Nossa Cidade

Simpósio “Desafios e Conquistas da Mulher Negra” acontece quarta-feira

 

Evento será no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene P. Presta Bonfim, no Remanso Campineiro

Anuncio


O Simpósio “Desafios e Conquistas da Mulher Negra”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, terá uma programação repleta de atrações. O evento acontece nesta quarta-feira (25/07), a partir das 18h30, no anfiteatro da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental), Marleciene Priscila Presta Bonfim, localizada na rua Maria de Lourdes C. Cancian, 92, Remanso Campineiro. A atividade é uma iniciativa da Secretaria de Governo, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres. Foi criado com o objetivo de comemorar o Dia Nacional da Mulher Negra e de Tereza de Benguela. A entrada é gratuita.

Durante o simpósio, será realizada roda de conversa com cinco mulheres, de várias faixas etárias e com diferentes formas de atuação na sociedade, para discutir avanços e entraves vividos pela mulher negra. Elas contarão  experiências, desafios e conquistas no mercado de trabalho e no cotidiano. Após o debate, o público poderá fazer perguntas e tirar dúvidas. Antes da roda de conversa, profissionais do Instituto Embelleze cuidarão da estética das participantes, com sessões gratuitas de maquiagem e de penteado com tranças. 

O público poderá também participar de vivências culturais e conferir exposições com painéis, cujo propósito é contar a história de mulheres que deixaram legados para a luta pelo empoderamento da mulher negra.

De acordo com o diretor de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Amarantino Jesus de Oliveira, o evento tem como objetivo refletir sobre as conquistas e os desafios da mulher negra, a partir da ótica de mulheres empoderadas social, política e economicamente, a fim de elevar a autoestima da população feminina.

“É preciso apresentar à sociedade como a mulher avançou na conquista de seus direitos, além de refletir sobre os desafios a serem enfrentados nesse novo cenário social, econômico e político. A mulher negra sofre mais discriminação pelo fato de ser mulher e negra”, observa Oliveira.

Sobre Tereza de Benguela

Segundo o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Tereza de Benguela ficou conhecida no Brasil por liderar um movimento quilombola no estado do Mato Grosso, durante o século XVIII. Casada com José Piolho, a mulher tomou a frente do movimento, após a morte de seu marido. Sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luís Pinto de Souza Coutinho.

SERVIÇO

O que – Simpósio “Desafios e Conquistas da Mulher Negra”

Onde – Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene P. Presta Bonfim, localizado na rua Maria de Lourdes C. Cancian, 92, Remanso Campineiro

Quando: quarta-feira (25/07), às 18h30 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo