Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (18/05), a Prefeitura de Hortolândia promove, nesta quarta-feira (20/05), a partir das 9h30, um seminário online sobre a data. O seminário é uma parceria entre a Escola de Gestão Pública de Hortolândia (EGPH), órgão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e de Inclusão e Desenvolvimento Social e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). De acordo com a EGPH, a previsão é que o seminário tenha cerca de 300 participantes, dentre gestores e servidores das secretarias envolvidas e profissionais que atuam em áreas relacionadas ao tema. 

Neste ano, a data também marca 20 anos de criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e 30 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). De acordo com a EGPH, o seminário terá caráter informativo com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a importância da data. O seminário será ministrado pelo psicólogo do NECA (Núcleo de Estudos da Criança e Adolescente – SP), José Carlos Bimbatte Jr., pela integrante do CDMCA, Liliane Rigoli, pelo assistente social Leandro Costa dos Santos, e pelo assistente social do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), órgão da Prefeitura, Luís dos Santos. A mediação será da psicóloga da Secretaria de Segurança, Ana Denadai. A palestra será realizada pela plataforma Zoom. Os participantes receberão certificado do seminário. 

“CASO ARACELI” 

A data do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes faz referência ao “Caso Araceli”, no qual a menina de 8 anos, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, foi brutalmente assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). A menina foi vítima de violência sexual. O caso teve repercussão nacional.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorPonte que ligará Nova Alvorada ao Novo Cambuí será asfaltada nos próximos dias
Próximo artigoComeça na próxima quarta-feira (20/05) vacinação contra gripe para adultos de 55 a 59 anos e professores