Publicidade
Nossa Cidade

Obra do emissário de esgoto no Jd. Sumarezinho será concluída neste mês

Ação garante o tratamento do esgoto para aproximadamente 400 residências da região

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, continua as obras de implantação do coletor tronco de esgoto, que ajudará no trabalho de recuperação ambiental do córrego da APP (Área de Preservação Permanente), localizada na travessa São Geraldo e nas ruas Cosmo Ferreira Gomes, Maria Rodrigues Ferreira e Miguel Antonio dos Santos, no Jardim Sumarezinho. 

O serviço consiste na escavação do solo para a passagem da tubulação. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho será concluído neste mês. A medida visa garantir o tratamento do esgoto para aproximadamente 400 residências da região do Jardim Sumarezinho. 

Agora, os resíduos produzidos nas residências serão destinados de maneira correta para a rede de esgoto. “Este trabalho evitará a poluição e o descarte irregular de detritos, preservando o córrego, conservando o manancial e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida da população”, afirma a secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento. De acordo com a Sabesp, entre 1.200 e 1.500 pessoas serão beneficiadas com a obra.

Para iniciar a recuperação da área e a implantação do emissário de esgoto, a Prefeitura de Hortolândia realizou a remoção de 15 famílias que moravam na beira do córrego. De acordo com a Secretaria de Habitação, as famílias removidas foram realocadas pela Prefeitura. 

ESGOTO 100%

A luta histórica da população de Hortolândia por esgoto começou na década de 1980 e obteve os primeiros resultados a partir de 2005, na primeira gestão do prefeito Angelo Perugini que, em parceria com a Sabesp, fez Hortolândia sair do marco zero de coleta e tratamento de esgoto para 96,3% de cobertura do serviço. Esse resultado contou, principalmente, com a participação popular. 

A universalização de esgoto é uma ação que faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) ação que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...