Nossa Cidade

UBSs contam com novos equipamentos para eletrocardiograma, exame que pode salvar vidas

Os investimentos da Prefeitura de Hortolândia na área da saúde garantem melhorias no atendimento oferecido aos munícipes. A rapidez nos diagnósticos pode salvar vidas. Para continuar oferecendo o atendimento de qualidade que a população merece, a Administração Municipal adquiriu 17 novos aparelhos de eletrocardiograma, equipamentos que foram entregues às UBS (Unidades Básicas de Saúde), nesta segunda-feira (13/01). O prefeito Angelo Perugini esteve na UBS Jardim Amanda II, onde acompanhou o início do funcionamento do aparelho nesta unidade de saúde.

O eletrocardiógrafo é um equipamento que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos enquanto o paciente está em repouso. Ele faz a medição da atividade elétrica do coração usando eletrodos colocados na pele. É um teste simples, que pode ser feito no consultório ou enfermaria, mas cujo resultado pode sinalizar problemas cardíacos e, por isso, é um exame necessário em alguns casos.

Anuncio


“Estas maquininhas são muito importantes para diagnósticos, mas o mais importante é o ser humano, que acolhe e acompanha nossos pacientes nas unidades de saúde. A vida humana é o que importa. Estes equipamentos vão ajudar a salvar vidas, e isso deve ser feito de forma humanizada, com atendimento de qualidade nas unidades de saúde e o respeito que o cidadão merece”, destacou Perugini.

De acordo com a Secretária de Saúde, Mary Guiomar Almeida Rocha, os novos eletrocardiógrafos substituirão antigos equipamentos que ainda estavam em uso. “Cada unidade básica de saúde terá seu novo aparelho, com a garantia de exames com resultados mais eficazes. Sabemos que exames como estes podem significar a vida de um paciente. Vamos conseguir oferecer atendimento com mais qualidade à população e tratamento rápido e adequado”, afirmou a secretária.

Transformação na saúde

A Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, oferta de novos serviços e equipamentos, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes.

Estas ações fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pelo prefeito Angelo Perugini para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para a realização destas intervenções, a Prefeitura conta com apoio da iniciativa privada, dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

A principal intervenção na área da saúde é a reforma do Hospital Municipal. Serão investidos R$ 12,5 milhões nesta ação, que incluirá reforma desde a fachada até as instalações internas, garantindo a ampliação de 62 para 100 leitos, com 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos no local está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo