A luta pela reativação da malha ferroviária e o fim do caos no transporte de cargas e passageiros ganha mais um reforço nesta quinta-feira, dia 28 de julho. A partir das 10 horas, em Valinhos, interior de São Paulo, acontece uma reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Transporte Ferroviário de Passageiros das Regiões de Campinas e Jundiaí com vereadores de Valinhos, Vinhedo, Campinas, Hortolândia, Americana, representantes do Sindicato dos Ferroviários das Empresas Paulistas e da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (Ferro Frente). Em pauta estará a extensão dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)  até a Região Metropolitana de Campinas (RMC).

“Que desta reunião de quinta-feira nós tenhamos bons frutos para que a ferrovia venha a se tornar esperança verdadeira para o transporte sobre trilhos, tanto para passageiros como para cargas em nosso País, reaproveitando trechos de ferrovias criminosamente abandonadas há vários anos”, disse o presidente da Ferro Frente, José Manoel Ferreira Gonçalves.

Do encontro, saírão representantes que estarão no dia 16 de agosto, em Brasília, para uma Audiência Públicana Câmara Federal, que vai abordar a implantação do Trem Intercidades, que é um projeto do Governo do Estado, que prevê 431 quilômetros de ferrovia ligando Americana a Santos-Taubaté a Sorocaba e que se cruzarão em São Paulo, Capital. O trem sairá de Americana passará por Santa Bárbara-Sumaré-Hortolândia-Campinas-Valinhos-Vinhedo-Louveira-Jundiaí e chegará à Capital. O custo previsto para a interligação está estimado em R$ 20 bilhões sendo R$ 4 bilhões de recursos públicos.

“Trata-se de uma reunião importante, pois com a participação da Ferro Frente, com uma atuação no âmbito nacional, isso vem fortalecer o movimento regional da Região de Campinas e Aglomerado de Jundiaí”, afirmou o vereador Lorival (PROS), de Valinhos  que é o coordenador dos trabalhos da RMC.

A Câmara Municipal de Valinhos fica na Rua Ângelo Antonio Schiavinato, 59, no bairro São Luiz.

Artigo anteriorCinema em Cena sobre redes sociais será apresentado no Teatro Castro Mendes
Próximo artigoJovem é detido por invadir e se depilar na casa de vizinho