Connect with us

Nossa Cidade

Vacinação contra Gripe é prorrogada até dia 15

Publicado

em

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, vírus causador da Gripe, foi prorrogada em Hortolândia até o dia 15 deste mês. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, que ainda está baixa em alguns grupos de risco, e garantir a proteção a pelo menos 90% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários: idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças com idade entre seis meses e cinco anos, gestantes, puérperas (mães com bebês de até 45 dias), pacientes crônicos e professores. Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) do município oferecem a imunização gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, não foi possível atualizar a cobertura vacinal na última semana em razão do decreto da Prefeitura de Hortolândia, que estabeleceu ponto facultativo na cidade, na terça e quarta-feira (29 e 30/05), em decorrência do desabastecimento causado pela greve dos caminhoneiros. Os dados mais recentes são do dia 28 de maio, que indicam a imunização de 23.070 pessoas foram vacinadas, representando 60,62% de cobertura vacinal.

No último dia 24 de maio foi confirmado o primeiro caso de Influenza em Hortolândia, neste ano. O paciente é uma criança de um ano de idade, do sexo masculino, que não havia sido vacinada. O menino adoeceu em abril, foi atendido no Hospital Municipal Mário Covas e já se recuperou. Com a confirmação do primeiro caso de Influenza na cidade, a Prefeitura reforça a necessidade de vacinação dos grupos de risco prioritários, principalmente o de crianças com idade entre seis meses e cinco anos, um dos que apresentam menor cobertura vacinal nesta campanha: 37%.

De acordo com o informe técnico da campanha, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, as crianças são as principais transmissoras do vírus Influenza. A ampliação da vacinação deste grupo prioritário é uma das medidas mais eficientes para reduzir a circulação da Gripe na comunidade em geral. “As crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão dos vírus na família e na comunidade, sendo que podem eliminar os vírus por até três semanas”, diz o informe. No caso dos bebês com menos de seis meses de idade, a proteção é garantida por meio da vacinação da gestante e da mãe no pós-parto.

Os casos de influenza podem ser causados pelo vírus do tipo H1N1, H3N2 e B, principalmente. “A vacina é trivalente, e protege contra três tipos de vírus. A cada ano, a dose é desenvolvida com tipos diferentes do vírus em relação ao ano anterior, uma vez que eles sofrem mutações. Além disso, a vacina é inativada, ou seja, ela não contém vírus vivo. Portanto, não há riscos da pessoa desenvolver a doença através da imunização”, afirma a enfermeira da Prefeitura de Hortolândia, Angela Marçal Paião.

Transmissão

A transmissão da Gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar, ou pelas mãos, que após contato com superfícies contaminadas pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. O contágio é elevado principalmente em ambientes fechados, como dentro de casa, nas creches, escolas, igrejas e escritórios.

“A Secretaria de Saúde recomenda à população dos grupos de risco que busque as unidades de saúde para se proteger através da vacina. Além disso, pessoas de todas as idades devem manter hábitos simples, mas que ajudam a evitar o contágio pelo vírus Influenza: lavar as mãos com frequência, cobrir o nariz a boca ao tossir e espirrar e manter ambientes sempre arejados”, orienta a secretária de Saúde de Hortolândia, Odete Carmem Gialdi.

No caso de sintomas gripais, a pessoa deve ser encaminhada à unidade de saúde para avaliação médica. O tratamento deve começar preferencialmente nas primeiras 48 horas, para reduzir tanto os sintomas quanto a ocorrência de complicações da infecção.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Campanha do Agasalho realiza neste sábado Dia “D” de arrecadação drive-thru em Hortolândia

Publicado

em

Ponto de coleta será pátio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Urbanos O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia realiza neste sábado, a partir das 8 horas, o Dia “D” de  arrecadação para a Campanha do Agasalho 2022. A ação, que conta com apoio da EPTV-Campinas, será realizada por meio do sistema drive-thru na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – rua Capitão Lourival Mey, 869, no Remanso Campineiro.

De acordo com a presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos, o Dia de Mobilização é importante para impulsionar a campanha, funcionando como ferramenta de chamamento público em favor da solidariedade. “O Dia ‘D’ será um momento de grande mobilização e contamos com a participação de todos. Olhe em seu guarda-roupa, doe um agasalho que você não usa mais e que esteja em bom estado de conservação. Essa doação pode fazer a diferença na vida de uma pessoa”, explicou Maria. Para a campanha, podem ser doadas roupas masculinas e femininas, para todas as idades, cobertores, roupas de cama, meias, gorros, sapatos e toalhas. “O drive-thru funcionará até às 17 horas e contamos muito com a participação da nossa comunidade nesta edição de 2022. Neste ano o frio chegou mais cedo e atender as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade é fundamental. Conto com o apoio de todos e tenho certeza que atingiremos nosso objetivo, afinal, nossa população sempre se mostrou solidária e vem aderindo em peso nas nossas campanhas”, destacou a presidente.A Campanha do Agasalho 2022 foi lançada oficialmente no dia 19 de maio, durante as comemorações pelos 31 anos de Hortolândia. Para facilitar a doação, o Fundo Social de Solidariedade espalhou caixas de coleta para entrega voluntária nos prédios públicos, como Prefeitura e Câmara, e em outros 36 pontos estratégicos do município. A doação também pode ser feita diretamente na sede do Fundo Social, na rua Benedito Francisco de Faria, 467, no Remanso Campineiro. CONFIRA OS LOCAIS DE COLETA

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura conclui ações do Maio Amarelo por um trânsito consciente com o 4º Seminário de Segurança Viária

Publicado

em

Evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (27/05), na Câmara Municipal

Realizado na manhã desta sexta-feira (27/05) na Câmara Municipal, o  4º Seminário de Segurança Viária marcou o encerramento do ciclo de ações do Maio Amarelo por um trânsito mais seguro em Hortolândia. O encontro contou com a presença do prefeito Zezé Gomes e envolveu diversas secretarias da Prefeitura com debates, sobre variados temas,  além de sugestões e estudos que serão aplicados para contribuir com o desenvolvimento do novo Plano de Mobilidade Urbana. Também participam o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e as concessionárias CCR Autoban e Rodovias do Tietê, responsáveis por estradas que passam pela região.

“Em 2017, foi criada a Secretaria de Mobilidade Urbana para aumentar a segurança, eficiência do nosso transporte e um deslocamento ágil pela cidade trazendo mais qualidade de vida aos nossos cidadãos. Além das medidas implementadas que causaram impactos positivos na vida da população, ao longo do tempo, reduzimos os acidentes de trânsito na cidade. 

Estamos aqui para celebrar e pensar no futuro da mobilidade urbana em Hortolândia. Essa é a nossa principal missão,  cuidar das pessoas e construir uma cidade cada vez mais sustentável e inteligente e que cresça e partilhe este desenvolvimento entre todos os filhos da nossa terra”, comentou o prefeito Zezé Gomes na abertura da atividade.

“É importante esta troca de conhecimentos neste seminário para implementarmos a nova diretriz do Plano de Mobilidade Urbana para a cidade. O conjunto das ações realizadas durante todo este tempo também foi apresentado e, assim, juntos, vamos desenvolvendo novas formas de aplicar as ações no futuro para continuar salvando vidas no trânsito em meio ao crescimento da cidade”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Maio Amarelo por um trânsito mais seguro

Neste mês, além da realização do 4º Seminário de Segurança viária, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana. ofereceu três edições do “Café na Passarela”, que orienta pedestres e motoristas sobre a necessidade do cuidado ao atravessar rodovias e sugerindo a utilização das passarelas contra acidentes; quatro etapas “Ação Bar”, para conscientização sobre os perigos de beber e dirigir; a “Operação Cavalo de Aço”; a ligação de novos semáforos; distribuição de folhetos informativos para motoristas nas principais vias da cidade e o passeio ciclístico “Vem de Bike”.

A meta é salvar vidas no trânsito de Hortolândia

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, além dos acidentes, Hortolândia diminui o número de vítimas causadas por colisões no trânsito. Na comparação entre 2017 e 2021, houve uma redução de 79% nos acidentes com vítimas nas ruas e avenidas dentro dos limites do município. Com isso, a cidade cumpre a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, regulamentada pela instituição  apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Obra na região do Parque Santa Fé ganha reforço no sistema de drenagem pluvial

Publicado

em

Prefeitura de Hortolândia implanta novo sistema viário próximo ao Pq. Socioambiental Lago da Fé 

A obra em execução pela Prefeitura de Hortolândia na região conhecida como “ocupação do Santa Fé” avança um pouco mais. Equipes da empresa contratada pela Secretaria de Obras trabalham, agora, na implantação dos sistemas de drenagem pluvial. Em alguns trechos, são implantados grandes tubos de concreto para captação de águas das chuvas; outros ganham bueiros e PVs (poços de visita). Também avança a construção da nova via e da ciclovia que integram o sistema viário. Ele oferecerá nova rota de acesso a quem vem do Jardim Novo Cambuí em direção à região do São Sebastião e do Jardim Interlagos.

Este novo viário está localizado nas imediações do Parque Socioambiental Lago da Fé, mais ao fundo do reservatório de contenção de enchentes. De acordo com o Departamento de Projetos e Orçamentação, está prevista a implantação de pista de caminhada com 1.644 metros de extensão; de ciclovia de 550 metros de extensão, integrada com a já existente no Lago da Fé e de viário com 970 metros de extensão, conectando o trecho com a ponte do São Sebastião. O trecho também ganhará iluminação em LED. As obras chegam a 50 por cento dos serviços executados, aproximadamente, segundo a Secretaria de Obras. 

A nova via em construção, entre a Rua Vitória da Conquista à rua sem nome, já conta com meios-fios da calçada e sarjetas, sendo preparada para receber pavimentação. O trecho já avança para se conectar com a Rua da Confibra, até a ponte do Residencial São Sebastião. Ao lado dela foi construída, com concreto pigmentado de vermelho, mais uma parte dos 550 metros de ciclovia que serão implantados no local. Além disso, acontece a terraplenagem no terreno próximo ao canal. 

O término da obra está previsto para junho deste ano. Segundo o Departamento de Obras, parte do viário será novo, feito agora, e parte será recapeada. As obras contemplam ainda o prolongamento da Rua da Confibra, no Jd. Santa Fé, até a rotatória da Avenida Joaquim Marcelino Leite, entre o São Sebastião e o  Jd. Interlagos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Populares