Connect with us

Policial

Hortolândia é a cidade da região onde é mais fácil ter o veículo levado por criminosos

Publicado

em

Crimes tiveram alta de pelo menos 35% em oito das 20 cidades da RMC

O número de roubos e furtos de veículos aumentou mais do que 35% em oito cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). A campeã foi Cosmópolis, que viu estes tipos de crimes subir 261,1%. Os dados são dos primeiro bimestre de 2014 na comparação com o mesmo período do ano passado e foram divulgados ontem pela SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública).
Além destas oito, outras cinco cidades também apresentaram crescimento (veja quadro ao lado).

Se considerada toda a RMC, no entanto, houve uma queda de 6% – houve queda de 3.231 ocorrências para esses crimes no primeiro bimestre do ano passado, contra 3.036 registros no mesmo período desse ano.

Em Americana, a média diária de três furtos ou roubos de veículos, registrada em 2013, foi dobrada duas vezes nos últimos oito dias.

Durante a manhã e tarde de domingo, seis veículos foram furtados e um roubado, totalizando sete casos. Já no dia 18, entre as 16h30 e 21h30, seis casos foram registrados no plantão policial da cidade.

O delegado seccional de Americana, Roberto José Daher, estuda criar um setor específico para investigar esses tipos de crimes.

No dia 13 de março, uma reportagem do TodoDia mostrou, ainda, que Hortolândia é a cidade da região onde é mais fácil ter o veículo levado por criminosos.

O levantamento mostrou que para cada 54 veículos existentes na cidade, um foi roubado ou furtado em 2013.

O estudo foi feito com base no cruzamento entre dados da frota de veículos, do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), e o número de roubos e furtos, divulgados pela SSP no ano passado.

• OUTROS
O número de homicídios dolosos também segue em alta na RMC. Neste primeiro bimestre de 2014, foram 66 casos registrados até agora, contra 57 do ano passado – um aumento de 15,7%.

A alta de homicídios se deve muito ao fato do mês de janeiro ter registrado as duas chacinas de Campinas, que terminaram com 12 mortos, e somente um crime esclarecido até agora. Seis PMs (Policiais Militares) respondem por homicídio doloso por terem assassinado o adolescente Joab Gama das Neves, 17, a primeira das 12 vítimas.

Fonte: TodoDia.

 {fcomment}

Policial

Homem morre atropelado na SP101

Publicado

em

Na manha dessa sexta-feira (19), um homem que estava seguindo para o trabalho por volta das 5 da manhã e morreu atropelado na Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP101), KM 22 em Monte Mor.

O óbito foi constatado no local e não foi possível salvar a vida do homem. O motorista que causou o acidente fugiu do local.

O caso foi registrado como homicídio culposo (crime praticado sem intenção) na condução de veículo automotor, com o agravante de não prestar socorro à vítima e fuga do local.

Continue Lendo

Policial

Vereadores são detidos suspeitos de rachadinha em Hortolândia

Publicado

em

Policiais do BAEP cumpriram três mandados de prisão nesta quinta-feira (18). Entre os detidos está o Vereador Enoque Leal Moura, Vereadora Márcia Campos suspeitos do crime de “rachadinha”. O outro preso é um comissionado.

O 10° BAEP de Piracicaba esteve cumprindo 3 mandados de prisão em Hortolândia proferidos por decisão da 1ª Vara Criminal de Hortolândia, a pedido da 3ª Promotoria de Justiça de Hortolândia.

Os detidos foram encaminhados ao DP de Hortolândia na área central. A ocorrência está em andamento.

O que é rachadinha?

De acordo com o site politize, “Rachadinha” é o nome popular dado para “desvio de salário de assessor”. Na prática, trata-se de uma transferência de parte ou de todo salário do servidor para o parlamentar ou secretários a partir de um acordo anteriormente estabelecido.

A operação é muito similar ao que conhecemos como o uso de “funcionários fantasmas”. Nesse caso, a pessoa nomeada para exercer o cargo público não é uma funcionária de fato, ou seja, o salário do cargo é transferido para o agente que a nomeou. 

Continue Lendo

Policial

Colisão deixa viatura parcialmente destruída

Publicado

em

acidente Viatura

Na noite desta quarta-feira (17), uma colisão envolvendo uma viatura e um veiculo Volkswagen, deixou a viatura parcialmente destruída.

A colisão aconteceu no cruzamento da avenida Olívio Franceschini com a rua Eliza Laurinda da Silva, no bairro Jardim Santana em Hortolândia

Informações preliminares, contam que a viatura estava em ocorrência e com a sirene ligada quando ao atravessar o cruzamento acertou o carro.

Continue Lendo

Populares