16 de julho de 2024
Nossa Cidade

Vacinação de cães e gatos continua neste fim de semana

Campanha segue até o dia 14 de setembro; veja o cronograma

prefeitura realiza campanha de vacinação antirrábica até 15 de setembro

A Campanha de Vacinação Antirrábica 2013 continua neste sábado (17) e domingo (18) em Hortolândia, das 8h às 17h, e segue até o dia 14 de setembro. Desta vez os moradores dos bairros Jardim Nova América, Novo ângulo, Nova Europa, Sumarezinho, Santa Clara do Logo I, Parque Odimar e Interlagos podem levar seus animais para vacinar. A meta é vacinar cerca de 45 mil animais domésticos. Ao todo, serão 53 locais de vacinação e quatro finais de semana de campanha. (Confira o calendário abaixo).

A vacinação é a atividade que mais contribui para que a doença seja controlada. Devem ser protegidos cães e gatos a partir de três meses de idade, inclusive os que já tomaram a vacina em anos anteriores. A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, podendo comprometer o sistema nervoso central.

A raiva é uma doença viral, transmitida principalmente por morcegos infectados. Estes animais, quando doentes, podem atacar animais domésticos, espalhando o vírus. Além disso, morcegos doentes perdem a orientação de vôo e podem ser encontrados caídos durante o dia. Por isso, caso algum animal deste tipo seja identificado com hábitos incomuns, os agentes do CCZ devem ser acionados imediatamente.

“Em Hortolândia, há quatro anos não é realizado um registro de morcego positivo, porém devemos ficar atentos, principalmente com os animais que ficam nos quintais” , comenta o coordenador técnico do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Hortolândia, o veterinário Evandro Alves Cardoso.

Já nos animais domésticos, a principal característica de que estão infectados pela raiva é a agressividade. Gatos podem apresentar a forma paralítica da doença. Nos cães, o latido fica diferente, mais rouco do que o normal. Os animais também podem ter dificuldade para engolir, salivação excessiva, entre outros sintomas. Cães e gatos com comportamento suspeito devem ser afastados do convívio com outros animais e seres humanos, mas precisam ser mantidos presos. A situação deve ser comunicado ao CCZ, que vai investigar a doença.

Nos seres humanos, a raiva é uma doença fatal. Por isso, ao sofrer um ataque causado por animal, o ferimento deve ser lavado com água e sabão. Mesmo que o animal não apresente sintomas de raiva, uma unidade de saúde deve ser procurada imediatamente.

Em caso de emergência, o CCZ pode ser acionado pelos telefones 3897-3312 e 3897-5974, que atendem 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana.

Programação da campanha de vacinação antirrábica

DIAS 17 E 18 DE AGOSTO

• E.E. PROFª MARIA ANTONIETA G. LA FORTEZZA
• E.M.E.I.E.F. JD. SUMAREZINHO
• E.M.E.I. JD. SANTA EMÍLIA
• E.M.E.F. JD. SANTIAGO
• E.M.E.F. JD. NOVA AMÉRICA
• E.M.E.F. JD. NOVA EUROPA
• E.E. JD. SANTA CLARA DO LAGO I
• E.E. PARQUE ODIMAR
• E.E. PROFª PAULINA ROSA
• CENTRO DE CONVIVÊNCIA EDUCACIONAL JOÃO CALIXTO
• CREAPE SANTA CLARA
• E.M.E.B. JD. INTERLAGOS

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98