elaborado um Boletim de Ocorrência de Apreensão, documentando a ação policial e os itens confiscados.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Policial

Furto de celular em padaria do Jardim Minda termina com homem preso

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Jardim Minda

Na tarde de ontem (18), uma equipe policial recebeu informações de que o ocupante de um veículo que estaria envolvido no furto de um celular ocorrido pela manhã, teria sido avistado trafegando pelo Jardim Minda, em Hortolândia.

A abordagem foi feita e, com ele, encontraram o celular. Ao entrar em contato com a vítima, ela contou sua versão da história, que foi confirmada após verificarem as câmeras de segurança do estabelecimento.

Anuncio


O suspeito tentou alegar que pegou o celular por engano e pretendia devolvê-lo. No entanto, diante das evidências, foi conduzido ao Distrito Policial.

No local, o delegado deu voz de prisão e o indiciado permanece à disposição da justiça para os procedimentos legais cabíveis.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Policial

Tentativa de fuga e prisão: homem é detido em Sumaré conduzindo moto roubada

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

prisão

Na manhã de ontem (18), a polícia de Sumaré foi até o Jardim Nova Esperança após receber um alerta sobre um suspeito, vestindo roupas escuras e capacete, conduzindo uma moto e, supostamente, portando uma arma de fogo.

Não demorou para que o localizassem, transitando na contramão. Ao perceber a presença dos policiais, o suspeito tentou fugir, sendo necessário o apoio de outras viaturas para cercá-lo.

Anuncio


Durante a perseguição, o indivíduo abandonou o veículo no bairro Callegari, tentando escapar entrando em uma área verde. No entanto, ele foi detido e submetido a uma revista pessoal.

Uma consulta ao sistema policial revelou que a moto estava registrada como produto de furto e, diante dos fatos, o homem foi conduzido ao 5° Distrito Policial, onde recebeu voz de prisão e o indiciou pelo crime de receptação de veículo roubado. O indivíduo permaneceu à disposição da justiça para os procedimentos legais.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

curso profissionalizante de Soldador curso profissionalizante de Soldador
Cursos12 horas ago

Inscrições gratuitas para curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia

Estão abertas as inscrições para o curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia. Ao todo, serão oferecidas 60 vagas, distribuídas em...

Hospital Municipal de Hortolândia Hospital Municipal de Hortolândia
Nossa Cidade12 horas ago

Hospital Municipal de Hortolândia faz procedimento inédito em paciente de 1 ano de idade

Um marco importante foi alcançado recentemente no Hospital Municipal de Hortolândia “Mario Covas”, onde foi realizado, pela primeira vez, a...

Novo espaço de lazer Novo espaço de lazer
Nossa Cidade12 horas ago

Novo espaço de lazer com quadra de futsal é entregue em Hortolândia

Um Novo espaço de lazer foi entregue na manhã de sábado (20) em Hortolândia! Estou falando da Praça da Vila...

qualifica-sp qualifica-sp
Cursos14 horas ago

Estado lança programa Meu Primeiro Emprego

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está com 4.275 vagas de cursos remotos abertas para todos os municípios do estado de...

Hortolândia Hortolândia
Nossa Cidade14 horas ago

“Nova prefeitura” de Hortolândia já tem data de inauguração prevista

A construção do novo Paço Municipal de Hortolândia avança em ritmo acelerado, aproximando-se cada vez mais da realidade. Situada na...

banco de alimentos banco de alimentos
Nossa Cidade14 horas ago

17 anos do Banco de Alimentos: celebração desta data será na próxima quinta-feira (25)

Na próxima quinta-feira (25), a partir das 14h, Hortolândia celebrará o aniversário de 17 anos de criação do BAH (Banco...

mudas e adubo orgânico mudas e adubo orgânico
Nossa Cidade14 horas ago

Saiba como retirar mudas e adubo orgânico gratuitamente em Hortolândia

Se você deseja retirar mudas e adubo orgânico de forma gratuita em Hortolândia, vá até o Viveiro Municipal “Antônio da...

Advertisement
cinema

Populares