Nossa Cidade

Projeto “Amigo Presente” começa a funcionar

A partir de agora, três bairros de Hortolândia já contam com o “Amigo Presente”, projeto piloto da Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, que visa aproximar ainda mais a comunidade do Poder Público. Desde segunda-feira (03/02), quem mora no Jd. Terras de Antônio, Jd. Santa Esmeralda e Jd. Nossa Senhora de Fátima pode acionar os agentes do projeto para esclarecer dúvidas e apresentar demandas relativas a diversos órgãos municipais.

A iniciativa reúne oito bolsistas, moradores da área de atuação, contratados via programa Acerte, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. O novo projeto foi lançado pelo prefeito Angelo Perugini na última sexta-feira (31/01). “O objetivo é proporcionar à população maior proximidade com a Prefeitura. Será uma experiência. Vamos aprender com esta ação e, se tudo der certo, colocar o Amigo Presente nos demais bairros da cidade”, destacou Perugini, quando do lançamento.

Anuncio


Agora, os “amigos presentes”, já estão nas ruas da cidade. Uniformizados de azul, se revezam, percorrendo o bairro em bicicletas elétricas, tendo em mãos celulares para facilitar o contato imediato com a Prefeitura. O trabalho é organizado em turnos, pela manhã, das 6h às 10h, e à tarde, das 16h às 20h. Em contrapartida, a Administração Municipal oferece cursos de qualificação profissional aos aprendizes, além de criar condições para garantir a eles acesso a direitos universais básicos na área de educação, saúde, alimentação e renda. Os participantes recebem cesta básica e bolsa mensal no valor de R$ 710,00.

Um dos bolsistas participantes é Diego Hoffman, que atua no Jd. Nossa Senhora de Fátima, no período da tarde. No primeiro dia, auxiliou na localização dos tutores de dois cachorros que estavam soltos pelas vias e também acompanhou a chegada em casa de alguns moradores da vizinhança. Animado, esperava fazer ainda mais, mas teve que lidar com o fator chuva. 

Além da parceria da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, que fez a seleção dos bolsistas dentre os que moram na própria área de abrangência, o projeto Amigo Presente conta com a atuação da Secretaria de Segurança, que ofereceu treinamento aos participantes para que saibam lidar com situações do dia a dia nos bairros.

“Queremos que a população veja nestas pessoas uma referência, um amigo. Ele vai anotar aquilo que observar nos bairros, como ruas que precisam de recapeamento, árvores que necessitam de poda, além de servirem como um canal direto entre o morador e a Prefeitura, alguém em quem podem confiar. Algumas questões da comunidade poderão ser resolvidas imediatamente, após esta comunicação com o órgão responsável. Outras demandas mais específicas serão levadas aos responsáveis para que o morador tenha uma resposta”, enfatizou o secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafu.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo