Quer mudar de carreira profissional ou incrementar seu negócio para a retomada pós-pandemia? Seja qual for a sua situação, a Prefeitura de Hortolândia e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) promovem seis cursos online gratuitos relacionados às áreas de alimentação, beleza e estética, vendas, varejo, e-commerce e fotografia. Os cursos acontecerão em agosto, com aulas ao vivo, e são para pessoas com idade acima de 18 anos. Os participantes deverão ter 75% de presença para receber o certificado. As atividades fazem parte do programa “Hortolândia Empreendedora”, da Prefeitura, que oferece capacitação para os setores econômicos mais afetados pela pandemia do Coronavírus. Confira abaixo os cursos.

ALIMENTAÇÃO

O curso “Cuidados na compra de alimentos perecíveis em seu negócio” acontecerá entre os dias 2 a 6 de agosto, das 18h30 às 22h30. As inscrições devem ser feitas por meio deste LINK. São 30 vagas disponíveis. 

O curso visa capacitar os participantes a reconhecerem os alimentos perecíveis e realizar compras de acordo com critérios de qualidade e segurança sanitária. O conteúdo abordará tópicos como classificação dos alimentos de acordo com características nutricionais, origem e grau de processamento; alimentos in natura de origem animal e vegetal; alimentos processados; conceitos de produtos perecíveis e não perecíveis; boas práticas de manipulação de alimentos perecíveis; padrão de identidade e qualidade de alimentos perecíveis; métodos de conservação de alimentos perecíveis; quantificação de alimentos perecíveis: quantidades per capita, indicadores de perda no pré-preparo, entre outros.

BELEZA

O curso “Organize seu salão de beleza” será entre os dias 2 a 6 de agosto, das 18h às 22h. Os interessados devem se inscrever por meio deste LINK. São 30 vagas disponíveis.  

Os participantes conhecerão os requisitos necessários para fazer a ambientação de um salão de beleza para tornar os espaços funcionais e dinâmicos, e assim proporcionar bem-estar aos clientes. O conteúdo abordará tópicos como normas e legislação aplicadas a salão de beleza; layout e setorização dos serviços no salão; móveis e equipamentos necessários; ergonomia: circulação, acessibilidade e mobiliário; instalações elétricas e hidráulicas adequadas e seguras; materiais e revestimentos; cores; tipos de lâmpadas e luminárias adequadas; ventilação adequada ao ambiente; decoração adequada à proposta do negócio; e limpeza, higienização e manejo de resíduos.

VENDAS

O curso “Venda melhor com técnicas consultivas” será realizado entre os dias 2 a 6 de agosto, das 8h às 12h. As inscrições devem ser feitas por meio deste LINK. São 30 vagas disponíveis.

O curso visa capacitar os participantes a aumentar as vendas por meio do uso de técnicas de venda consultiva. O conteúdo abordará tópicos como os tipos de venda (simples, convencional, consultiva e complexa), venda empurrada X venda focada nas necessidades do consumidor, perfil e postura do vendedor-consultor, entre outros. Os participantes ainda aprenderão a utilizar a chamada técnica “Spin” aplicada à venda consultiva de varejo de produtos e serviços e como fazer o pós-venda consultiva.

VAREJO

O curso “Aprenda a vender melhor no varejo” acontecerá nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de agosto, das 18h30 às 22h30. As inscrições devem ser feitas por meio deste LINK. Estão disponíveis 30 vagas. 

Os participantes aprenderão a aumentar a comercialização de produtos e mercadorias por meio de estratégias de atendimento e vendas. Serão abordados tópicos como papel do varejo na visão do consumidor; proposta de valor do negócio de varejo; componentes do atendimento ao cliente de varejo (instalações, pessoal, procedimentos internos, fontes de consulta, leis e normas), planejamento do atendimento; oferta; negociação, relacionamento, fidelização, entre outros.

E-COMMERCE

O curso “Aprenda a vender melhor no e-commerce” será entre os dias 9 a 13 de agosto, das 18h às 22h. As inscrições devem ser feitas por este LINK. São 60 vagas disponíveis.

O curso é para capacitar os participantes a aumentarem as vendas online por meio do uso de ferramentas de marketing. O conteúdo abordará itens como site, plataforma, avaliações e certificações, como fazer SEO (abreviação do termo em inglês “Search Engine Optimization”), que se refere a um conjunto de técnicas para posicionar uma página nos primeiros resultados de mecanismos de busca online, marketing de conteúdo, campanhas de e-mail marketing, anúncios patrocinados, programa de afiliados e remarketing.

FOTOGRAFIA

O curso “Seja um fotógrafo profissional com seu celular” será entre os dias 9 a 13 de agosto. Haverá uma turma para o horário das 8h às 12h e outra para o horário das 13h às 17h. As inscrições devem ser feitas por meio deste LINK. Estão disponíveis 30 vagas para cada turma. 

Os participantes aprenderão a fazer fotos comerciais com celular. Serão mostradas técnicas de captação, composição, enquadramento, edição e publicação de imagens e exercícios práticos. O conteúdo do curso também abordará recursos dos dispositivos móveis, resolução e qualidade de fotografia, e anatomia e controle da luz.

Artigo anteriorUnilever Valinhos anuncia vagas de emprego
Próximo artigoUm dos grandes sucessos do cinema, filme “O Carteiro e O Poeta” é atração do Ponto MIS desta semana