A Prefeitura de Hortolândia iniciou a preparação dos profissionais da rede municipal de saúde para a campanha “Fique Sabendo” de testagem gratuita de HIV/Aids. Nesta terça-feira (21/11), enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e coordenadores participam de palestras promovidas pela Secretaria de Saúde, com objetivo de capacitar e orientar os profissionais para a atuação durante a campanha, que inicia na próxima segunda-feira (27/11) e vai até o dia 1º de dezembro, Dia Internacional de Luta Contra a Aids.

O exame oferecido neste período de campanha é o teste rápido. Com uma picada na ponta do dedo, o profissional de saúde colhe uma pequena amostra de sangue da pessoa numa lâmina. Em contato com produto reagente é possível saber, em menos de 10 minutos, se a pessoa está infectada com o vírus HIV. Este vírus causa a Aids, doença caracterizada por infecções oportunistas que afetam a saúde da pessoa infectada, uma vez que o HIV causa baixa imunidade.

Neste ano, a campanha tem como meta realizar mil testes gratuitos de detecção de HIV/Aids em Hortolândia. Os testes poderão ser feitos, com sigilo garantido e sem encaminhamento médico, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), USFs (Unidades de Saúde da Família) e no Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia), unidade de referência para este tipo de atendimento.

“A campanha Fique Sabendo tem objetivo de realizar estes exames gratuitos de forma a identificar o HIV e oferecer tratamento adequado às pessoas. Também é uma forma de aumentar a prevenção, uma vez que parte das pessoas infectadas não sabe que tem o vírus. O tratamento também é gratuito, realizado no Amdah, com acompanhamento de infectologista, equipes de enfermagem e psicólogos”, explica o secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi.

Atualmente, o Amdah acompanha cerca de 300 pacientes com HIV. A unidade de referência também realiza teste gratuito de HIV/Aids, mesmo fora do período da campanha “Fique Sabendo”. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real.

Artigo anteriorJeca e a Freira está em cartaz no Ponto MIS Destaque
Próximo artigoPrefeitura inicia novos grupos de ginástica chinesa em repartições públicas