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Sistema Viário: trecho entre Jd. Minda e Vila Real Novo recebe asfalto

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Todo o complexo de ruas, desde a região central até a avenida Panaíno, terá mais de 5 quilômetros de extensão

As obras de construção do maior conjunto viário de Hortolândia, realizado pela Prefeitura,  já recebe asfalto em um dos trechos. Nesta semana, as equipes da Administração Municipal pavimentaram aproximadamente 500 metros da nova via implantada desde a área próxima ao condomínio residencial do Jardim Minda sentido rua Amélia Basso Breda, na região central. De acordo com a Secretaria de Obras, o próximo passo é asfaltar o sentido contrário da pista, onde já há base para o asfalto e guias construídas.

“As obras estão a todo vapor. Periodicamente, realizo visitas neste local para conferir o andamento deste ‘super viário’, que vai trazer mais infraestrutura e facilidade para o deslocamento dentro de nossa cidade. Seguimos firmes na melhoria de nossa mobilidade urbana”, explicou o prefeito José Nazareno Zezé Gomes em visita ao canteiro de obras, nesta segunda-feira (31/08).

Paralelo a aplicação da massa asfáltica, a obra também continua no sentido Ponte da Esperança (estaiada), onde maquinários realizam a limpeza e o nivelamento do terreno para abertura do caminho. A obra será concluída no prazo de um ano, segundo a Secretaria de Obras.

Em construção pela Prefeitura, o novo viário integrará importantes regiões da cidade, economizando tempo de deslocamento entre os bairros e melhorando o fluxo de trânsito com o objetivo de atrair empresas e investimentos ao município.  A intervenção vai desde a Vila Real, na região central, até a área sob a Ponte da Esperança, próximo da avenida Panaíno, no bairro Green Park. O complexo terá 5,1 km de extensão.

Detalhes da Obra

A obra terá, em uma das extremidades, a construção de uma nova avenida como prolongamento da rua Amélia Basso Breda (rua da feira, na Vila Real), que se estenderá até a rua Pacaembu (Jd. Carmem Cristina), próximo da avenida Sabina Baptista de Camargo, com transposição sobre o córrego da Vila Real. Este viário terá aproximadamente 1,5 km de extensão, trecho dotado de iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia.

A partir deste ponto, uma nova rua com 370 metros será projetada e construída para ligação da nova avenida até a rua Frederico Alves da Costa (Jd. Nova Hortolândia). Ela terá iluminação de LED em todo trecho e pista de caminhada. Uma via de ligação também será construída desde a rua Frederico Alves da Costa até a rua Amazonas (Jd. São Jorge) com cerca de 330 metros, também com iluminação em LED em todo trecho e pista de caminhada ao longo do sistema.

Já no Jd. Carmem Cristina, uma ponte será construída para acesso da rua Flamboyant (rua da Delegacia de Polícia) à nova avenida. Haverá, ainda, a duplicação do trecho viário da avenida Sabina Baptista de Camargo, desde a rua Nossa Senhora do Carmo (Jardim Minda) até o cruzamento com a avenida Carlos Roberto Prataviera (que dá acesso ao cemitério), na rotatória atrás da empresa Magneti Marelli e ao lado do Parque Socioambiental Remanso das Águas. Uma ponte será construída neste trecho, sobre o córrego que corta a via, elevando a altura da pista e evitando inundações em dias de chuva forte. Todo este trecho do sistema viário terá aproximadamente 1,4 km com iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia.

A obra prossegue com a canalização do córrego e a urbanização da área sob a Ponte da Esperança. A área lateral ao reservatório de contenção de enchentes que fica sob a ponte será transformada em um novo espaço de convivência para desfrute da população, com equipamentos públicos de lazer e duas travessias para pedestres sobre afluentes do Ribeirão Jacuba. Ao lado desta nova área de lazer, a nova avenida prosseguirá até a avenida Panaíno, atrás do Condomínio Green Park. A obra contempla, ainda, a ligação do viário que será construído à Panaíno, com sobreposição da linha férrea. Nesta outra extremidade da obra, são 1,5 km de sistema viário com iluminação em LED em todo trecho, pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, playground, espaços de convívio com lixeiras e bancos, além de estacionamento.

A área ambiental terá destaque nesta obra, com a criação de um parque linear na região central, margeando a rua Luiz Camilo de Camargo, do lado direito de quem segue sentido centro, paralelo à linha férrea, desde o Remanso Campineiro, até o Parque dos Pinheiros, no cruzamento com a avenida da Emancipação. O parque linear prossegue no trecho do Jardim Carmen Cristina até a duplicação da avenida Sabina Baptista de Camargo, mantendo o padrão das áreas de lazer do município: iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia, espaço para implementação de academia ao ar livre e espaços de convívio em todo o trecho.

CAF

As intervenções serão realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.

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Com intermédio da Prefeitura, restaurantes e bares de Hortolândia passam a contar com apoio da Abrasel

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O setor de bares e restaurantes é o que mais emprega no Brasil, junto com a construção civil

Como forma de auxiliar o setor de restaurantes e bares nesta retomada da economia por conta do avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, buscou uma aproximação com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Regional Campinas, para que a entidade possa contribuir diretamente no fomento e desenvolvimento do setor no município.

Dando o primeiro passo nessa parceria, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, acompanhado da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Monique Freschet, recebeu no gabinete do Palácio das Águas o presidente da Abrasel na Região Metropolitana de Campinas, Matheus Mason, que estava acompanhado do conselheiro da Abrasel, Silvio Bigon.

O prefeito destacou que o setor de bares e restaurantes foi um dos que mais sentiu os impactos pela pandemia, comércios que hoje ele vê com grande potencial de crescimento nesta retomada da economia. “Hortolândia é a cidade que mais cresce na Região Metropolitana de Campinas e, por conta dos novos condomínios, a população vem crescendo no mesmo ritmo. Com um mercado consumidor forte, a tendência é que a cidade venha receber novos empreendimentos voltados para a gastronomia. Com apoio da Abrasel, tenho a certeza que os empreendedores vão se sentir abraçados. A partir deste acompanhamento, tenho a certeza que eles terão mais êxito em seus bares e restaurantes, atraindo novos clientes e criando novos postos de trabalho, gerando renda para nossa população. A cidade, como um todo, ganha”, destacou o prefeito.

O presidente da Abrasel na Região Metropolitana de Campinas, Matheus Mason, comentou que o setor de bares e restaurantes é o que mais emprega no Brasil, junto com a construção civil e destacou que, por conta das inúmeras oportunidades de emprego, o setor não exige escolaridade e nem experiência, sendo uma das principais portas de entrada ao mercado de trabalho trilhada por jovens. “Estamos com as portas abertas há 4 anos em Campinas e a nossa proposta é poder avançar em nosso quadro associativo e auxiliar os empreendedores de bares e restaurantes de Hortolândia. Essa abertura de portas da Prefeitura é importante e acredito que possamos desenvolver encontros e palestras em parceria, para benefício do setor”, afirmou Mason.

A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Monique Freschet, destacou o trabalho desenvolvido pela Abrasel e afirmou que o objetivo é mobilizar os empreendedores locais que venham conhecer a atuação da entidade em benefício do setor. Para isso, uma atividade será agendada envolvendo os donos de bares e restaurantes. “O primeiro passo foi dado. Agora é mobilizar o setor para que a Abrasel tenha oportunidade de dialogar em busca do fomento e desenvolvimento dos empreendimentos em nossa cidade”, finalizou Monique.

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Prefeitura de Hortolândia prossegue com obras de implantação de terceira faixa na Emancipação, após remoção de postes

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CPFL retirou estruturas que estavam na pista

Após solicitação da Prefeitura de Hortolândia, a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) retirou, neste final de semana, três postes que estavam na pista da avenida da Emancipação, no trecho próximo à farmacêutica EMS, onde a Administração Municipal realiza a obra de implantação da terceira faixa de rolagem na via.

Faltam poucos detalhes para a finalização do trabalho, que acontece no sentido Hortolândia/SP-101 (Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença). Com a remoção das estruturas, o município fará o reforço da sinalização no local e o fechamento dos buracos onde os postes estavam implantados. As melhorias na obra do viário acontecem nos próximos dias.

A terceira faixa na Avenida da Emancipação vai da Rua Barão de Itapura até o trevo da EMS, na saída para Monte Mor. De acordo com a Secretaria de Obras, são 550 metros de nova pista. O local ganhou nova calçada com ciclovia no mesmo trecho. As equipes realizaram pintura de linhas que delimitam a via (linhas de bordo), linhas seccionadas, setas direcionais e zebrados.

A ação tem o objetivo de acabar com o congestionamento de veículos que se forma na avenida da Emancipação, principalmente em horários de pico, contribuindo com as novas alças de entrada e saída da cidade no km 5 da Rodovia SP-101 .

Motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS.

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Hortolândia implanta primeira faixa de retenção exclusiva para motos

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Sinalização reforçará segurança viária na Avenida Santana, próximo a condomínio e escolas

Para ampliar a segurança viária em uma das vias mais movimentadas da cidade, a Prefeitura de Hortolândia acaba de implantar uma faixa de retenção exclusiva para motos, na Avenida Santana, no Parque Ortolândia, na altura do número 1990, em frente ao condomínio residencial Golden Park e próximo a duas escolas particulares.

A sinalização, que cria os bolsões específicos para motocicletas, entre a faixa de pedestres e a de retenção de veículos, é inédita no município e foi demarcada na manhã desta segunda-feira (27/09) por equipes do Setor de Pintura da Secretaria de Mobilidade Urbana.

A ação integra um conjunto de medidas de segurança viária, em execução na via desde meados deste mês. Por volta das 16h de hoje, começa a funcionar o novo semáforo para pedestres instalado neste mesmo trecho. São ações integradas para disciplinar o trânsito na região, onde há grande circulação de veículos e também de pedestres, em razão da proximidade com o condomínio e com o Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) e o Colégio Adventista de Hortolândia. O trecho também recebeu reforço na pintura das faixas de pedestres e de retenção de veículos, de linhas seccionadas brancas e de legendas de “DEVAGAR” e “PARE”.

“É uma ação para aumentar a segurança de motoqueiros, mas principalmente de pedestres”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

De acordo com a Diretoria de Operações, a implantação do bolsão específico para motos no Parque Ortolândia é um projeto piloto. A ideia é expandi-lo para outras importantes vias da cidade, como a Av. da Emancipação (sentido SP-bairro) e a Av. Olívio Franceschini. “Além da capital, poucas cidades da região têm esta faixa de retenção específica para motos”, afirma o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos.

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