Nossa Cidade

Prefeitura realiza palestra sobre guarda responsável de animais para a população

Ser dono de pet é um ato de responsabilidade. Afinal, você tem que cuidar dele, alimentá-lo e zelar pela saúde do bichinho. Para orientar a população sobre isso, a Prefeitura de Hortolândia realiza palestras, online e presenciais, sobre a guarda responsável de animais domésticos para escolas, igrejas, entidades, associações e empresas. A atividade é ministrada pelo DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Para evitar a disseminação do Coronavírus, as palestras presenciais são realizadas de acordo com os protocolos sanitários, com distanciamento para evitar aglomeração e uso obrigatório de máscara.

Escolas, entidades, igrejas e empresas interessadas em agendar palestra do DPBEA devem entrar em contato pelos telefones 3897-3312 e 3897-5974, ou pelo e-mail [email protected]. Em setembro deste ano, o órgão realizou duas palestras online para alunos dos 4º e 5º anos do Sesi (Serviço Social da Indústria) Hortolândia, a convite da própria instituição. O DPBEA está localizado na rua Athanázio Gigo, 60, Chácaras Recreiro 2000, e funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 12h, e das 13h às 16h.

Anuncio


O diretor do órgão, Vanderlei Fernando de Azevedo, destaca que nas palestras os participantes recebem orientações sobre bem-estar animal, cuidados básicos com os pets e zoonoses (doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos por animais). E, para quem tem curiosidade em saber como é o trabalho do DPBEA, os encontros mostram como é a experiência diária do órgão no trato com os animais.

Outros dois temas importantes também abordados nas palestras são abandono e maus-tratos a animais. Azevedo ressalta que estas práticas são crime. Outra prática que é proibida no munícipio é a permanência de animais soltos em vias e espaços públicos da cidade. O diretor salienta que entre os principais problemas que animais soltos podem causar são acidentes de trânsito em vias e rodovias, situações que podem ser até fatais. Outro risco apontado pelo diretor é que animais soltos podem ser hospedeiros de carrapatos, transmissores da Febre Maculosa, doença grave para o ser humano.

Para evitar estas ocorrências, o DPBEA realiza rotineiramente fiscalização de animais soltos em áreas e vias públicas da cidade. A fiscalização é feita mediante denúncia, que pode ser feita via telefone pelos números 3897-3312 e 3897-5974. Após receber a denúncia, a equipe do órgão vai até o local onde foi informada a presença do animal solto e faz a apreensão do mesmo.

ADOÇÃO DE ANIMAIS

Além das palestras, o DPBEA também está com a campanha permanente de adoção de cães e gatos, “Encontre um Amigo”. Para quem quiser adotar um amigo de quatro patas, basta ir ao órgão. Para adotar um dos animais abrigados pelo órgão, a pessoa interessada precisa ter 18 anos ou mais e apresentar Carteira de Identidade (RG) ou outro documento de identificação com foto e comprovante de residência. “Além disso, a pessoa ainda tem que assinar um termo de guarda responsável”, explica o diretor do órgão.Atualmente, o DPBEA abriga 230 animais domésticos, dos quais 150 cães e 80 gatos (foto), disponíveis para adoção, entre machos e fêmeas, filhotes e adultos, todos SRD (sem raça definida) ou “vira-latas”, como são popularmente chamados. Ainda de acordo com o órgão, todos os animais estão vermifugados, vacinados contra a raiva e castrados. De acordo com o diretor, o objetivo da campanha é diminuir o abandono de animais na cidade e encontrar para eles um novo lar.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo