Nos últimos tempos, a ligação entre histórias em quadrinhos e cinema está em alta, principalmente em virtude da grande quantidade de produções cinematográficas adaptadas de HQs conhecidas. Para quem quer saber mais sobre as similaridades entre estas duas formas de arte sequencial, a dica é conferir o workshop online “Intersecções entre histórias em quadrinhos e cinema” e a exposição virtual “Distópica”. O workshop será exibido, nesta terça-feira (02/03), às 19h30, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura (Clique aqui). As duas atividades foram contempladas com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais artístico-culturais do município que tiveram as atividades paralisadas pela pandemia do Coronavírus.

Ministrado pelo arte-educador e ilustrador Rafael Ghiraldelli, o workshop é para o público em geral interessado no tema. O especialista fará um breve histórico das duas formas de arte e abordará como é o processo criativo de cada uma delas, tomando por base a criação do curta-metragem e da HQ “A última guerra de Canudos: a barganha”, de autoria do próprio Ghiraldelli. “O workshop também expõe similaridades entre esses dois gêneros de narrativas visuais. Vou apresentar uma série de recursos expressivos compartilhados pelas duas linguagens, tais como, ângulo e movimento de câmera, enquadramento, luz e sombra, contraste e paletas de cores”, explica Ghiraldelli.

Em paralelo ao workshop, o público poderá conferir ainda a exposição virtual “Distopia”, cujo acesso é gratuito por meio deste LINK. A exposição reúne trabalhos de pintura em suporte digital criados por Ghiraldelli. A temática das obras é a distopia, ou seja, conceito que aborda estado ou representação imaginária de um lugar onde se vive sob condições de extrema opressão.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia