Trabalho será realizado em parceria com a comunidade Adventista, que ajudará a cuidar dos espaços

O prefeito Angelo Perugini anunciou a revitalização de três praças localizadas na região do Parque Ortolândia, uma parceria da Prefeitura com a comunidade Adventista. O projeto de recuperação das áreas de lazer foi apresentado em evento, domingo (16/06), no Colégio Adventista, com a participação do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista de Hortolândia.

A comunidade será parceira no cuidado das três praças. “Com a força e a vontade da juventude, Hortolândia se tornará uma cidade mais limpa e agradável, onde as pessoas possam se sentir donas das praças e espaços públicos. A palavra esperança é o resumo do que iremos fazer com a ajuda dos nossos jovens”, disse o prefeito Angelo Perugini, ao se referir aos jovens que participam do Clube de Desbravadores.

A Praça da Sabesp, onde equipes da Administração já trabalham na limpeza e na recuperação de um prédio público localizado dentro do espaço que, a partir do final da próxima semana, será a nova sede do Departamento de Parques e Jardins, é o primeiro espaço a receber os cuidados da Prefeitura. Também serão recuperadas as praças da África, localizada em frente à Igreja Adventista da Comunidade Africana, próximo ao UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), além da praça dos Desbravadores, na avenida Olívio Franceschini, próximo ao Parque Socioambiental Chico Mendes. 

“Esta integração entre a comunidade Adventista de Hortolândia, empresários e Administração Municipal será importante para ocuparmos, novamente, as praças das cidades e utilizá-las como ponto de encontro e diversão. Os trabalhos já estão avançados na Praça da Sabesp e, após a conclusão, iniciaremos o serviço nas outras duas praças. Todos sairão ganhando com essa parceria. A Prefeitura entra com a mão-de-obra e a comunidade ajuda na zeladoria destes locais. Continuaremos o trabalho, que já acontece em outros espaços da cidade, de mantermos as praças ativas e ocupadas”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

Além da limpeza e poda do mato, estas áreas receberão serviços de paisagismo com o plantio de flores, plantas e pinturas. Ainda de acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, cada praça terá sua própria característica de beleza e paisagismos, sempre ligados à cultura da comunidade que ajudará na realização da zeladoria.

A Praça dos Desbravadores terá uma temática mais ligada culturalmente aos escoteiros, à preservação da natureza e cuidado ao meio ambiente, enquanto o design da Praça da África remeterá à cultura daquele continente.

PIC

Os projetos de recuperação, revitalização e construção de praças fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), em realização pela Prefeitura. O Programa é um conjunto de mais de 100 obras e ações com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. 

Por meio do PIC, a Prefeitura quer melhorar a prestação dos serviços públicos municipais em todas as áreas, em especial na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e geração de emprego. 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia