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Prefeitura retoma curso de Costura Industrial para 60 aprendizes

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Segundo informações da Prefeitura, aula inaugural contou com a participação do prefeito Angelo Perugini

Adquirir novos conhecimentos que ajudarão a transformar ideias, hábitos e a própria vida. Esta foi a tônica da aula inaugural que o prefeito Angelo Perugini ministrou, nesta quinta-feira (09/03), às 60 aprendizes do curso de Costura Industrial, oferecido pelo CQP II (Centro de Qualificação Profissional), órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A aula foi ministrada no Centro de Formação de Profissionais em Educação (CFPE) “Paulo Freire” II, no Remanso Campineiro.

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O prefeito iniciou a aula com uma homenagem especial às aprendizes por ocasião do Dia da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (08/03). “É a data em que relembramos a luta das mulheres americanas por condições de trabalho mais dignas e por melhores salários”, destacou, referindo-se ao incêndio ocorrido em março de 1911, em uma fábrica de Nova Iorque, que vitimou mais de uma centena de trabalhadoras. O fato deu origem à comemoração do Dia Internacional da Mulher.

O prefeito salientou que o curso vai ajudar as aprendizes a desenvolver qualidades que elas têm guardadas dentro de si. “Decidimos dar continuidade ao curso por três razões. A primeira é que queremos que vocês saiam do curso como pessoas melhores. A segunda é que os uniformes que vocês confeccionarem tenham qualidade. Se não ficar, faz de novo até ficar bom. E a terceira é que o curso proporciona economia ao munícipio e geração de renda para vocês”, destacou.

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Oferecido pela secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com a associação sem fins lucrativos TECOF (Tecendo e Costurando o Futuro), o curso de Costura Industrial é destinado a pessoas que estejam em condição de vulnerabilidade social. Os interessados têm que preencher uma ficha em um dos quatro CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) existentes no município. Um teste é aplicado aos interessados. Os aprovados são chamados para uma entrevista com uma assistente social. Como o curso integra o Programa “Qualifica Cidadão”, as aprendizes recebem Bolsa-Auxílio no valor de R$510 e cesta básica.

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O curso tem duração de um ano com duas turmas: matutina (7h às 13h) e vespertina (11h às 17h). As aulas começam nesta sexta-feira (10/03), no CQP II, localizado no Jardim Terras de Santo Antonio. Na quarta-feira (08/03), as aprendizes tiveram uma aula de integração, na qual foram conhecer as instalações do CQP II e receberam informações sobre o curso.

Ao longo do curso, as aprendizes terão aulas téoricas e práticas. A conclusão se dá por meio da confecção de uniformes dos alunos da rede municipal de ensino, proporcionando economia ao município.

De acordo com o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Ananias José Barbosa, as aprendizes confeccionarão cerca de 130 mil peças de uniformes para 25 mil alunos da rede municipal. “Agradeceço ao prefeito Angelo Perugini por sua sensibilidade e por nos ter dado sinal verde para continuarmos esse projeto que é importante para a cidade. As aprendizes vão confeccionar os uniformes escolares dos alunos da rede municipal. Para elas, que são avós, mães, é motivo de orgulho confeccionar o uniforme que o neto, o filho irá usar”, diz.

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CASE

Neste ano, o curso de Costura Industrial terá uma novidade, conforme explica o diretor do Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, Marcio Roberto Gomes. “A ideia, agora, é transformar o curso em um case de sucesso. As aprendizes receberão noções sobre metas de produtividade, prazo para que elas estejam prepararadas para lidar com isso quando forem atuar no mercado”, informa o diretor.

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O objetivo do curso é proporcionar qualificação profissional e geração de renda para as aprendizes. Uma delas é Maiara Santos de Lima, de 20 anos. “Por estar desempregada, eu queria aprender uma nova profissão. Pretendo atuar nessa área de confecção”, conta. Moradora do Jardim Nova América, Maiara assistiu a aula inaugural acompanhada do marido, Wallace. “Eu vim pra dar uma força pra ela”, diz.

A possibilidade de poder trabalhar por conta própria foi o que atraiu Vanilda Pereira Dias de Melo, 41 anos, moradora do Jardim Amanda. “Desde o ano passado que eu tentava me inscrever no curso. Neste ano consegui. Quero trabalhar numa confecção e, quem sabe, futuramente, abrir meu próprio negócio”, revela.

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Governo do Estado autoriza início de obras do viaduto do Jardim Nova Europa

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Obra estimada em R$41,9 milhões será realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, autarquia do Governo do Estado, com apoio das prefeituras de Hortolândia e SumaréO governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, ao lado dos prefeitos de Hortolândia, Zezé Gomes, e de Sumaré, Luiz Dalben, assinou nesta terça-feira (28/06) a ordem de serviço para início das obras de construção do viaduto do Jardim Nova Europa, que fará a ligação ao Jardim Bandeirantes, criando uma rota viária com destino à rodovia Anhanguera e ao trevo da D. Pedro I.

“Uma obra de R$ 35,7 milhões começando agora e terminando em fevereiro de 2024. A gente sabe que vai ligar o Parque Bandeirantes, de Sumaré com o Jardim Nova Europa, ali em Hortolândia e vai mudar a realidade do trânsito da região”, disse Rodrigo.

Para o prefeito Zezé Gomes, o início da obra é um momento de grande emoção. Zezé lembrou dos mais de 20 anos de luta pela construção do viaduto e destacou a atuação do amigo e saudoso prefeito Angelo Perugini para efetização deste projeto de integração regional. “Desde quando o Angelo Perugini foi prefeito pela primeira vez, em 2005, a construção do viaduto do Nova Europa era debatida. Eu mesmo fui testemunha da luta desse homem para que essa obra saísse do papel. Hoje, com a graça de Deus, esse sonho começa a se transformar em realidade. Essa será uma obra que vai potencializar o desenvolvimento de toda a região do Nova Europa, abrindo caminhos para a chegada de novas empresas e favorecendo as indústrias que ali já estão localizadas. Estamos abrindo caminho direto para as rodovias Anhanguera e Dom Pedro I, diminuindo distâncias e favorecendo diretamente a nossa gente”, destacou o prefeito.

O investimento para a construção do futuro viaduto será viabilizado pela Secretaria Estadual de Logística e Transportes, por meio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). A obra fará a interligação entre os municípios de Hortolândia e Sumaré, sobre a linha férrea da concessionária Rumo Logística. A transposição terá 730 metros e garantirá mais mobilidade e opção de acesso a pedestres e motoristas entre os dois municípios.

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Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Hortolândia realiza aula experimental de Robótica com estudantes da rede municipal

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Aula inaugural, para alunos de 4o e 5o anos, aconteceu, nesta terça-feira (28/06), na Emeb Richard Chibim Naumann, no Jd. Interlagos

Estudantes da rede municipal de ensino de Hortolândia tiveram, nesta terça-feira (28/06), a primeira aula de Robótica. A aula experimental foi ministrada a estudantes do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Richard Chibim Naumann, no Jd. Interlagos. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o projeto terá início em agosto deste ano e será expandido, pouco a pouco, de modo a beneficiar 3.614 alunos de 1º a 5º, em oito escolas de Educação Integral. 

Iniciativa da própria Prefeitura, o projeto é coordenado pela Diretoria de Ciência e Tecnologia e busca promover nos estudantes habilidades como criatividade, experimentação, trabalho em equipe, dentre outros. Desde abril deste ano, profissionais da educação passam por formação específica para trabalhar os novos conteúdos e práticas em sala de aula. Na disciplina, são usados kits da empresa Alpha Mecatrônica, composto por peças e placas de alumínio recicláveis, rodas de plástico com pneus emborrachados, motores, baterias e sensores de luz, temperatura, ruído, cor e distância, dentre outros itens.

As escolas envolvidas no projeto são: as Emebs Josias da Silva Macedo, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, e Richard Chibim Naumann, no Jd. Interlagos; e as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) D. Ana José Bodini Januário, no Jd. Amanda; Armelinda Espúrio da Silva, no Jd. Nossa Senhora de Fátima; Dayla Cristina Souza de Amorim, no Jd. Santiago; Profa. Patrícia Maria Capelato Basso, no Residencial São Sebastião; Viva Mais, no Jd. Santa Clara do Lago; e Nicolas Tiago dos Santos Lofrani, no Jd. Sumarezinho. 

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O plano da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é, a partir das escolas integrais, expandir o projeto para todas as escolas de Ensino Fundamental da rede.

“Antes dessa aula acontecer, já preparei meus alunos. Temos o projeto de fazer nossa própria energia. Nossa maior energia é o Sol. Sem ele não tem nada. Já fizemos um robozinho com lata de leite! Minha intenção é despertar esse senso curioso que o ser humano tem, nossa existência, onde vivemos, o que podemos fazer se tudo acabar. Estudamos os primórdios do homem até o momento em que ele chegou à energia total. As aulas de Robótica, com certeza, vão trazer muita inovação para nossos alunos. Eu espero que os meus dominem o conhecimento para o bem, trabalhar com a lógica, mas não perder o coração do ser”, afirma o professor Gilmar Faria, que ministrou a aula inaugural.

O que é Robótica?

Segundo o Museu Espaço Ciência, órgão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco,“Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação direcionada às pessoas (Seres Vivos)”.

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Já para o NIED (Núcleo de Informática Aplicada), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), “situações específicas de aprendizagem podem ser criadas a partir do uso de dispositivos robóticos integrados a outros recursos digitais. Nestes espaços a Robótica Pedagógica tem sido empregada como ferramenta auxiliar para se enriquecer e diversificar a forma como se ensina conceitos científicos tanto no contexto de sala de aula para aprendizado interdisciplinar de conteúdos curriculares quanto em uma fábrica no aprendizado, por exemplo, de princípios de automação”.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Prefeitura reforça que é proibido criar e manter animais com casco em áreas urbanas

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Proibição inclui bois, vacas, cavalos, burros, porcos, cabras, cabritos, entre outros

Por mais que as pessoas gostem de ter animais, é importante que elas também se conscientizem que há algumas espécies que não podem viver no ambiente das cidades. É por esse motivo que a Prefeitura de Hortolândia reforça para a população que é proibido criar e manter animais com casco (ou ungulados), em áreas urbanas. Dentre os animais com casco estão bois, vacas, cavalos, burros, cabras, cabritos, dentre outros.

O DPBEA (Departamento de Proteção e Bem Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reforça a orientação em virtude da grande quantidade desses animais soltos que tem sido constatada em ruas, áreas públicas e particulares do município.

O diretor do órgão, Vanderlei Fernando de Azevedo, salienta que a circulação desses animais em vias da cidade com fluxo intenso de veículos podem provocar acidentes de trânsito que podem ser fatais. 

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Outro risco apontado pelo diretor é de âmbito sanitário. Ao estarem soltos em vias e áreas da cidade, esses animais soltos podem ser hospedeiros de carrapatos, transmissores de doenças, como a Febre Maculosa, que afeta o ser humano e pode causar a morte. 

O tutor que deixar animal solto em vias públicas está sujeito à notificação e multa. A população pode fazer denúncias sobre animais soltos em vias e áreas públicas ou particulares da cidade podem ser feitas ao DPBEA pelo telefone (19) 3897-3312. O denunciante não precisa se identificar. 

Após receber a denúncia, a equipe do órgão vai até o local onde foi informada a presença do animal solto. Caso o tutor não seja encontrado, o DPBEA recolhe e abriga o animal até que o tutor entre em contato com o órgão. O DPBEA está localizado na rua Athanázio Gigo, 60, Chácaras Recreio 2000.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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