Nossa Cidade

Realização do Dia ‘D’ de vacinação contra COVID-19 em Hortolândia é momento de esperança

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, acompanhado do secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Freire, realizou nesta quinta-feira (24/06) uma coletiva de imprensa para esclarecer as ações da Prefeitura para a realização do Dia ‘D’ de vacinação contra a Covid-19 no município.

Durante a sua fala, o prefeito destacou que o momento “é de esperança” e que o município vem se desdobrando para garantir, o mais rápido possível, a aplicação da vacina no braço do hortolandense. “Sábado (26/06) será o maior dia de vacinação, até agora, contra a Covid-19 em nosso município. Serão aplicadas cerca de 6,2 mil doses em pessoas nascidas até 1980 e também naquelas com comorbidades, que já tenham realizado o cadastro no site Vacina Já (Governo do Estado) e agendamento pelo site da Prefeitura. Sem dúvida será um momento importantíssimo nesta luta contra o vírus, um momento que nos enche de esperança para que possamos, assim que possível, retornar as nossas vidas normalmente e retomar, com grande força, a economia da nossa cidade. Esperamos superar, até o final desse mês, mais de 100 mil doses aplicadas”, destacou o prefeito Zezé.

Anuncio



Em Hortolândia a vacinação será realizada das 8h às 15h30, em 12 diferentes locais, sendo um deles em sistema drive-thru (confira abaixo a lista dos locais).

Segundo o secretário adjunto de Saúde, somente serão vacinadas as pessoas que fizerem o agendamento e destaca a importância de o cidadão estar com as documentações em mãos. “Para ser vacinado é necessário levar CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de endereço, Cartão Cidadão ou do SUS (Sistema Único de Saúde) e documento que comprove vínculo com o município, que pode ser Título de Eleitor ou documento de veículo. Informamos que o comprovante de endereço tem que ser deste ano. Também será aceito como comprovante de endereço qualquer correspondência que a pessoa tenha recebido em seu nome. Caso a correspondência esteja no nome do cônjuge, é necessário levar Certidão de Casamento ou documento que comprove o estado civil da relação”, informou Freire.

Já as pessoas com deficiência permanente deverão apresentar laudo que comprove a deficiência e os documentos mencionados acima. Também serão vacinadas pessoas com comorbidade ou doença crônica acima de 18 anos. Estas pessoas devem levar comprovante da doença (laudo, relatório ou prescrição médica) em documento emitido em até um ano e que contenha o número de inscrição no CRM (Conselho Regional de Medicina) do médico que atende o paciente, e os documentos mencionados acima.

“A melhor vacina é aquela que chega no nosso braço, afinal, ela é o único remédio contra a Covid-19. Por esse motivo, peço para que as pessoas que agendaram a vacinação para sábado, que compareça no horário pré-determinado, que aproveite essa oportunidade e inicie seu processo de imunização. Todas as vacinas são seguras e, com a nossa comunidade imunizada, teremos condições de retomar, o mais rápido possível, a nossa economia, com a chegada de novas empresas, ampliação do comércio e, consequentemente, a geração de emprego e renda”, destacou o prefeito hortolandense.

Hortolândia defende três eixos de atuação para o enfrentamento da pandemia
Durante a coletiva de imprensa, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, destacou a atuação da Prefeitura desde o início da pandemia, em março de 2020, quando o município era governado pelo ex-prefeito Angelo Perugini, que faleceu em abril deste ano por complicações da Covid-19.

“Desde que começou a pandemia, nossa Administração vem trabalhando de forma incansável para salvar vidas. Para isso, foi implantada a UR (Unidade Respiratória), organizamos a nossa Rede Municipal de Saúde, implantamos 10 leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e iniciamos uma importante reforma no Hospital, que será finalizada com a entrega de uma sala de tomografia. Portanto, a primeira atitude foi investir na saúde para que tivéssemos a possibilidade de salvar vidas daqueles que precisariam de um atendimento mais especializado e, agora, estamos neste trabalho fundamental que é a vacinação da nossa gente”, comentou Zezé.

O segundo eixo que vem sendo trabalhado pela Prefeitura é o acolhimento das famílias que mais vem sentindo os impactos da pandemia. Somente nos últimos 90 dias, mais de 45 toneladas de alimentos foram arrecadados pelo Fundo Social de Solidariedade, atendendo cerca de 2,3 mil famílias hortolandenses. “O povo de Hortolândia possui uma grande fé e são pessoas solidárias. Neste sentido, com o programa Hortolândia Solidária já arrecadamos mais de 45 toneladas de alimentos. Aqui, ninguém vai passar fome. Outra ação desenvolvida pela Administração é a ampliação do programa de distribuição de Kits de Alimentação Escolar. Na primeira semana de julho faremos a entrega do terceiro lote com mais 26 mil kits. Eles são destinados a todos os alunos matriculados na rede municipal de Educação. É um kit que ajuda a manter a segurança alimentar de milhares de crianças que estão na idade escolar. Esse é um compromisso que continuaremos a fazer em benefício da nossa gente”, afirmou o prefeito hortolandense.

O terceiro eixo diz respeito à economia e geração de empregos. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), nos cinco primeiros meses de 2021 foram registrados 1.216 novas vagas com carteira assinada. O setor que registrou maior alta foi o da construção civil, com 5,19%. O saldo também é positivo em relação a abertura de novas empresas. Neste ano, Hortolândia já conta com saldo positivo 1.063, um aumento de 45,6% em relação ao mesmo período de 2020.

Neste ano, o destaque para a chegada de novos investimentos da iniciativa privada no município ficou por conta da empresa ADM, uma das maiores indústrias do agronegócio no mundo, especialista em proteína vegetal. Neste mês a ADM anunciou um investimento de mais de 100 milhões de dólares na cidade de Hortolândia. A empresa está montando um Centro de Pesquisa e Inovação e anunciou a implantação de uma planta para produção de proteína vegetal. “Além desses importantes resultados conquistados pela iniciativa privada, a Prefeitura não parou e continua investindo em importantes obras, que por sua vez, significa a criação de novos postos de trabalho. Estamos criando a terceira faixa na avenida da Emancipação, estamos ampliando o Parque Lago da Fé, demos a ordem de serviço para a criação de um novo sistema viário que fará a ligação da Vila Real à região da Ponte Estaiada, estamos implantando os portais nos acessos da cidade, entre outras obras que garantam uma cidade mais humana, sustentável e inteligente. Tudo isso faz diferença no enfrentamento da pandemia e garante ainda que a cidade cresça”, finalizou Zezé.

Confira abaixo os locais do Dia D da vacinação contra a COVID-19 em Hortolândia, neste sábado (26/06):
– UBS Adelaide: rua Julio Cesar do Nascimento, 355
– UBS Amanda I: rua Almada Negreiros, 1.299
– UBS Amanda II: av. Brasil, 800
– UBS Campos Verdes: rua da Confibra, 155
– UBS Figueiras: rua Maraci Aparecida Martarolli Campos, 66
– UBS Novo Ângulo: rua Edézio Vieira de Moraes, 146
– UBS Parque do Horto: av. José Augusto de Araújo, 95
– UBS Rosolém: rua Osmar Antonio Meira, 300
– UBS São Jorge: rua Goiás, 1.140
– Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) do Remanso Campineiro: rua Euclides Pires de Assis, 200
– Emeief João Carlos do Amaral Soares: rua João Barreto da Silva, 505
– Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang: vacinação será em esquema drive-thru com entrada pela rua Maria Benedita Firmino

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo