Ação contou com a participação de representantes da Prefeitura, jovens com interesse de prestar vestibular na Etec e alunos da unidade de ensino

A paisagem do Etec (Escola Técnica Estadual de Hortolânda) Centro Paula de Souza ficou mais bonita, nesta quinta-feira (01/11), com o plantio de 27 mudas de árvores. A ação é uma parceria da Prefeitura de Hortolândia com a unidade de ensino. O plantio contou com a participação dos jovens inscritos no vestibular da Etec, alunos da unidade de ensino e o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes.

Dentre as espécies plantadas no local estão a Quaresmeira, Ipê Roxo, Ipê Rosa, Pata de Vaca e Mirindiba Rosa. A atividades do meio ambiente têm como objetivo conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente, produzir sombra, recuperar as matas ciliares do município e melhorar a qualidade do ar.

Os alunos e a ETEC denominaram o espaço do plantio de Bosque dos Estudantes. Durante a ação, os agentes de meio ambiente da unidade de ensino mostraram aos visitantes a necessidade de aplicar o hidrogel no momento do plantio da muda. O líquido permite que a árvore não precise de ser regada por um período de 45 dias. A vegetação também recebeu fertilizante e um suporte de bambu para crescer de maneira adequada no ambiente.

A estudante, Maria Eduarda dos Santos, de 14 anos, enfatizou sobre a sensação de participar do plantio de árvores. “É um misto de emoções. No momento do plantio eu senti uma energia muito boa e pude perceber sobre a importância das árvores nas nossas vidas. As árvores têm várias funções para vida do seres-humanos, como: melhorar a qualidade do ar, proporcionar sombra, acolher pássaros e absorver a água da chuva”, observou a estudante.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Administração trabalha em diversas  ações para preservar o meio ambiente. “O Governo Municipal plantará 100 mil mudas de árvores durante quatro anos. Além de arborizar a cidade, nosso objetivo é alcançar 100% do tratamento e coleta de esgoto, realizar o replantio de árvores adequadas para as zonas urbanas e expandir o projeto de coleta seletiva para toda a cidade. Somente com essas ações será possível mudar a mentalidade das pessoas e oferecer uma qualidade de vida melhor para a população”, destacou Nazareno.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia