“A Educação Emocional e os Alicerces da Formação Humana” foi tema do 9° encontro do Percurso de Webinários “Educação na Rede”, que aconteceu na noite dessa quinta-feira (15/07), via plataforma Zoom. Ofertado para mais de dois mil profissionais da educação no município, o evento recebeu como convidado o escritor, filósofo e educador, Gabriel Chalita. A ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, é parte integrante do ciclo formativo de palestras online que discute as principais pautas sobre educação na atualidade e busca a aproximação virtual com os profissionais da educação. 

Durante a abertura do evento o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do encontro como espaço para reflexão e inspiração nesse momento de preparação para a construção coletiva do currículo próprio. A abertura ainda contou com a presença do prefeito, José Nazareno Zezé Gomes, que destacou o trabalho dos profissionais da rede municipal e reafirmou o compromisso com a educação do município.  

Na sequência, o convidado Gabriel Chalita apresentou o tema “A Educação Emocional e os Alicerces da Formação Humana”. O educador e filósofo, iniciou a palestra fazendo uma reflexão sobre a afetividade no sistema educacional. Abordou como o papel do educador e o respeito aos sentimentos e conhecimentos pré adquiridos dos alunos são fundamentais para o desenvolvimento integral do ser humano.

Em seguida, Gabriel Chalita falou sobre a importância da escola no processo de formação dos alicerces humanos, abordando os múltiplos saberes encontrados e desenvolvidos dentro do ambiente escolar, sejam cognitivos, sociais ou emocionais. Ao finalizar, compartilhou com os participantes as experiências como professor em sala de aula, demonstrando alguns aspectos importantes para compreensão do tema. 

“O papel do professor com seus alunos não é depositar o conhecimento, mas respeitar o conhecimento que esse aluno tem com 2 anos, com 4, com 15, com 20 ou 60. Não importa. O acúmulo de experiências e saberes que ele traz faz com que eu respeite este alicerce humano”, destacou o convidado. 

O Percurso Webinários “Educação na Rede” é uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que apresenta aos participantes diferentes temas, motivando uma reflexão sobre educação e tecnologia na atualidade. Além de beneficiar gestores educacionais, professores e educadores municipais, o ciclo formativo também é aberto ao público em geral. Para ter acesso a gravação do encontro, basta acessar o endereço eletrônico www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorPessoas em situação de rua terão novo abrigo municipal à disposição a partir desta segunda-feira (19/07)
Próximo artigoGeladeira Literária é retomada no CCMI do Remanso Campineiro