Connect with us

Nossa Cidade

UBSs contam com novos equipamentos para eletrocardiograma, exame que pode salvar vidas

Publicado

em

Os investimentos da Prefeitura de Hortolândia na área da saúde garantem melhorias no atendimento oferecido aos munícipes. A rapidez nos diagnósticos pode salvar vidas. Para continuar oferecendo o atendimento de qualidade que a população merece, a Administração Municipal adquiriu 17 novos aparelhos de eletrocardiograma, equipamentos que foram entregues às UBS (Unidades Básicas de Saúde), nesta segunda-feira (13/01). O prefeito Angelo Perugini esteve na UBS Jardim Amanda II, onde acompanhou o início do funcionamento do aparelho nesta unidade de saúde.

O eletrocardiógrafo é um equipamento que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos enquanto o paciente está em repouso. Ele faz a medição da atividade elétrica do coração usando eletrodos colocados na pele. É um teste simples, que pode ser feito no consultório ou enfermaria, mas cujo resultado pode sinalizar problemas cardíacos e, por isso, é um exame necessário em alguns casos.

“Estas maquininhas são muito importantes para diagnósticos, mas o mais importante é o ser humano, que acolhe e acompanha nossos pacientes nas unidades de saúde. A vida humana é o que importa. Estes equipamentos vão ajudar a salvar vidas, e isso deve ser feito de forma humanizada, com atendimento de qualidade nas unidades de saúde e o respeito que o cidadão merece”, destacou Perugini.

De acordo com a Secretária de Saúde, Mary Guiomar Almeida Rocha, os novos eletrocardiógrafos substituirão antigos equipamentos que ainda estavam em uso. “Cada unidade básica de saúde terá seu novo aparelho, com a garantia de exames com resultados mais eficazes. Sabemos que exames como estes podem significar a vida de um paciente. Vamos conseguir oferecer atendimento com mais qualidade à população e tratamento rápido e adequado”, afirmou a secretária.

Transformação na saúde

A Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, oferta de novos serviços e equipamentos, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes.

Estas ações fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pelo prefeito Angelo Perugini para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para a realização destas intervenções, a Prefeitura conta com apoio da iniciativa privada, dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

A principal intervenção na área da saúde é a reforma do Hospital Municipal. Serão investidos R$ 12,5 milhões nesta ação, que incluirá reforma desde a fachada até as instalações internas, garantindo a ampliação de 62 para 100 leitos, com 10 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Entre os novos serviços que serão oferecidos no local está o exame de tomografia, medida que colaborará para agilizar o diagnóstico dos pacientes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia recebe peça peça teatral infantil sobre meio ambiente

Publicado

em

Espetáculo “Viva a natureza” terá sessões gratuitas nesta segunda e terça-feira (23 e 24/05)

Quer ensinar as crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente de um jeito divertido? A dica é levá-las para assistir a peça teatral “Viva a natureza”, que será apresentada nesta segunda e terça-feira (23 e 24/05), aberta para a população. O espetáculo terá sessões gratuitas às 10h, 14h e 16h, na segunda, e às 10h e 14h, na terça. O espetáculo será encenado no anfiteatro da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacharias Pereira Junior, que fica na rua Adail Alves Silva, 525, Jardim Novo Ângulo. O espetáculo foi contemplados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) do governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, com patrocínio da empresa Patrus Transporte e produção da empresa Sancell.

A peça conta a história de duas crianças que descobrem que o sítio do avô, onde elas brincam, está tomado pelo lixo. Elas decidem então salvar o local. Mas, elas vão enfrentar um terrível inimigo, chamado Desperdício. O vilão vai usar os poderes do mal para enfeitiçar e encolher as duas crianças. Para conseguir vencer essa batalha, as crianças vão contar com três aliados da natureza, que são a Dona Borboleta, a Sra. Abelhinha e o Dr. Vagalume.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

AMAAH-SP realiza 1º Cine Azul

Publicado

em

Ontem, 22/05/2022, foi realizado o 1º Cine Azul AMAAH-SP, evento dedicado aos familiares e autistas atendidos junto à Associação de Mães e Amigos do Autista de Hortolândia – SP, em parceria com o Cinesystem – Shopping Hortolândia. Participaram 86 pessoas, entre familiares e autistas. A sessão de cinema foi totalmente adaptada, som e luz ficaram em 50%, trazendo mais conforto sensorial aos presentes.

O filme escolhido foi Ron Bugado™, que aborda temáticas similares às que os familiares  de pessoas com autismo vivem junto aos seus filhos nos mais diversos contextos,  como por exemplo: aceitação aos grupos e pares, estabelecimento de vínculo de amizade, expectativas e frustrações.

Segundo as famílias que participaram, foi um momento muito agradável, pois algumas nunca tinham ido ao cinema, dadas as características particulares de seus filhos e filhas.  Devido ao som e luminosidade, muitos autistas não têm tolerância e acabam não conseguindo assistir os filmes e até mesmo permanecer na sala, por exemplo, desse modo, muitas famílias se sentem julgadas com as crises desencadeadas nesse ambiente.

“Foi ótimo, um momento muito especial para nós, pude sentir que por mais que houvesse dificuldades com nossos filhos, todos são capazes de entender a situação, e não apenas olhar e julgar”, disse Bruna Piva, que estava acompanhada da filha Laura que está dentro do espectro.

“Apesar de não termos uma sede, estamos realizando atividades e encontros com nossas famílias, e tem sido muito bom. Vemos a necessidade de eles estarem juntos. Por isso, a busca por um local para que possamos ampliar as nossas ações. ” Relata Priscila Silvana, diretora-presidente da AMAAH-SP.

Ações como essa reforçam a necessidade de busca constante por ações inclusivas em todos os setores, que atendam sobretudo esse público, com um olhar diferenciado, compreensão e respeito!

Para maiores informações, entre em contato através do número (19) 99346576

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia comemora 31 anos com festa no Parque Lago da Fé

Publicado

em

Por

Prefeitura inaugura oficialmente a ampliação do parque na próxima quinta-feira (19/05) a partir das 9 horas, com programação festiva para a população

Hortolândia completa 31 anos de emancipação político-administrativa na próxima quinta-feira, 19 de maio. Para celebrar a data, a Prefeitura entregará oficialmente para a comunidade, a partir das 8 horas, a ampliação do Parque Socioambiental Lago da Fé, na avenida Joaquim Martarolli, região do Parque Gabriel. A programação oficial conta com uma série de atividades artísticas, esportivas e de lazer, que promete agitar o público presente durante todo o período da manhã.

De acordo com o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, o município vive um grande período de transformações e a entrega da ampliação do Parque Lago da Fé se torna um marco na história do município em relação à conquista de mais qualidade de vida. “Sabe aquela história: quem te viu, não acredita no que vê hoje? No passado, na região do Parque Lago da Fé só havia mato para todo lado. O projeto de Cidade do Futuro, tão bem elaborado pelo meu saudoso amigo Angelo Perugini, transformou toda essa grande região. Implantamos as lagoas de contenção de enchentes, urbanizamos, criamos pista de caminhada, ciclovia, parque infantil, academia ao ar livre e quadras esportivas. Criamos a maior área de lazer do município e, sem dúvida, é um momento de grande satisfação, de ver esse sonho antigo se tornando realidade”, afirmou o prefeito.

De acordo com informações da Secretaria de Governo, as atividades de aniversário no Parque Lago da Fé começam a partir das 8h, com aula de ginástica chinesa (Lian Gong). Às 8h15 o Quinteto Cultura ocupa o palco principal, trazendo clássicos da Música Popular Brasileira. Às 9h15, a recreacionista Naná comandará o palco, onde fará dinâmicas com o público. A partir das 9h30, começa a solenidade oficial de inauguração da ampliação do Parque Lago da Fé, com a presença de autoridades municipais. Após a solenidade de inauguração, a música volta a tomar conta do palco principal, com apresentação do músico Diego Figueiredo. A partir das 11h, a equipe da Academia Malibu fecha as atividades de palco.

Nas quadras, a Secretaria Municipal de Esportes mobilizou professores de tênis, futebol society , futsal, vôlei de areia, basquete e de ginástica. Haverá ainda orientações sobre primeiros socorros que serão realizadas pela equipe da Secretaria de Saúde, além da Feira da Economia Solidária.

“Sem dúvida, será uma manhã festiva e que contamos com a participação das famílias hortolandenses”, finalizou o prefeito.

INAUGURAÇÃO:
Ampliação do Parque Socioambiental Lago da Fé
Avenida Joaquim Martarolli, Parque Gabriel
Dia 19 de maio, a partir das 8 horas

Continue Lendo

Populares