A regionalização da gestão dos resíduos sólidos foi o tema debatido pelos prefeitos integrantes do Consimares (Consórcio Intermunicipal do Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) com o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido. Atualmente o Consimares conta com a participação das cidades de Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Monte Mor, Santa Bárbara d´Oeste, Capivari e Elias Fausto.

Em sua fala, Penido fez um resumo sobre o tema da regionalização no Estado de São Paulo, que passa a atender ao Novo Marco do Saneamento (Lei 14.026) e aproveitou para chamar a atenção para um dos temas de maior importância por parte do governo paulista: resíduos sólidos. “Não há cabimento que cada município tenha um aterro sanitário. É um atraso. E, o que chamam de ‘lixo’, não é lixo, já que pode ser uma fonte de reciclagem, compostagem, de energia. Aquilo que muitos chamam de lixo é uma grande oportunidade de geração de emprego e de geração de renda”, comentou.

O secretário também destacou a atuação do Consimares, o primeiro consórcio municipal do Estado de São Paulo e um dos primeiros do Brasil, que atua na criação de políticas públicas na adequação dos resíduos sólidos das cidades. “O Consimares vem realizando, há 12 anos, um grande trabalho, inclusive vem planejando a criação de uma usina para geração de energia a partir dos resíduos domiciliares. Sem dúvida, um importante avanço”, destacou Penido.

Durante os trabalhos, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, agradeceu a presença do secretário de Estado e enalteceu os trabalhos do Consimares, consórcio que teve como um dos seus fundadores o ex-prefeito Angelo Perugini, que faleceu em abril desse ano por complicações da Covid-19. “Ficamos felizes em poder receber esse importante encontro do Consimares, que há 12 anos, vem trabalhando junto com os municípios para que possamos dar uma destinação correta e mais eficiente aos municípios. Lembro que o amigo e saudoso Perugini foi um dos prefeitos fundadores do consórcio, grupo que muito vem contribuindo com as nossas cidades. Inclusive, na semana passada, Hortolândia foi apontada como o segundo melhor município do Brasil no ranking de saneamento, estudo esse que considera os critérios de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos. Tudo isso é fruto desse passado, onde a semente foi plantada e hoje estamos colhendo esses importantes frutos”, avaliou Zezé.

O presidente do Consórcio e prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni, comemorou a realização do encontro em Hortolândia, onde todos os prefeitos consorciados estiveram presentes. “A presença de todos os prefeitos demonstram a unidade do Consimares na busca de soluções para os resíduos sólidos em nossa região. Quero aqui também agradecer a presença do secretário de estado Marcos Penido, pelas suas importantes considerações sobre os projetos do Governo do Estado a respeito do saneamento e que irão contribuir muito com a nossa região”, destacou Baroni.

A atividade também contou com a participação dos prefeitos Luiz Dalben (Sumaré), José Cláudio Schooder (Nova Odessa), Edivaldo Brischi (Monte Mor), Rafael Piovezan (Santa Bárbara d´Oeste) e Vitor Hugo Riccomini (Capivari).

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorHortolândia imuniza quase 6 mil pessoas contra a COVID-19 no fim de semana
Próximo artigoWebinário sobre Escola e a relação com o saber é nesta segunda-feira (28/06)