Os moradores da área de abrangência da USF (Unidade de Saúde da Família) São Jorge contam, desde segunda-feira (06/11), com dentista atendendo perto de casa. A Prefeitura de Hortolândia oferece atendimento odontológico gratuito no local, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para conseguir atendimento, é preciso ser morador de um dos bairros contemplados pela unidade de saúde da família. A consulta é agendada na recepção da unidade. Os bairros contemplados são Jd. Carmem Cristina, Jd. das Laranjeiras, Jd. Estefânia, Jd. Minda, Jd. Santa Luzia, Jd. São Camilo, além do Jd. São Jorge.

Quem mora nestes bairros e precisava de dentista, era atendido, até a semana passada, na UBS do Jd. Nova Hortolândia. Agora, com dentista na unidade local, fica mais fácil cuidar da saúde bucal. Semanalmente, a equipe atenderá cerca de 60 pessoas. De acordo com o coordenador do programa de Saúde Bucal de Hortolândia, Eduardo Prebianchi Squaiella, além de realizar procedimentos odontológicos simples, os profissionais de odontologia da USF São Jorge também atuarão com atividades educativas. Alunos da região terão orientações nas próprias escolas, em palestras e atividades lúdicas que incentivam a escovação e os cuidados com os dentes, desde a infância.

Atualmente, a Prefeitura oferece atendimento odontológico em dez USFs do município. Com exceção da USF São Sebastião e da USF Santiago, todas as demais unidades de saúde, incluindo UBSs (Unidades Básicas de Saúde) têm equipes aptas a realizar tratamentos no próprio consultório, com ações de prevenção, extração, restauração e limpeza. Para as pessoas que utilizam a USF São Sebastião o atendimento odontológico é realizado na UBS Nova Hortolândia. Já para os moradores da área de abrangência da USF Santiago, o atendimento é na UBS Novo Ângulo.

As equipes das USFs e UBS também são responsáveis por encaminhar pacientes que precisam de intervenções mais complexas para tratamento no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), unidade referenciada para serviços odontológicos localizada no Parque Ortolândia. No local, há uma equipe especializada em tratamento de pessoas com necessidades especiais e no atendimento de pacientes de endodontia (tratamentos de raiz), periodontia (tratamento de gengiva) e extração de dente do ciso.

Artigo anteriorSimpósio de Educação Especial reúne cerca de 500 pessoas
Próximo artigoPrefeitura amplia avenida da Emancipação na altura do Good Bom Destaque