Nossa Cidade

Profissionais da Educação de Hortolândia participam de Webinário com o jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão

Palestra, realizada em formato híbrido e aberta ao público, traz um dos maiores nomes da literatura brasileira  

A programação da 11ª edição do Hortolendo veio com tudo. Mais de 2 mil profissionais da educação da rede municipal de ensino de Hortolândia participaram, na noite desta quinta-feira (11/11), do webinário “Como os professores podem inspirar e formar leitores”. O encontro, em formato híbrido, presencial para convidados e com transmissão ao vivo pelo canal da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no YouTube, recebeu como convidado o jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão, no auditório do Colégio Adventista de Hortolândia, no Parque Ortolândia. A formação promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, integra a programação do 11° Hortolendo: “Territórios de Saberes: a leitura e seus afetos”. 

Anuncio


O evento contou com a participação de diretores de departamento, profissionais do Centro de Formação de Profissionais em Educação “Paulo Freire” e gestores das unidades escolares, além de autoridades convidadas, como o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

 “Vou citar o que nosso convidado nos disse há pouco, lá atrás. Faça aquilo que você quer fazer, aquilo que sabe fazer. E eu, como prefeito, quero empoderar cada vez mais nossos profissionais da educação, que já realizam um grande trabalho na rede, para realizarem ainda mais. E os nossos filhos, nossa cidade agradece esse trabalho, pois as nossas conquistas são fruto do trabalho de cada um”, afirmou o prefeito.

Na abertura, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, agradeceu a presença de todos os convidados e falou sobre a satisfação em participar da realização de mais uma edição do Hortolendo. “Estamos felizes, a possibilidade de fazer nesse formato híbrido e vir para o nosso evento, ainda que aos poucos por conta das restrições, é única. E falar sobre esse evento tão especial, feito por cada profissional. A leitura que tem poder transformador, da gente sair da nossa zona de conforto, do costumeiro. Há um escritor que diz, a leitura é o diálogo incessante; o livro fala e a alma responde”, destacou.

Ignácio de Loyola Brandão iniciou a apresentação com humor ao compartilhar uma recente experiência de viagem de avião, história que usou para ilustrar seu trabalho de observação do cotidiano, a escrita como cronista e falar a respeito do gênero literário. O convidado comunicou aos participantes que faria algo incomum no encontro, reuniu algumas páginas de sua própria autoria e iniciou uma leitura para o público. Uma homenagem, segundo o autor, para os grandes mestres que o ajudaram a se tornar escritor.  

Na leitura de suas vivências, falou sobre a infância e as primeiras influências que o fizeram despertar para a leitura. As histórias infantis sobre magos, feiticeiras, duendes e mundos mágicos, transformaram a imaginação do autor e alimentaram a sede de conhecimento por novas narrativas. Como personagens principais da leitura que fazia para o público, citou a escola e os professores, pois apesar de ter contato com os livros desde cedo, segundo o autor, foi através do ambiente escolar e das atividades, leituras e reflexões, propostas por professores, que a paixão pelas palavras floresceu.  

“Sei agora aos 89 anos que fui preparado para a vida, para ser escritor, pelos mestres que tive. E este é um momento mais que crucial para entendermos a importância, a necessidade e a urgência de se dar valor a essa figura que é fundamental em um país: aquele que ensina”, ressaltou o autor.  

A 11ª edição do Hortolendo, tradicional festa literária de incentivo e apoio à leitura, é uma ação da Prefeitura que mobiliza toda a equipe da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Neste ano, o evento se estende ao longo de novembro em formato híbrido, com agenda presencial nas 59 unidades escolares, que inclui distribuição de livros e contação de histórias, e programação remota, propondo aos participantes diversas atividades pedagógico-literárias e formativas gratuitas, com o tema “Territórios de Saberes: a leitura e seus afetos”. Para conferir o encontro desta quinta-feira (11/11), acesse o link: https://www.youtube.com/c/SecretariadeEducaçãoCiênciaeTecnologiaHortolândia

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo