Publicidade
Nossa Cidade

Trabalhos da Secretaria de Saúde vão para Mostra Nacional do SUS

 

A Prefeitura de Hortolândia marcou presença no 33º Cosems (Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), cujo tema deste ano foi “Saúde e Democracia: consolidação e financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde)”. Pela primeira vez, o município inscreveu trabalhos para a “Mostra de Experiências Exitosas no SUS”, que é o relato de ações de saúde desenvolvidas. Duas das ações foram selecionadas para a Mostra Nacional “Aqui Tem SUS!”, que será realizada em julho em Brasília: combate a Raiva Canina e investigação de Leptospirose.

Servidores da Secretaria Saúde de Hortolândia e a secretária Odete Carmem Gialdi estiveram no evento, realizado em Águas de Lindóia entre a quarta e sexta-feira da última semana, dias 27 e 29 de março, e apresentaram algumas ações realizadas no município. Mais de duas mil pessoas de centenas de cidades participaram do evento, que acontece anualmente, um importante espaço de formação e divulgação de temas relacionados a gestão em saúde.

Durante a programação, são oferecidos cursos, promovidas mesas de discussões e palestras. Além disso, há oportunidade para que trabalhadores do SUS de todos os municípios inscrevam trabalhos para a “Mostra de Experiências Exitosas no SUS”. “Apresentamos dez ações. Entre os trabalhos inscritos, estão ações para implantação do acolhimento de pacientes nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), experiências positivas no cuidado em saúde mental e ação para o fortalecimento da amamentação. Mas nossos trabalhos selecionados para a Mostra Nacional são sobre a investigação de um caso de Leptospirose e sobre o controle da Raiva Canina”, destacou Odete.

Em 2018, Hortolândia teve um caso positivo de Raiva Canina. A Prefeitura realizou ação imediata de bloqueio nas imediações onde o caso foi confirmado, além de vacinaçção antirrábica em cães e gatos de toda a cidade. Nenhum novo caso da doença foi identificado. Já a investigação de Leptospirose teve como objetivo determinar o local de contaminação de um paciente diagnosticado com a doença, a fim de ações preventivas. O paciente se recuperou bem e novos casos não foram identificados.

“Os trabalhadores de Hortolândia que tiveram pela primeira vez a oportunidade de participar do Congresso ficaram muito satisfeitos e surpresos com as discussões e reflexões sobre o papel do SUS no cotidiano das pessoas. Puderam ter contato com  iniciativas de outros municípios, fazer troca de experiências com outros profissionais e assim, ampliar e qualificar a sua atuação no município”, destacou o secretária, valorizando o trabalho da equipe da Secretaria de Saúde.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...