Connect with us

Nossa Cidade

Vacinação nas escolas contra a Covid-19 se encerra neste sábado (19/02)

Avatar de Prefeitura

Published

on

imagem 67

Imunização de crianças até 11 anos em Hortolândia continua nas unidades de saúde da Prefeitura 

A ação “Turminha Sabida”, de vacinação de crianças entre cinco e 11 anos de idade nas escolas da Prefeitura de Hortolândia, encerra-se no próximo sábado (19/02), com mais um mutirão, sem agendamento prévio, aberto também a estudantes da rede particular de ensino. Ele será nas Emefs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Amanda-CAIC e Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora. A previsão é vacinar cerca de 2,3 mil crianças. Até lá, 23 unidades da rede municipal de ensino funcionam como “postos itinerantes de vacinação”, funcionando das 8h às 12h e das 13h às 17h. Dados da Secretaria de Saúde mostram que, desde 19 de janeiro até o momento, o município já vacinou 10.385 crianças até 11 anos.

Anuncio


No primeiro deles, no último sábado (12/02), 1.111 crianças foram beneficiadas. Nesta terça-feira (15/02), a ação aconteceu em duas “escolas polo”: as Emefs Zilda Arns Neumann e Renato Costa Lima, nesta última voltada também a alunos da Emeief Jd. Amanda III. Além de receber o imunizante, cada uma delas também levou para casa um “certificado de coragem”. 

A Secretaria de Saúde esclarece que o fim da ação nas escolas não significa o encerramento da campanha: a vacinação agendada de crianças contra a Covid-19 continua no município, de segunda a sexta-feira, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A orientação é que os pais e responsáveis aproveitem as ações e mutirões e levem suas crianças para vacinar, uma vez que, além de segura, a vacina os protege da Covid-19 e de eventuais sequelas em órgãos vitais, como coração, rins e pulmões, condições que podem surgir após contraírem a doença. “A vacina é segura, passou por diversos testes e foi aprovada pela autoridade sanitária brasileira, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, ressalta a enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde.

Advertisement

Os mutirões da vacina pediátrica buscam agilizar a imunização contra o Coronavírus neste público específico, considerando a retomada das aulas presenciais em escolas das redes privada e pública. Nas unidades da Prefeitura, as aulas recomeçam no próximo dia 21, a primeira semana após o término da ação.

Quando a vacinação acontece em unidade de saúde, a orientação é que pais e responsáveis cadastrem as crianças previamente no portal Vacina Já do Governo do Estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/). A ideia é evitar aglomeração e agilizar o atendimento. Para tanto, é preciso informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança. Nas escolas, o cadastro dos alunos está sendo feito pelas equipes da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. 

Comprovante de vacinação

A partir de abril deste ano, os responsáveis pelos alunos matriculados na rede pública municipal de ensino deverão apresentar à escola documentos comprobatórios da vacinação completa contra a COVID-19, o atestado de vacinação que pode ser emitido na Unidade Básica de Saúde da região ou atestado médico que evidencie a contra-indicação à vacina contra o Coronavírus. A falta de apresentação do comprovante de vacinação não impossibilitará que o aluno frequente a escola ou realize matrícula ou rematrícula. No entanto, familiares ou responsáveis terão um prazo máximo de 60 dias para informar à escola sobre isso, sob a pena de comunicação ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias, para as providências cabíveis. A medida foi publicada na edição 1442 do Diário Oficial Eletrônico do Município, na tarde da sexta-feira (11/02), e pode ser consultada neste link: https://publicacoesmunicipais.com.br:8443/api/acts/hortolandia/1442.

Advertisement

“A questão vacinal não diz respeito apenas ao Coronavírus, mas é sobre qualquer vacina. Está dentro do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) a vacinação das crianças em casos recomendados pelas autoridades sanitárias. Como estamos atendendo crianças que estão na faixa etária sob proteção do ECA, nosso papel é garantir a segurança, integridade física e emocional, e notificar os órgãos responsáveis como o Conselho Tutelar”, ressalta o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

ORIENTAÇÕES

O calendário completo da segunda semana de vacinação nas escolas está publicado abaixo. Cada escola da rede envia mensagem aos pais e responsáveis, informando horário e local de vacinação.

Confira abaixo outras importantes orientações das secretarias de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia: 

Advertisement

    • A vacinação deve ser feita preferencialmente na escola em que o aluno está matriculado ou na unidade polo da região. 

    • Se o estudante perder o período de vacinação deve agendar, no site da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br), data de vacina em UBS (Unidade Básica de Saúde) disponível.

    • Para se vacinar, o aluno precisará estar acompanhado do pai, da mãe ou de um responsável; levar CPF ou cartão Cidadão (SUS). O pai, a mãe ou o responsável pela criança deverá apresentar Carteira de Identidade (RG) ou algum documento com foto. Caso a criança compareça acompanhada de adulto que não seja pai, mãe ou responsável, este deverá trazer termo de autorização, assinado por pai, mãe ou responsável, para que a criança seja vacinada. O termo está disponível no site da Prefeitura por meio deste LINK ou, em versão impressa, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

    • No dia de tomar a vacina, o acompanhante deve levar a carteira de vacinação da criança para verificar se ela está atualizada. Caso tenha recebido alguma outra vacina há poucos dias, a criança somente será imunizada contra a COVID-19, após 15 dias.

Advertisement

Confira as unidades da rede municipal beneficiadas pela “vacinação nas escolas”:

2a. semana (14 a 19/02)

quarta-feira, 16/02 – 

Emef Dayla Cristina Souza de Amorim + Emei Jd. Santiago

Advertisement

Emef Profa. Lílian Cristiane Martins de Araújo + Emei Profa. Rosimar Bertão Gomes

quinta-feira, 17/02 – 

Emef Armelinda Espúrio da Silva + Emei Leonilda Alves Valenzuella (Jd. N.S. Fátima) + Emeb Josias da Silva Macedo

Emef Dona Ana José Bodini Januário + Emei Chácaras Acaraí

Advertisement

sexta-feira, 18/02 – 

Emef Taquara Branca Agenor Miranda da Silva + Emeief Bairro Taquara Branca

Emef José Roque de Moura- Jd. Boa Esperança + Emei José Natalino Fonseca + Emei Jd. Novo Estrela + Emef Jd. Primavera

sábado, 19/02 – 

Advertisement

Emef Jd. Amanda-CAIC + Emei Jd. Amanda I + Emef Profa. Maria Célia Cabral do Amaral

Emef Caio Fernando Gomes Pereira + Emeief João Carlos do Amaral Soares + Emeief Jd. Nossa Senhora Auxiliadora

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Hospital Municipal de Hortolândia faz procedimento inédito em paciente de 1 ano de idade

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Hospital Municipal de Hortolândia


Um marco importante foi alcançado recentemente no Hospital Municipal de Hortolândia “Mario Covas”, onde foi realizado, pela primeira vez, a inserção de um cateter PICC em uma paciente infantil de um ano de idade.

O procedimento, que ocorreu na sexta-feira (19), foi conduzido pela equipe médica do hospital e coordenado pela enfermeira Daniela Carvalho dos Santos, responsável pelo setor Linha de Cuidado Materno Infantil. O cateter PICC (cateter central de inserção periférica) é um dispositivo utilizado em pacientes que necessitam de medicação por períodos prolongados, facilitando a administração dos tratamentos.

Mais detalhes sobre o procedimento inédito no Hospital Municipal de Hortolândia

Anuncio


No caso da paciente em questão, o cateter foi necessário para possibilitar a administração de antibióticos. A criança, que já estava internada há um mês para tratamento de broncopneumonia, enfrentava dificuldades para encontrar acessos venosos. Diante dessa necessidade, a equipe médica optou pela inserção do cateter PICC, garantindo assim a continuidade do tratamento de forma adequada.

A coordenadora Daniela Carvalho dos Santos ressaltou a importância da habilitação dos profissionais de enfermagem para a realização desse tipo de procedimento. Ela destacou que o cateter PICC só pode ser inserido por profissionais devidamente capacitados, garantindo a segurança e o bem-estar do paciente.

Advertisement

Apesar do procedimento, a paciente permanece internada, consciente e sob os cuidados da equipe médica, acompanhada pela mãe. A previsão é de que receba alta na próxima semana, após garantir que seu estado de saúde esteja estabilizado e que o tratamento seja eficaz. Essa conquista representa mais um avanço na oferta de serviços de saúde de qualidade à comunidade de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Novo espaço de lazer com quadra de futsal é entregue em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Novo espaço de lazer

Um Novo espaço de lazer foi entregue na manhã de sábado (20) em Hortolândia! Estou falando da Praça da Vila São Pedro, agora reformada e revitalizada.

O novo espaço de lazer foi oficialmente inaugurado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes e teve sua estreia durante os jogos do 5º Torneio de Futsal do “Projeto Águia”.

Anuncio


Situada nas proximidades do conjunto habitacional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) da Vila São Pedro, a praça renovada é parte integrante das ações do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), projeto que visa o desenvolvimento inteligente e sustentável de Hortolândia pelos próximos 30 anos.

Este lado da cidade, situado além da linha do trem que atravessa Hortolândia, está experimentando cada vez mais progresso graças ao trabalho incansável da Prefeitura. A praça é apenas um exemplo, mas há diversas outras obras que estão facilitando o acesso a esta região. Estamos realmente impulsionando o desenvolvimento. Esta manhã é de muita alegria e diversão. A comunidade agora desfruta de um espaço público de altíssima qualidade“, comentou o prefeito Zezé Gomes, que também deu o pontapé inicial no Torneio de Futsal.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

“Nova prefeitura” de Hortolândia já tem data de inauguração prevista

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Hortolândia

A construção do novo Paço Municipal de Hortolândia avança em ritmo acelerado, aproximando-se cada vez mais da realidade. Situada na região do Jardim Novo Ângulo, a nova sede da Prefeitura está atualmente com cerca de 95% das obras concluídas, conforme medição realizada pela Secretaria de Obras.

Diante desse avanço, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes anunciou que a inauguração está prevista para o fim de maio, coincidindo com o 33º aniversário de emancipação política do município.

Mais detalhes sobre o novo Paço Municipal de Hortolândia

Anuncio


Nesta semana, os trabalhos concentram-se na montagem de móveis, na instalação de cabeamento de telefonia e internet nas futuras estações de trabalho dos servidores municipais e na colocação de forros acústicos e paredes de drywall para finalizar os ambientes internos. Além disso, está em andamento a limpeza das janelas já instaladas no lado externo do prédio.

A Secretaria de Obras também prevê a execução, ao longo desta semana, de trabalhos relacionados à implantação da rede adutora do viário adjacente ao novo Paço Municipal. Essas atividades estão a cargo da empresa responsável pelo empreendimento, que segue empenhada em garantir a conclusão da obra dentro do prazo estipulado.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

mega-sena mega-sena
Brasil3 minutos ago

Sorteio da Mega-Sena oferece prêmio de R$ 3,5 milhões hoje à noite

A Caixa Econômica Federal realizará o sorteio do concurso número 2716 da Mega-Sena nesta terça-feira (23), com um prêmio estimado...

curso profissionalizante de Soldador curso profissionalizante de Soldador
Cursos12 horas ago

Inscrições gratuitas para curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia

Estão abertas as inscrições para o curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia. Ao todo, serão oferecidas 60 vagas, distribuídas em...

Hospital Municipal de Hortolândia Hospital Municipal de Hortolândia
Nossa Cidade12 horas ago

Hospital Municipal de Hortolândia faz procedimento inédito em paciente de 1 ano de idade

Um marco importante foi alcançado recentemente no Hospital Municipal de Hortolândia “Mario Covas”, onde foi realizado, pela primeira vez, a...

Novo espaço de lazer Novo espaço de lazer
Nossa Cidade13 horas ago

Novo espaço de lazer com quadra de futsal é entregue em Hortolândia

Um Novo espaço de lazer foi entregue na manhã de sábado (20) em Hortolândia! Estou falando da Praça da Vila...

qualifica-sp qualifica-sp
Cursos14 horas ago

Estado lança programa Meu Primeiro Emprego

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está com 4.275 vagas de cursos remotos abertas para todos os municípios do estado de...

Hortolândia Hortolândia
Nossa Cidade14 horas ago

“Nova prefeitura” de Hortolândia já tem data de inauguração prevista

A construção do novo Paço Municipal de Hortolândia avança em ritmo acelerado, aproximando-se cada vez mais da realidade. Situada na...

banco de alimentos banco de alimentos
Nossa Cidade15 horas ago

17 anos do Banco de Alimentos: celebração desta data será na próxima quinta-feira (25)

Na próxima quinta-feira (25), a partir das 14h, Hortolândia celebrará o aniversário de 17 anos de criação do BAH (Banco...

Advertisement
cinema

Populares