Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura promove aulas remotas de boxe para idosos

Prefeitura

Publicado

em

Idosos de Hortolândia, em isolamento social por conta da pandemia, contam com a ajuda da Prefeitura para se manterem ativos. Eles recebem semanalmente, via aplicativo, no próprio telefone, aulas remotas previamente gravadas que podem ser feitas em casa, no dia e na hora disponíveis. Uma delas é a de Boxe, que entra na grade da programação semanal às sextas-feiras. A iniciativa é do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro, órgão da Secretaria de Governo vinculado ao Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres.

Segundo o professor de Boxe e Muay Thai, Alexandre Rodnei Amaro, responsável pelos treinos, as tradicionais luvas da modalidade, os acessórios de ginástica e a roupa de treino leve são substituídas, nas aulas virtuais, por outros itens, em geral utensílios domésticos, tais como cadeira para agachamento, um saco de feijão de 1 kg, dentre outros, para que a prática aconteça.

Segundo ele, desde que o atleta esteja apto à prática esportiva, não há restrições para fazer a atividade. Entre os benefícios trazidos estão: desenvolver resistência respiratória e muscular, auxiliar na perda de peso, melhorar postura, trazer fortalecimento corporal, desenvolver autoconfiança e autoestima, melhorar a coordenação motora, aumentar o poder de concentração e desestressar.

“O boxe é, tradicionalmente, um tipo de luta que tem como principal característica o combate ‘pessoa a pessoa’, utilizando-se apenas dos punhos. Por ser um meio de combate, o boxe apenas passou a integrar o calendário moderno dos Jogos Olímpicos em 1920, na Olimpíada de Antuérpia (Bélgica). Praticado como atividade esportiva de lazer, é destinado a um público muito mais amplo e pode ser praticado por pessoas de oito a 80 anos de idade. Inclusive, o boxe é um esporte que traz inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar e, ao contrário do que muitos acreditam, não incita a violência”, afirma Amaro.

De acordo com a psicóloga Fernanda Fadiga, coordenadora do CCMI Remanso Campineiro, além de trazer benefícios físicos, como o ganho de massa magra, a melhora da composição sanguínea e a consequente redução de colesterol e triglicerídeos, o Boxe para idosos é uma atividade que traz benefícios também para a mente. “Buscamos unir atividade física, diversão e criatividade. Nosso objetivo é manter nossos idosos motivados, ativos e preparados para o retorno às atividades presenciais na Melhor Idade. Não tem o contato direto, nem ringue. A aula consiste em uma série de atividades funcionais, bem como exercícios cardiovasculares. Como estamos oferendo as aulas via WhatsApp, os idosos conseguem realizar as atividades com os materiais disponíveis em casa, como cadeira, degrau, pacote de feijão como ‘pesinhos’”, afirma ela.

Atualmente, o CCMI Remanso Campineiro conta com cerca de 1100 idosos cadastrados. As atividades são oferecidas no CCMI do Jd. Amanda também. Lá há aproximadamente 500 idosos inscritos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Moradores reclamam de falta de água alguns bairros de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Alguns moradores de Hortolândia reclamaram de falta de água na manhã desta segunda-feira (10) em diversos bairros da cidade. Alguns residentes, inclusive, denunciaram a falta do serviço desde domingo (09).

Nota da Sabesp

A Sabesp informa que os casos pontuais ocorreram durante reparo na rede de água que abastece os bairros Jardim do Bosque e Jardim Santa Rita de Cássia e também na rede do Parque Ortolândia e Vila São Francisco.

Os serviços já foram concluídos e a normalização do abastecimento está ocorrendo de forma gradativa. Em relação à rua Maestrelo onde foi a primeira reclamação que chegou ao Portal Hortolândia, o abastecimento foi restabelecido por volta das 13 horas desta segunda-feira (10/5).

Continue Lendo

Nossa Cidade

Professor da rede municipal de Hortolândia realiza evento para as Mães

Portal Hortolândia

Publicado

em

Dia das Mães tem, por tradição, comemoração nas escolas, entretanto por conta da pandemia de Coronavírus, infelizmente este ano a EMEF Ana José Bodini Januário não pôde organizar uma comemoração presencial, mas o professor de educação básica, Rafael, não deixou que a pandemia diminuísse a importância do Dia das Mães e não deixou que a data “passasse em branco”.

O professor Rafael organizou na noite deste sábado, 08 de maio, uma comemoração on-line, em que as mães e alunos puderam assistir à apresentação de forma on-line, no conforto do seu lar com a família.
O programa iniciou pontualmente às 19h com as boas-vindas e a contação de história pelo professor. Os alunos entoaram uma canção em homenagem às mães e assistiram ao vídeo com as fotos dos desafios que cada mamãe e aluno realizaram durante a semana anterior ao evento.

Na oportunidade, mães e filhos foram convidados a participar das atividades interagindo em casa, além de um sorteio entre as mães presente na programação on-line.

O programa contou ainda com a participação da professora interprete de libras, Maiquele, esposa do professor Rafael, que apresentou uma canção em libras. Toda a ação foi acompanhada de perto com a presença on-line da coordenadora da EMEF Dona Ana José Bodini Januário, Marisa Capelassi .

O programa foi realizado por meio do Google Meet e teve grande participação dos pais.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia altera locais de vacinação contra a gripe para evitar aglomeração

Prefeitura

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia altera três locais da campanha de vacinação contra a Influenza. A partir desta terça-feira (11/05), idosos acima de 60 anos e profissionais das redes pública e particular de educação que tem a UBS (Unidade Básica de Saúde) Amanda II como referência, poderão ser vacinados na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Amanda I “CAIC”, localizada na avenida Graciliano Ramos, 698. Já a vacinação para que têm como referência a UBS Parque do Horto e a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) João Carlos do Amaral Soares será realizada no Ginásio Poliesportivo Nelson Cancian, que fica na rua João Barreto da Silva, 505, Jardim Nova Hortolândia. A vacinação nesses novos locais acontece das 8h às 15h.

Segundo a Secretaria de Saúde, a mudança é para evitar aglomeração nessas três unidades, uma vez que tanto a Emef CAIC quanto o ginásio são mais amplos e arejados. A vacinação nesses novos locais acontece das 8h às 15h.

Já nas demais UBSs do município a vacinação para idosos acima de 60, profissionais da educação e públicos-alvos da 1ª etapa da campanha (crianças com idade de seis meses a menos de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores das redes pública e particular de saúde) continua a ser feita normalmente. De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, a campanha deste ano vai até o dia 9 de julho.

Neste ano, o Ministério da Saúde deixa a critério dos municípios definirem a data do Dia D da campanha de vacinação, quando unidades de saúde abrem aos sábados para ampliar a cobertura vacinal. A Secretaria de Saúde ainda divulgará quando será o Dia D em Hortolândia.

Confira abaixo as UBSs do município e os horários de funcionamento:

UBSs que funcionam das 7h às 15h30:

– Adelaide: rua Julio Cesar do Nascimento, 355

– Campos Verdes: rua da Confibra, 155

– Figueiras: rua Maraci Aparecida Martarolli Campos, 66

– Nova Europa: rua Wanderley Paes Soarez, 301

– Orestes Ôngaro: rua Domingos Batista de Souza, 605

– Santa Esmeralda: rua Turquesa, 171

– Santiago: rua Projetada, 100

– São Bento: rua Tom Jobim, 440

– São Jorge: rua Goiás, 1.140

– Taquara Branca: rua Onze de Agosto, s/nº (a vacinação acontece às terças e quintas-feiras)

UBSs que funcionam das 7h30 às 15h30:

– UBS Amanda I: rua Almada Negreiros, 1.299

UBSs que funcionam das 7h às 16h:

– UBS Novo Ângulo: rua Edézio Vieira de Moraes, 146

– UBS Rosolém: rua osmar Antonio Meira, 300

– UBS Santa Clara: rua dos Estudantes, 415

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares