Nossa Cidade
Prefeitura vacinará moradores do Orestes Ôngaro e região contra Febre Amarela, neste final de semana

Atendimento será na USF Orestes Ôngaro, sábado e domingo (06 e 07/04), das 8h às 15h30
A Prefeitura de Hortolândia realiza, neste final de semana, mais uma ação de vacinação contra a Febre Amarela. Neste sábado e domingo (06 e 07/04), profissionais de saúde estarão na USF(Unidade de Saúde da Família) Orestes Ôngaro para vacinar os moradores deste bairro, da Chácaras Recreio Alvorada e do Jardim Terras de Santa Maria. A mobilização será das 8h às 15h30. Para garantir a vacina, é preciso levar carteira de vacinação, comprovante de endereço e Cartão Cidadão, documento emitido pela Secretaria de Saúde que indica a unidade de saúde de referência de cada morador. Para a ação deste final de semana na região do Orestes Ôngaro, a Prefeitura estima vacinar 4 mil pessoas contra a Febre Amarela. Neste ano, Hortolândia já imunizou 16.327 pessoas.
A Vigilância Epidemiológica de Hortolândia informa que toda a população hortolandense será vacinada, gradativamente, até o final deste ano. Para isso, a Secretaria de Saúde promoverá ações de vacinação nas USFs, atendendo moradores da área de abrangência de cada unidade de saúde. Moradores da região da USF Jardim Santiago e USF Taquara Branca já foram imunizados.
No início deste mês, Hortolândia foi classificada pela GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica), órgão ligado à Secretaria Estadual de Saúde, como área ampliada para risco de Febre Amarela. Com isso, a recomendação é que todos os moradores sejam imunizados contra a doença.
Para viajantes
Além da vacinação gradativa nas regiões de abrangência de cada USF, viajantes que têm urgência em garantir a imunização podem ser vacinados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Cada uma das cinco unidades básicas faz a imunização, um dia por semana, das 8h às 12h, conforme calendário abaixo:
2ª feira – UBS Rosolén
3ª feira – UBS Novo Ângulo
4ª feira – UBS Santa Clara
5ª feira – UBS Nova Hortolândia
6ª feira – UBS Amanda
SERVIÇO:
- Vacinação contra Febre Amarela
Exclusiva para moradores dos bairros Orestes Ôngaro, Chácaras Recreio Alvorada e Terras de Santa Maria*
Sábado e domingo (06 e 07/05)
Horário: das 8h às 15h30
Endereço: Rua Domingos Batista de Souza, 605
*Levar carteira de vacinação e Cartão Cidadão
Nossa Cidade
Oficina gratuita da Prefeitura de Hortolândia ensina receitas julinas à comunidade

Pratos típicos da época foram ensinados a cerca de 20 pessoas inscritas, nesta sexta-feira (01/07), na Cozinha Escola Comunitária, no Jd. Novo Ângulo.
Receitas fáceis, baratas e saborosas. São assim as oficinas gratuitas da Cozinha Escola Comunitária da Prefeitura de Hortolândia. Nesta sexta-feira (01/07), cerca de 20 pessoas participaram da Oficina de Receitas Julinas, que ensinou aos participantes como fazer “Cuscuz Paulista Fácil” e “Bolo de Mandioca Crua”, preparações típicas desta época do ano. As aulas, ministradas pela tecnóloga em gastronomia Virgínia Fernandes, aconteceram no período da manhã e também da tarde, no Jd. Novo Ângulo.
A formação é promovida pelo Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e busca disponibilizar a moradores de Hortolândia, maiores de 16 anos, a oportunidade de aprender novas preparações, inclusive para aumentar a renda da família. Informações sobre as próximas oficinas podem ser obtidas pelos telefones do Banco de Alimentos: (19) 3845-6630 e (19) 38454920.
Jaqueline Santos da Silva, de 27 anos, moradora da Vila Inema, participou na turma da manhã e já está de olho na próxima oficina. “O curso foi muito bom. Ficar sabendo dele é uma oportunidade para a comunidade. Tem também a chance de venda para acrescentar na renda. Quero vir mais vezes. Fiquei sabendo do curso através de um anúncio no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social”, comentou ela.
Estudante aprendem a fazer bolinho de chocolate
Na quarta e quinta-feira (29 e 30/06), cerca de 115 alunos de quatro turmas do 4o ano (A, D, F e C) da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacarias Pereira Júnior, no Jd. Novo Ângulo, também participam de Oficina de Culinária na Cozinha Escola. Os estudantes das professoras Juliana Félix e Adriana Aline aprenderam com o nutricionista Marlon Zanardi a preparar muffin de chocolate e aveia. Ao final da oficina, degustaram o bolinho e aprovaram a receita.
Confira abaixo as receitas da Oficina Julina:
Cuscuz Paulista Fácil
Ingredientes:
½ xícara (chá) de azeite
1 cebola picada
1 lata de molho de tomate
2 tomates picados
2 latas de água (mesma medida do milho)
1 lata de ervilha
1 lata de milho verde
1 pimentão picado
2 latas de sardinha
Cheiro verde e temperos a gosto
3 xícaras (chá) de farinha de milho
3 ovos cozidos
1 tomate para decorar
Modo de preparo:
1. Em uma panela, refogue no azeite a cebola, o pimentão, o milho, a ervilha, o molho de tomate, os tomates picados, a sardinha, e o cheiro verde;
2. Coloque a água e quando ferver acrescente a farinha de milho;
3. Unte uma forma com óleo e enfeite com tomate, sardinha, ervilha, e algumas folhas de cheiro verde;
4. Coloque a massa e deixe esfriar;
5. Desenforme depois de frio.
Custo total: R$49,94
Rendimento: 10 porções com 200 gramas
Bolo de Mandioca Crua
Ingredientes:
1 xícara (chá) de mandioca crua ralada;
1 xícara (chá) de coco ralado;
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (opcional);
1 copo (americano) de leite;
1 xícara (chá) de açúcar;
4 ovos;
3 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente;
1 colher (sopa) de fermento em pó.
Modo de preparo:
1.Bata as claras em neve e reserve;
2.Misture a mandioca, o coco, as gemas, o açúcar, o leite, o queijo e o fermento em pó. Mexa bem e coloque a margarina em consistência mole;
3.Coloque as claras em neve, enquanto mexe devagar;
4.Pré aqueça o forno;
5.Unte uma assadeira grande;
6.Asse em forno médio (200º graus), por cerca de minutos, até dourar.
Custo total: R$27,23
Rendimento: 14 unidades com 32,14 gramas.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Hortolândia recebe trem com cores do arco-íris, nesta sexta-feira (01/07)

Passagem está prevista para às 16h; ação é comemorativa ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+
Hortolândia receberá a passagem de um trem com as cores do arco-íris, nesta sexta-feira (01/07). De acordo com a empresa Rumo, concessionária do transporte ferroviário na cidade e na região, a previsão do horário de passagem da composição é por volta das 16h. A ação é para marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado na quinta-feira (28/06). As cores do arco-íris, também estampadas em bandeiras, são o símbolo do movimento LGBT.
A população poderá acompanhar a passagem do trem no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, órgão da Prefeitura de Hortolândia, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O centro estará aberto normalmente até às 16h30. Caso o trem ainda não tenha passado no horário previsto, o espaço fechará e a equipe do órgão ficará no local para orientar o público. Por questão de segurança, o centro reforça para que as pessoas não desçam no trilho para acompanhar a passagem da composição.
Quem quiser, também poderá acompanhar a passagem do trem pela câmera de monitoramento instalada no Centro de Memória. A câmera é do tipo 360º e funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil.
O equipamento foi inaugurado no evento “Café Com Viola”, realizado, em maio, pela Prefeitura em comemoração ao 31º aniversário de emancipação política de Hortolândia.
O fornecimento e a instalação do equipamento foram feitos pelo grupo Railcam Brasil, que reúne admiradores e fãs de trens e ferrovias do Brasil e de outros países. Hortolândia é o segundo município a receber a câmera. A iniciativa conta com o apoio da empresa Rumo e da Prefeitura. Além da câmera, o grupo disponibilizou o Wi-Fi gratuito no Centro de Memória, cujo uso é gratuito somente para visitantes , mediante uso de senha.
O Centro de Memória ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. Com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos, a unidade guarda parte importante da história do município.
Enquanto aguarda a passagem do trem, o público pode ainda conferir a atual exposição em cartaz, “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem ao Mestre Chiquinho, um dos moradores mais ilustres de Hortolândia.
A exposição, inaugurada em dezembro de 2021, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Nossa Cidade
Documentário “Limiar” é atração do projeto “Bate-papo de cinema” do Pontos MIS

Filme será disponibilizado on-line a partir desta sexta-feira (01/07) até domingo (03/07); no sábado (02/07), às 18h, haverá bate-papo sobre a produção
Um relato intimista sobre as dificuldades e os preconceitos que um adolescente enfrenta ao decidir fazer a transição de gênero. Esse é o mote do documentário “Limiar”, atração do projeto “Bate-papo de cinema”, realizado pelo programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), do governo do Estado, e a Prefeitura de Hortolândia. O projeto disponibiliza on-line o filme, a partir desta sexta-feira (01/07) até domingo (03/07). Para assistí-lo, é necessário fazer inscrição por meio deste LINK. O longa-metragem integra a mostra “ICine de Cinema”, realizada em parceria com o movimento ICine, rede formada por cineastas, produtores e exibidores do interior e litoral paulista. O documentário tem classificação indicativa de 12 anos. A exibição do filme marca ainda o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado na terça-feira (28/06).
O projeto também promove um bate-papo on-line ao vivo sobre o filme, neste sábado (02/07), às 18h. Participarão do debate a diretora do documentário, Coraci Ruiz, e o presidente do coletivo de cinema, Kino-Olho, de Rio Claro, Raphael Paes da Silva. A mediação será da diretora e roteirista Giuliana Monteiro. O público poderá assistir o bate-papo no canal do YouTube do Pontos MIS, que terá interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.
No documentário, filmado entre 2016 a 2019, a cineasta Coraci Ruiz mostra a transição de gênero de seu filho, Noah, de 16 anos, a partir de relatos comoventes do jovem, da própria Coraci e de sua mãe. “Limiar” foi exibido em vários festivais de cinema do Brasil e de outros países. O filme recebeu prêmios de Melhor Direção no Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, em 2020, e de Melhor Documentário, no 36º Lovers Film Festival, em 2021, na Itália.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
-
Policial1 semana atras
Atentado em Piracicaba: várias pessoas foram esfaqueadas
-
TV, Cinema e Teatro1 semana atras
Cinema drive-in de graça em Campinas
-
Policial6 dias atras
Tiros assustam clientes do Shopping Dom Pedro
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
Tetra Pak anuncia duas vagas de emprego, confira:
-
Nossa Cidade6 dias atras
Motorista dorme ao volante e sofre acidente no Jardim Amanda
-
Nossa Cidade1 semana atras
Hortolândia promove “Re Virada Cultural”, neste domingo (26/06)
-
Emprega Hortolândia2 dias atras
CPFL contrata Assistente Administrativo de Operações Jr.
-
Emprega Hortolândia1 semana atras
EMS está com diversas oportunidade de emprego para Hortolândia