Nossa Cidade

Prefeitura realiza bloqueio contra sarampo no Novo Ângulo, neste sábado (20/07)

Ação será das 8h30 às 12h no quarteirão da rua João Venerando

A Prefeitura de Hortolândia realiza, neste sábado (20/07), das 8h30 às 12h, bloqueio vacinal contra o Sarampo na rua João Venerando, no Jardim Novo Ângulo. Uma equipe da Secretaria de Saúde aplicará a vacina em moradores da área. A meta é cobrir 22 residências. De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação também abrangerá parte das ruas João Martins Batista e João Ravanhani, que são laterais à rua João Venerando. 

Anuncio


A orientação é para que os moradores da área recebam os agentes de saúde e que apresentem a carteira de vacinação. Os agentes também darão orientações sobre a doença para os moradores. O bloqueio será realizado em razão da Secretaria de Saúde ter identificado um caso suspeito da doença na região. O caso está em análise. De acordo com a Secretaria de Saúde, este é o primeiro caso suspeito da doença no município nos últimos 10 anos.

“Esta atividade é necessária para prevenir o sarampo, uma vez que foi identificado um caso suspeito na área. Por isso, pedimos à população local que receba os profissionais de saúde e aceite a vacinação, uma vez que a doença é altamente contagiosa”, alerta a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o Sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, que pode ser transmitida pela fala, tosse e espirro, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

O Sarampo caracteriza-se pelo surgimento de manchas vermelhas, inicialmente no rosto e atrás das orelhas, e depois se espalham pelo corpo. Dentre os principais sintomas estão febra alta, acima de 38,5°C, dor de cabeça, tosse, coriza, conjuntivite e o surgimento de manchas brancas na mucosa bucal que antecede, entre um a dois dias, o surgimento das manchas vermelhas. Em 2016, o Brasil recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o certificado de erradicação da doença.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo