Nossa Cidade

Hortolândia inaugura 2 novos PEVs, na próxima quinta-feira (18/11)

Novos espaços para descarte correto de resíduos estão localizados no Jardim Nova Alvorada e Jardim São Sebastião

Hortolândia avança para se consolidar como um município sustentável. A Prefeitura inaugura, na próxima quinta-feira (18/11), dois novos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). Os espaços estão localizados no Jardim São Sebastião, na rua Professor Lúcio Alves da Costa, 90 (próximo à Associação de Moradores do bairro), e no Jardim Nova Alvorada, na rua Alcebíades Marques, 15. A cerimônia de inauguração será realizada, às 10h, no PEV Jd. São Sebastião. Já o PEV Jd. Nova Alvorada (foto) também abrirá às 10h para a população. Os dois novos PEVs funcionarão de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com intervalo para almoço entre às 12h e 13h, e sábado, das 9h às 15h. 

Anuncio


A implantação destes novos PEVs é viabilizada com recursos do convênio firmado pela Prefeitura com o Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal. Atualmente, o município tem 11 PEVs, localizados em diferentes regiões. Com estas duas unidades novas, Hortolândia passa a ter agora 13 PEVs. A população pode consultar qual é o PEV mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, cada um dos novos PEVs tem a mesma estrutura das unidades já existentes e área de cerca de 500 m2. Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde

No caso dos resíduos de materiais de construção civil, a quantidade de descarte é limitada a 1 m³, quantidade que equivale a 1.300 kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50 kg. Se a quantidade for acima de 1 m³, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento orienta os moradores a contratar caçamba.  

Os materiais de construção civil recebidos nos PEVs são encaminhados para a URE (Usina de Reciclagem de Entulhos), no Parque Peron. Já os recicláveis são destinados para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. O valor obtido pela cooperativa com coleta, triagem e venda de materiais recicláveis gera renda para as mais de 20 pessoas em situação de vulnerabilidade social que trabalham na cooperativa. De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, neste ano, os 11 PEVs do município já receberam 20.805 m3 de resíduos recicláveis. 

A diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos, Elaine Cristina de Sousa, reforça a importância da população fazer sua parte no descarte correto de resíduos. “Com a inauguração dos dois novos PEVs, a Prefeitura faz a parte dela ao disponibilizar mais espaços para o descarte adequado de resíduos. Agora, contamos com a adesão e a participação da população para que utilize os novos PEVs e assim colaborar para termos cada vez mais uma cidade limpa e saudável para todos”, salienta a diretora.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reforça a importância das pessoas fazerem o descarte correto de resíduos nos PEVs. Ao fazer isso, a população ajuda a manter a cidade limpa e a preservar áreas verdes, lagos, rios e lagoas. Esses locais atraem ou são habitados por diferentes espécies de animais silvestres.

O descarte irregular de resíduos em ruas e áreas públicas da cidade pode causar vários problemas, tais como atrair animais peçonhentos (cobras, escorpiões, ratos, entre outros) que transmitem doenças.

Ao fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs, a população também evita que, em dias de chuva, aconteçam inundações, alagamentos e obstrução da rede de esgoto e das galerias de águas pluviais. Esses problemas podem causar prejuízos e transtornos para outras pessoas que moram em diferentes regiões da cidade.

MULTA  

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 3,6970), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

MUDANÇA PEV GABRIEL

Em virtude das obras de ampliação em andamento no Lago da Fé, o PEV Parque Gabriel, localizado na avenida Joaquim Martarolli, próximo à Câmara Municipal, será transferido em breve para o outro lado da avenida.   

O trecho do Parque Socioambiental  Lago da Fé em ampliação vai desde o Jardim São Miguel até a avenida Olívio Franceschini. Com isso, somada à área já entregue, no Jardim Nova Alvorada, o espaço de lazer totalizará 222.000 m2. A parte já implantada, desde o Jardim Nova Alvorada, passando pelo Parque Gabriel, atrás da Câmara Municipal, até o Jardim São Miguel, conta com 180.000 m2, incluindo duas lagoas de contenção de enchentes, pista de caminhada e travessia para pedestres. Na área em ampliação também começaram a ser implantadas cinco quadras esportivas das seguintes modalidades: vôlei de areia, basquete, futebol society, tênis e quadra poliesportiva. A previsão de entrega das obras de todo o parque é para o início do próximo ano.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo