Connect with us

Nossa Cidade

Programa de Tabagismo da Prefeitura completa um ano de retomada com reuniões on-line

imagem 28

Desde a retomada, programa já conta com 23 grupos, que contam com um total de 240 participantes 

Persistência e força de vontade. Estas são as qualidades que Lúcio André da Silva e Aparecida Madalena da Silva consideram mais importantes para deixar de fumar. Eles conseguiram parar com o vício graças às reuniões em grupo realizadas pelo Programa de Tabagismo da Prefeitura de Hortolândia. Neste mês, o programa completa um ano de retomada das atividades. Em virtude da pandemia do Coronavírus, o programa havia suspendido os encontros presenciais. O programa foi criado em 2005 pela Secretaria de Saúde. 

Anuncio

A retomada acontece por meio de reuniões on-line. De acordo com a coordenadora do programa, a médica Regina Happ, atualmente existem 23 grupos, nos quais participam um total de 240 pessoas. “O principal benefício do formato on-line é que os participantes ficam mais à vontade para falar e interagir com os demais. Além disso, os participantes evitam o deslocamento para as reuniões presenciais”, destaca a médica.

O primeiro grupo, formado por pessoas atendidas pela UBS (Unidade Básica de Saúde) Novo Ângulo, começou a realizar as reuniões virtuais em dezembro de 2020. Um dos participantes é o aposentado Lúcio André da Silva, de 57 anos, que se tornou a primeira pessoa do programa a conseguir deixar o vício. 

Advertisement

Lúcio decidiu participar do programa ao perceber que o vício afetava sua saúde. “Eu queria parar de fumar em função da idade também. Eu sentia cansaço, principalmente quando participava de corridas de rua nos finais de semana”, relata o aposentado, que começou a fumar com 11 anos. 

Segundo ele, nos primeiros dias foi difícil largar o vício. “Para passar a vontade de fumar, eu bebia um copo de água e me deitava. Eu também usava o medicamento e o adesivo para parar de fumar prescritos pela médica do programa”, conta Lúcio.    

Desde que parou de fumar há um ano, Lúcio sentiu melhora na sua saúde. “A minha autoestima melhorou também. Hoje, faço caminhada. Antes não aguentava andar um quilômetro”, salienta o aposentado.

Para quem também quer deixar de fumar, o aposentado reconhece que é difícil, mas é necessário muita persistência e força de vontade. “Não é fácil controlar o desejo de fumar. Mas você tem que mentalizar o objetivo, que é parar, e um dia você consegue abandonar esse vício”, aconselha Lúcio.

Advertisement

PRESSÃO 

A pressão da sociedade contra os fumantes para que deixem o vício foi um dos fatores que motivou a assistente social, Aparecida Madalena da Silva, de 48 anos, a participar do programa. “Quando se é fumante, os meios sociais em que você circula te excluem. Os espaços para quem fuma estão restritos. Além disso, têm sido feitas campanhas bastante intensas contra o tabagismo”, avalia Madalena, que há alguns anos já havia tentado parar de fumar.

Em abril deste ano, Aparecida começou a participar das reuniões de outro grupo também formado por pacientes da UBS Novo Ângulo. Desde junho, ela tem conseguido largar o cigarro, apesar das dificuldades. Além de usar a medicação prescrita pelo programa, Aparecida adota algumas estratégias para superar a vontade de fumar, tais como beber água e chupar bala. “É importante também procurar alguma atividade para passar a vontade. Além disso, tenho procurado evitar de ir a lugares onde tem cigarro”, explica.

Desde que deixou o vício, Aparecida tem sentido várias melhoras na saúde e na vida social. “As principais melhoras foram no olfato e paladar durante a alimentação. Melhorou também na respiração, pele e cabelos. Tenho mais disposição física. Senti também uma satisfação por parte dos meus amigos, familiares e parentes de ver que estou conseguindo parar de fumar”, relata.

Advertisement

Aparecida destaca que o formato on-line tem a ajudado para participar das reuniões do grupo, que acontecem uma vez por semana. “Facilitou muito na organização do tempo para que a gente possa participar das reuniões. O formato on-line ajuda também os participantes que têm inibição de conversar e interagir”, destaca a assistente social.  

A interação nas reuniões em grupo é um aspecto positivo destacado por Aparecida que incentiva os participantes a parar de fumar. “Nas reuniões, os participantes compartilham suas experiências. Cada um procura ajudar o outro”, ressalta Aparecida.

Para quem quer parar de fumar, a assistente social salienta que é difícil. “Tem que ser firme. Não é algo impossível. Mas depende da pessoa. É preciso ter muita força de vontade e persistência. É procurar viver um dia de cada vez”, aconselha Aparecida.

COMO PARTICIPAR

Advertisement

De acordo com a médica Regina Happ, as pessoas interessadas em participar do Programa de Tabagismo devem procurar as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Amanda I, Amanda II, Novo Ângulo e Taquara Branca. O contato também pode ser feito pelos telefones (19) 3897-3388 / (19) 3909-3825 (UBS Amanda I), (19) 3819-3325 / (19) 3819-3268 (UBS Amanda II), (19) 3845-2397 ou (19) 3809-3454 (UBS Novo Ângulo), e (19) 3897-6082 (UBS Taquara Branca).

A médica explica que o tabagismo é considerado uma doença epidêmica decorrente da dependência da nicotina, classificada no grupo de transtornos mentais e do comportamento em razão do uso de substâncias psicoativas.

Além de ser uma doença, o tabagismo pode causar diversas doenças, tais como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas. Ao parar de fumar, a pessoa já sente benefícios em sua saúde. Confira abaixo:

– Após 20 minutos: pressão e pulsação voltam ao normal

Advertisement

– Em 8 horas: nível de oxigênio no sangue normaliza

– Em 48 horas: aumenta a capacidade de sentir cheiro e sabor

– Após duas semanas a três meses: a circulação melhora e a função pulmonar aumenta

– De cinco à quinze anos: o risco de infarto é igual ao de uma pessoa que nunca fumou

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região3 horas ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos4 horas ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial5 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

grupo de motoboys grupo de motoboys
Policial5 horas ago

Cliente, supostamente, agride trabalhador de app e grupo de motoboys depredam casa em Mogi Mirim

Um grupo de motoboys protagonizou uma cena de violência no bairro Parque Novacoop, em Mogi Mirim, na tarde de ontem...

torre de queda livre torre de queda livre
Nossa Região6 horas ago

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou...

Baixa umidade Baixa umidade
Nossa Cidade6 horas ago

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado...

delegacia abuso delegacia abuso
Policial7 horas ago

Captura de procurado em Hortolândia por crimes graves

Na tarde desta quinta-feira(25), uma ação eficiente das forças policiais resultou na captura de um indivíduo procurado pela justiça em...

Advertisement
cinema

Populares