15 de junho de 2024
Nossa Cidade

Sistema de reuso da água garante irrigação sustentável no Pq. Dorothy

Com instalação, lagoas do parque também têm mais oxigenação, característica que beneficia diversos peixes existentes no ambiente

irrigacao-sustentavel

Mais que um exemplo de sustentabilidade, reutilizar a água é uma ação essencial nos dias de hoje. Para contribuir com a preservação deste recurso natural, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, implantou no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang um sistema de reuso da água. Com a tecnologia, parte da água existente nas lagoas do espaço é utilizada para irrigar as plantas do parque.

O sistema, útil para a irrigação, também promove a interligação e oxigenação das três lagoas existentes no parque. O processo começa com o bombeamento da água da lagoa central por um motor elétrico. Com o uso de aspersores, distribuídos em pontos estratégicos do parque e controlados manualmente, a água bombeada é reutilizada para irrigar a vegetação de todo o parque. A irrigação de cada área dura, em média, vinte minutos.

Outra vantagem é que, a partir do bombeamento, a água retorna para as outras duas lagoas menores do espaço, resultando em um ciclo que facilita a movimentação e, consequentemente, a oxigenação do corpo d’água.

De acordo com o gerente do Parque Irmã Dorothy, Vanderlei Fernando de Azevedo, a ação é benéfica especialmente em momentos de escassez dos recursos hídricos no estado. “Com a crise hídrica atual, é importante reaproveitarmos a água e fazer com que, por meio da irrigação, as árvores permaneçam saudáveis para que também contribuam, captando a água do solo”, explica.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, a equipe de gestão do parque tem se empenhado em implantar projetos sustentáveis no local. “Com a instalação do Sistema de Bombeamento Elétrico na lagoa do Parque Irmã Dorothy, por meio da oxigenação, contribuímos com a qualidade da água para um número significativo de peixes existentes. Além disso, poderemos garantir a irrigação da flora de forma sustentável, na atual crise hídrica que estamos enfrentando”, destaca.

O Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, possui atrações para toda a família. Playground infantil, espaço para práticas esportivas, Recanto das Tartarugas, Orquidário e Maternidade da Árvore são algumas das atividades existentes no local. O parque fica aberto diariamente, das 7h às 18h.

Fonte: Pref.Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98