21 de junho de 2024
Nossa Cidade

Viaduto Luciano Morete traz agilidade e eficiência ao tráfego na região

Congestionamentos em horários de pico deixaram de ser registrados, desde inauguração da estrutura, há uma semana

viaduto-luciano-morete

Com a recente inauguração do Viaduto Luciano Morete, que liga as regiões do Parque dos Pinheiros e Jardim Minda, o tráfego de veículos na antiga ponte na altura do Posto Ilha já está mais aliviado. A Prefeitura de Hortolândia liberou o trânsito no novo viaduto, na última sexta-feira (26/09). Desde então, os congestionamentos que se formavam na ponte em horários de pico não acontecem mais. A situação foi resolvida com o direcionamento do trânsito no sentido Centro/Jardim Minda para o novo Viaduto. Já a ponte antiga recebe tráfego no sentido Jardim Minda/Centro.

De acordo com o diretor do departamento de Mobilidade Urbana, Sidney Fraga Alves, a implantação do Viaduto Luciano Morete criou um sistema viário circular na região. “Isso possibilitou a diluição do fluxo, que segue de maneira mais eficiente”, descreveu Alves. “São suas pistas no sentido Jardim Minda no Viaduto novo e duas pistas no sentido centro pela ponte. Com isso, os congestionamentos que eram constantes neste trecho desapareceram”, afirmou o diretor.

Motoristas que passam pelo local com frequência aprovaram a abertura no viaduto. O montador Marcos Paulo da Silva, de 35 anos, passa pelo trecho diariamente para ir trabalhar na empresa Amsted Maxion. “Ficou bem melhor com esta nova estrutura. Antes, eu saia serviço e levava de meia hora à 40 minutos para chegar em casa, que fica há apenas oito quilômetros do meu local de trabalho. Agora, consigo chegar em casa mais cedo. Tenho mais tempo para me preparar para ia à aula à noite”, avaliou o montador, que mora no Jardim São Sebastião.

O mecânico Fábio de Oliveira, 40 anos, também gostou do reflexo que a inauguração do Viaduto Luciano Morete trouxe ao trânsito. “Passo pelo viaduto toda manhã e não preciso mais parar por causa do volume de carros. Agora, o trânsito está rápido. Melhorou muito a situação”, afirmou.

Estrutura

O Viaduto Luciano Morete, que faz travessia sobre a linha férrea, tem 63,30 metros de extensão por seis metros de largura, com passagem para veículos e calçada para pedestres. Nas laterais, a proteção recebeu pintura antivandalismo. Com isso, mesmo que a estrutura seja alvo de pichação, uma limpeza simples será capaz de remover as inscrições.

Motoristas que seguem no sentido da avenida da Emancipação/Carmem Cristina devem utilizar o novo viaduto, que tem sentido único. Quem vem da região do Carmem Cristina para o Centro ou avenida da Emancipação, deve seguir pela antiga ponte, próxima do Posto Ilha. A obra foi complementada com a criação de um retorno na avenida da Emancipação. Até então, o único retorno viável ficava alguns metros à frente, na rotatória próxima à Magneti Marelli. Com o novo sistema viário, motoristas que seguem do Centro em direção ao Carmem Cristina terão acesso direto ao viaduto.

Fonte: Pref. Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98